sábado, 26 de fevereiro de 2011

FPT participa de reunião no MinC e entrega carta a Ministra Ana B. Hollanda

Segue nota do MinC sobre nossa visita como parte da Comissão Paulista de Pontos de Cultura, no dia 22 de fevereiro. Embora a matéria abaixo não seja fiel a todos importantes fatos ocorridos durante essa reunião, serve de apresentação de nossa organização e força como agentes culturais independentes do estado de São Paulo.

A Federação Prudentina Teatro e Ponto de Cultura Prudente em Cena se fez presente e entregou a carta anexa nas mãos da Ministra Ana B. Hollanda solicitando atenção aos convênios entre municípios e MinC que se recusam por várias estratégias em entrar no Sistema Nacional de Cultura.

Também liberaremos em breve a gravação dessa mesma solicitação encaminhada aos representantes da Regional Sudeste MinC que esteveram reunidos conosco após a reunião com a Ministra.

Amigos que participaram da reunião do Fórum de dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo também declaram ter falado diretamente ao atual presidente deste fórum, Fábio Nougueira, que fosse feito um esforço para atender as demandas dos Pontos de Cultura de seus municípios.

Ressaltamos que os problemas ocorridos em Presidente Prudente são apenas um entre todos do Brasil que passaram a ser perseguidos após receber a premiação do MinC e suas parcerias, não somos raridade, talvez regra ser combatida.

Em breve toda essa documentação estará disponível.

Visite:
http://www.cultura.gov.br/site/2011/02/22/ana-de-hollanda-promete-portas-abertas-a-pontos-de-cultura-apos-reuniao/

http://www.cultura.gov.br/site/2011/02/23/manifestantes-cobram-do-minc-repasses-para-pontos-de-cultura/

domingo, 20 de fevereiro de 2011

E a cultura prudentina, como vai?

Para que todos entendam, um texto explicativo sobre a cultura prudentina, basta clicar no link abaixo.


História da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente Secult/PP:
Uma apreciação das leis, decretos,programas e políticas

Este documento é fruto de trabalho de pesquisacoletivo da Federação Prudentina de Teatro e visacolaborar com autoridades públicas, setor privadoe sociedade civil interessados na construção deuma gestão cultural mais participativa e maisqualificada em sua intervenção sobre o destino daspolíticas municipais de cultura em PresidentePrudente.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cia Pedras - Andarilhos de Cordel

No último sábado a Cia Pedras, de Maringá, esteve de passagem por Presidente Prudente e recebeu o apoio da Federação Prudentina de Teatro e Ponto de Cultura Prudente em Cena para se apresentar na Feira da Avenida Manoel Goulart. O público adorou, assistiu e participou, do começo ao fim! Os feirantes também se divertiram com a atração. Abaixo algumas fotos da apresentação.

A Federação agradece a presença da Cia e enfatiza que estará sempre de portas abertas para estreitar os laços!


















fotos: lua barbosa

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Teatro na Feira, neste sábado!


Olá a todos!


A Cia Pedras, com o apoio da Federação Prudentina de Teatro, apresenta o espetáculoAndarilhos de Cordel neste sábado!


A Cia, de Maringá-PR, começa este mês suas apresentações no interior de São Paulo, e a primeira apresentação é em Presidente Prudente, onde estão em casa porque tem amigos como o Grupo CIRCO TEATRO ROSA DOS VENTOS e da Federação Prudentina de Teatro.


A apresentação será no próximo sábado, dia 12 de fevereiro, às 18 horas na feira da Avenida Manoel Goulart.


A CIA PEDRAS CIRCO TEATRO, trabalha com linguagem teatro-circo e foi fundado em 1994 por Iara Ribeiro que é graduada, especialista em literatura, atriz, professora e diretora teatral. O Pedras, nasceu com intuito de ser um grupo de estudos teatrais e pesquisa da arte de interpretar. Em mais de 14 anos de existência o Pedras duela nos palcos, com artistas dedicados a construção do seu próprio jeito de pensar, sentir e fazer arte. Busca em seu trabalho com uma fagulha de utopia mostrar e valorizar o ser-arte, aquele que enxerga o mundo com os “olhos da alma” e não com os “olhos da face” enganoso e hipócrita. Além de espetáculos com linguagem teatro-circo, o Pedras realiza trabalhos como: performances circenses de vitrine e estátua viva, pirofagia, malabares, perna de pau, capoeira, música, palestras, curso de formação para professores na área de arte-educação, oficinas livres, entre outros.


Sinpose: O espetáculo ANDARILHOS DE CORDEL, que estreou em 2005, conta a história que conta histórias... Um casal de nordestinos vive de contar histórias de cordel nas feiras, e assim ganham sua vida, convivendo com a seca e a miséria, retratando metafóricamente as mazelas desse país chamado BRASIL, mostrando de forma sensível e apaixonante o amor pela vida. Fulô e Pirilampo, são as personagens que contam as histórias, fazem duelo entre o clássico e o popular... fazem rimas, cantam repentes e de maneira cômica e reflexiva traz em suas personagens o estereótipo do povo nordestino, um povo alegre, confiante mesmo “nas agruras da vida”.


FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO:

Elenco: Adriano Braga e Iara Ribeiro

Animadores: Talita Pires, Mineirinho Monteiro e Simone.

Texto e Direção: Iara Ribeiro

Produção: Irineu Cavicchiolli

Som e Luz: Mineirinho Monteiro



Contatos da Cia, com Iara Ribeiro

Grupo da Federação Prudentina de Teatro recebe premiação

O grupo Rosa dos Ventos, que faz parte da Federação Prudentina de Teatro, recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo de Teatro de Rua do Estado de São Paulo, do ano de 2010, pela Cooperativa Paulista de Teatro, com o espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin.

Abaixo, depoimento do grupo.



Olá a tod@s admiradores e fazedores de Arte!



O Grupo Rosa dos Ventos recebeu no dia 07 de fevereiro o prêmio de Melhor espetáculo de Teatro de Rua do Estado de São Paulo do ano de 2010.

O prêmio foi entregue pela Cooperativa Paulista de Teatro em uma cerimônia repleta de consagrados nomes do teatro brasileiro. Estavam presentes no “Teatro Coletivo” da cidade de São Paulo diversos grupos e companhias de teatro da cidade e do Estado. Nomes como Antunes Filho e Maria Alice Vergueiro abrilhantaram a festa que foi emocionante.

O Rosa dos Ventos foi indicado em duas categorias: 1 - Grupo ou Companhia revelação, do interior, litoral ou capital do Estado e 2 - Trabalho apresentado em rua, Levando o prêmio deMelhor espetáculo de teatro de Rua do Estado de São Paulo.

Não costumamos dar muito valor a premiações já que acreditamos que o maior prêmio é o fato de conseguirmos viver exclusivamente de arte em Presidente Prudente, de levarmos o nosso trabalho para muitos lugares do Brasil e as vezes até para fora dele, de que vamos completar 12 anos de história e de que a cada dia que passa ganhamos ainda mais o respeito dos artistas e do público do Brasil inteiro.

Foi isso que escolhemos para a nossa vida e é bom viver os momentos como esses que colhemos os resultados e podemos dividir com que gosta do que fazemos.

É a segunda vez que somos indicados para o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, em 2009 fomos indicados em duas categorias e recebemos uma Menção Honrosa – Pelo trabalho desenvolvido no interior do Estado. Esse ano tivemos mais duas indicações e recebemos o Prêmio.

Estávamos concorrendo com os Grupos de teatro de Rua que mais admiramos, Brava Companhia, Buraco Do Oráculo, Trupe Olho da Rua e “La mínima” (Todos da Capital). Receber esse prêmio foi muito importante para nós e para a arte em Presidente Prudente e no Interior do Estado.

O Prêmio CPT contempla 14 categorias que inovam o sistema de reconhecimento do teatro paulista. Durante o ano de 2010 as indicações foram feitas por voto direto da categoria pela Internet. Quatro críticos renomados assistiram espetáculos e fizeram a escolha final. A comissão foi formada por Alexandre Mate, Sérgio Roveri, Lizette Negreiros e Antônio Chapéu.

Vejam a Matéria no site da cooperativa:

http://www.cooperativadeteatro.com.br/2010/?p=3045

O Rosa dos Ventos apresenta o espetáculo premiado 2ª Mostra de Teatro Olho da Rua de Santos no próximo domingo dia 13 de fevereiro. A Mostra é organizada pela Trupe Olho da Rua e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos e do Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas 2010.

O Rosa dos Ventos encerra a mostra que vai de 11 à 13 de fevereiro. Essa edição tem como tema “O Teatro Privado, é privado de quê?” e contará com a participação de 10 grupos de teatro e 2 convidados da música e da cultura popular.

Serviço:

2ª Mostra de Teatro Olho da Rua de Santos

Espetáculo: “A Farsa do advogado Pathellin”

Grupo: Rosa dos Ventos – Presidente Prudente SP

Local: Cefas – Rua Vasco da Gama, 87 (Jabaquara)

Horário: 16h30

Mais informações e a programação completa:

http://trupeolhodarua.blogspot.com/

Um grande abraço a tod@s!

Grupo Rosa dos Ventos

www.rosadosventos.art.br