segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Oficina de Maracatu!!! 3 e 4 de Dezembro!

Nos dias 3 e 4 de dezembro, acontecerão no Ponto de Cultura Prudente em Cena, oficinas de introdução ao Maracatu Nação / Baque Virado com o Coletivo de Voluntários de Batuqueiros e Dançantes de Maracatu de Baque Virado da cidade de São Paulo-SP.

Haverá prática percussiva (marcação, imalê, arrasto e martelo), dança, canto (toadas e loas), cortejo e exibição de vídeos.


Confira a programação e participe! É gratuito!


ao centro, Aurélio Prates, um dos ministrantes da Oficina


Oficina Maracatu Nação / Baque Virado
Local: Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil - FPT e Ponto de Cultura


Sábado - 03 de dezembro

10h às 12h - Exibição de vídeos sobre as Nações de Maracatu com bate papo

e apresentação de dança e percussão com o Coletivo de Voluntários de

Batuqueiros e Dançantes de Maracatu de Baque Virado da Cidade de São

14h30 às 17h30 - Oficina de prática percussiva, dança e canto.

16h - Prática percussiva, dança e canto, tendo como base o conteúdo abordado na oficina anterior.


Domingo - 04 de dezembro

9h30 às 12h30 e das 14h30 as 16h - Vivência e prática percussiva, dança e canto.

16h30 às 17h30 - Cortejo.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mostra Ademar Guerra - Brincantes do Pisa Chão


Neste fim de semana acontecerá em Presidente Prudente a Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra.

O projeto foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura e tem o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais do interior e litoral do Estado de São Paulo, mediante aprovação do projeto de cada grupo em um edital público.

A mostra, tem por objetivo promover o processo de compartilhamento dos grupos participantes do projeto, e trará grupos de Piracicaba, Batatais, Osvaldo Cruz e Adamantina, além de três grupos da cidade de Presidente Prudente que também receberam o projeto, sendo um deles o grupo Brincantes do Pisa Chão.

O grupo Brincantes do Pisa Chão, fará a abertura da mostra, no dia 26 (sábado) às 16h, em frente ao Ponto de Cultura Prudente em Cena/Federação Prudentina de Teatro, apresentando a cena "Zé de Sonhos, caminhos de pedra"

A programação da mostra se estende até domingo, no Centro Cultural Matarazzo.

Participe, assista, e venha também ser um Brincante!

Quando? 26/11 - sábado, às 16:00
Onde? Ponto de Cultura Prudente em Cena/FPT - Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil
O que? Grupo Brincantes do Pisa Chão com "Zé de Sonhos, caminho de pedra"
Sinopse: Trata-se de uma abordagem satírica sobre as ilusões humanas e as atimanhas perversas dos programas de TV sensacionalistas, a partir da ridicularização de Zé Pereira, Zefinha ou Zenaide. Sob a falsa promessa de mudança de vida através do sucesso e da fama, as personagens são expostas a performances vexatórias diante o público, com o intuito de obterem preciosos pontos no "ibope", em troca, oferecem um sucesso instantâneo, fadado ao esquecimento, à decadência e ao retorno de cada qual participação do público durante o desenrolar da história.

sábado, 19 de novembro de 2011

A Fêmea Dominante


Neste domingo teremos a última atividade do projeto Periferia em Cena - Teatro nos Bairros. Será com o grupo Os Mamatchas, no bairro Watal Ishibashi, com o espetáculo A Fêmea Dominante.

A atividade será às 19h em frente à Casa da Criança São José, e é gratuita.

O grupo também aproveita para apresentar o novo formato do espetáculo, mais dinâmico e divertido, dessa vez com o músico Bruno Palácio-Juba (Samambaia) e Isabel Moreira, a palhaça Atetéia.
apresentação do grupo no Cabaré Cultural, com a nova formação
clique na imagem para ampliar


Circo e Teatro de Rua Os Mamatchas
Espetáculo: A Fêmea Dominante
Quando: Domingo, dia 20-11, 19h
Onde: Bairro Watal Ishibashi

Sinopse: Batalha: Meia Lua Quebrada e 10%, duas palhaças disputando de todas as formas possíveis dentro do mundo circense qual se sai como a mais forte. A partir do texto “A Mais Forte” de August Strindberg, aborda o tema da disputa existente no universo feminino e também no dia-a-dia do ser humano. Entre a disputa, ainda se relacionam com o músico Samambaia e a palhaça Atetéia. Espetáculo dinâmico voltado para todos os públicos com música ao vivo, malabares, perna-de-pau e acrobacias.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cabaré Cultural

Olá!

Confira algumas fotos do Cabaré Cultural!

A Escola de Samba Unidos da Vila Alegrete, de Martinópolis, abriu o evento em grande estilo, e reuniu por volta de 150 pessoas que participaram com a gente até o final!

Obrigada a presença de todos!!

O projeto Periferia em Cena encerra suas atividades neste próximo domingo, dia 20, no bairro Watal Ishibashi, com uma apresentação do grupo Os Mamatchas.







quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cabaré Cultural, neste sábado!

Até então já são 08 atrações confirmadas! O evento tem início às 19 horas, na sede do Ponto de Cultura (Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil), e é gratuito!

A abertura será com a Escola de Samba de Martinópolis, seguindo com apresentações de circo, dança, teatro e música. Com destaque para as apresentações dos alunos da Oficina de Teatro ministrada por Lua Barbosa e Os Mamatchas no ProJoven de Martinópolis, e alunos da Oficina de Circo ministrada pelo grupo Os Mamatchas na F.P.T pela Timochenco Wehbi. O encerramento ficará com a banda Mocambo Groove.

A apresentação faz parte do projeto Periferia em Cena, aprovado pelo edital Ensaiando um País Melhor.


Quando?
Sábado, dia 12 de novembro
Que horas?
19 horas
Onde?
Ponto de Cultura Prudente em Cena - Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil
O que?
CABARÉ CULTURAL -
uma maneira divertida de reunir artistas de diversas áreas para se apresentar, brincar, dançar e rir! Teatro, Circo, Dança, Música e muita diversão!
  • Teatro do Alfinente
  • Escola de Samba de Martinópolis
  • Rosa dos Ventos
  • Dança (Profª Vaninha)
  • Os Mamutes (Alunos da Oficina de Teatro do ProJoven/Senac de Martinópolis)
  • Os Mamatchas
  • Alunos da Oficina de Circo do Ponto de Cultura e Timochenco Wehbi
  • Banda Mocambo Groove


Se eu fosse você, não faltava!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Periferia em Cena, em 3 Bairros neste Fim de Semana!

Olá a todos!

Dando continuidade ao projeto Periferia em Cena, da Federação Prudentina de Teatro, serão realizadas atividades em três bairros nesse fim de semana!

Começando nesta quinta-feira, será promovido um debate das ações já realizadas pela instituição no bairro Morada do Sol, desde o ano de 2010, com exibição de fotos e vídeos. O evento acontecerá na rua em frente à Casa da Sopa, a partir das 20h.

No sábado, dia 05, é dia do grupo Libertarte com o espetáculo "Presepadas, Piadas e Alfinetadas", fruto das oficinas de Montagem Teatral ministradas por Claudio Dolcimásculo, no Ponto de Cultura, se apresentar no bairro Watal Ishibashi, em frente à Casa da Criança e Centro Social São José. A apresentação será gratuita, às 17h.

E domingo, o grupo Rosa dos Ventos apresentará o espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin, no Humberto Salvador, na Escola Profª Juraci Menezes Peralta, às 19h.

O projeto Periferia em Cena, foi aprovado pelo edital Ensaiando um País Melhor, e iniciou em setembro, tendo como objetivo fortalecer as ações culturais da F.P.T nos bairros em que já vem atuando (Vila Brasil e Morada do Sol) e ampliá-las para outros dois bairros: Watal Ishibashi e Humberto Salvador. Nesse sentido, propõe a circulação de espetáculos teatrais e a realização de oficinas culturais. Desde o início do projeto, estima-se que mais de 600 pessoas já participaram das atividades.

Mais informações no endereço eletrônico http://www.federacaoprudentinadeteatro.blogspot.com/

Abaixo, resumo das atividades deste fim de semana!


Quinta-feira, dia 03-11 - 20h
Jd. Morada do Sol, em frente à Casa da Sopa
Encontro de Teatro e Comunidade - exibição de fotos e vídeos e bate papo

Sábado, dia 05-11 - 17h
Parque Watal Ishibashi, em frente à Casa da Criança e Centro Social São José
"Presepadas, Piadas e Alfinetadas", com o grupo Libertarte
Trata-se de um show de humor que tem por objetivo principal o entretenimento de seu público. Atores se revezam no palco numa deliciosa seqüência de piadas do imaginário popular e crônicas cômicas de Luiz Fernando Veríssimo.

O espetáculo foi concebido originalmente para se apresentar em teatros ou espaços alternativos, levando o humor ao seu público através do teatro.

O bom humor brasileiro e sua forma descontraída de autocrítica são apresentados de forma cênica, rápida e contundente.

Domingo, dia 06-11 - 19h
Jd. Humberto Salvador,
na Escola Profª Juraci Menezes Peralta
"A Farsa do Advogado Pathelin" com o grupo Rosa dos Ventos
Um espetáculo de Teatro de Rua que propõe uma saborosa fusão entre circo e teatro. Um trabalho instigante, atual e curioso que utiliza o jogo do palhaço, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e música ao vivo para contar a história do Advogado Pathelin, um grande trapaceiro. Com muito humor, num tom muitas vezes escatológico e impudico, A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN mexe com os poderes, morais e políticos, num jogo em que as personagens e público se envolvem numa festa cômica, trazendo à cena seres alucinados pela pobreza e pelos humores do baixo ventre que se embriagam com a possibilidade de trapacear a todos e a si próprios.


Participe!
Divulgue!
Apoie!