terça-feira, 19 de abril de 2016

Roda de conversa - Construindo uma cultura de relações positivas



O Galpão da Lua realizará no próximo final de semana sexta dia 22 das 9h às 12h a roda de conversa Construindo uma cultura de relações positivas em Presidente Prudente com a psicóloga Carolina Munhoz.

Com o objetivo de facilitar discussões periódicas sobre a construção da sexualidade na perspectiva de gênero e suas consequências, para que adolescentes e adultos se unam e construam ações que possibilitem relações saudáveis.

Já o segundo encontro com o tema: "Sexualidade e gênero, uma nova visão" será voltado para os adultos. Serão abordados os temas como: Atitudes e valores, sexualidade e gênero utilizando técnicas participativas a partir de uma metodologia de Paulo Freire.



Sobre Carolina Silva Munhoz


Psicóloga CRP 06/115211, formada pela Faculdade de Americana (FAM), cursando especialização em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto de Formação Aplicada e Formação Lev Vygotsky (IPAF).

Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva pela ONG Reprolatina – Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva.

Co-autora do artigo “Formação de conceitos em sexualidade na adolescência e suas influências” publicado em 2012 na Revista Psicologia da Educação/PUC-São Paulo.


Capacitadora na ONG Reprolatina – Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva, facilitando capacitações com grupos de mulheres e adolescentes em projetos que tem como objetivo incorporar programas para diminuir a desigualdade de gênero e violência contra a mulher, promover a saúde sexual e reprodutiva e os direitos sexuais e reprodutivos, incorporando a participação comunitária através dos temas: Sexualidade na adolescência; Adolescência; Gravidez na Adolescência; Projeto de Vida de Adolescentes, vulnerabilidade do/a Adolescentes e as DST/HIV-Aids; Empoderamento da Mulher; Gênero; Machismo e Feminismo; Direitos Sexuais e Reprodutivos.


Realizou mini-cursos na Faculdade de Americana para estudantes de psicologia com tema: “Educação sexual que favorece a sexualidade saudável: uma experiência que dá certo!”.
Atuação clínica em consultório particular, em programa de atendimento comunitário na cidade de Sumaré/SP e na Brasil Clinic Easy na cidade de Campinas/SP.
Colaboradora da Educaderia – Pedagogia criativa, fornecendo conteúdos técnicos com ênfase no desenvolvimento infantil integral.
Um das sócias fundadoras do Projeto Infância em Foco, uma organização especializada em informação para pais e cuidadores de crianças de 0 a 12 anos.

Serviço: 

Sexta- feira dia 22/04 
Horário: 9h às 12h 

Local: Galpão da Lua 
Endereço: Ria João Caseiro, 65 Vila Brasil 

Espetáculo que retrata o universo caipira apresenta no Galpão da Lua - GRATUITO !

No próximo sábado, 23, às 20h o Galpão da Lua recebe o grupo Andaime Teatro Unimep com o espetáculo “ Lugar onde o peixe para”


A peça “Lugar onde o Peixe Pára”, que tem roteiro e direção de Carlos ABC, estreou em setembro de 1996. O texto, que é do próprio grupo, retrata o universo caipira. O cotidiano dos que habitam as margens do rio fica evidenciado e traz à tona os mitos que permeiam e compõem esse universo.

A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular. “A lenda do Rio” é usada como fio condutor. A Festa do Divino, o Cururu, as piadas de pescador, a pamonha, e os mitos “Nhala Seca” e o “Turco que come crianças” estão presentes.


O espetáculo já foi visto em mais de 35 cidades de 5 estados brasileiros. Mais de 35 mil pessoas assistiram a peça, num total de 79 apresentações. A peça foi encenada na Itália, em 1999, no Teatro Comunale di Tesero, Região de Trento, como parte de um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas “Non Solo Danza”. A montagem conta com apoio do Proac 2015 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.


Oficina !

Também no sábado das 14h30 às 17h30 vai rolar uma atividade com o grupo Andaime será exibido o
videodocumentário “O Teatro de memórias do Grupo Andaime” e uma demonstração do trabalho coordenado por Antonio Chapéu (fundador do grupo), com a participação de integrantes do grupo, apresentando o processo de criação do coletivo.

O documentário. 
Foi lançado em 2004 e aborda o processo de criação da peça “Comovento”, com depoimentos do diretor Francisco Medeiros, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu e do cenógrafo e figurinista Márcio Medina. A direção do documentário é Thiago Altafini. Trata-se de um documentário produzido, pela Urgência Filmes, sobre a trajetória do Andaime Teatro Unimep, surgido na Universidade Metodista de Piracicaba em 1986 e o universo de pesquisa do grupo, voltado para a cultura local, na perspectiva de cantar a sua aldeia.

Para participar da atividade é necessário fazer a inscrição pelo emeio producaofederacao@gmail.com



O Grupo
Andaime Teatro Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba foi fundado em março de 1986 e desde então vem se consolidando como importante produtor cultural do interior paulista. Em 30 anos de história teve catorze peças encenadas, ultrapassando as 500 apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras de sete Estados diferentes, atingindo um público superior a 170 mil espectadores.

Com um trabalho reconhecido pelo público e pela crítica, o grupo recebeu 120 prêmios, destacando-se 15 prêmios de melhor espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, além de um prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro. Em 1999, o grupo se apresentou na Itália, Região de Trento. Em 2006, o Andaime realizou uma turnê por quatro estados americanos, com o espetáculo “O Segredo do Café com Biscuit”. Foram quatro apresentações nos Estados Unidos da América, nas cidades de Pulaski – Tenessee, Poultney - Vermont, New York City, NY e Marietta – Ohio.

Recentemente o grupo realizou uma importante parceria com a Cia Contraponto de São Paulo e Coletivo Cascina Barà da Itália para a montagem da peça “O Anjo da história” com direção do italiano Pietro Floridia.


Premiações:
A peça “Lugar onde o peixe para” recebeu 48 prêmios, e 40 indicações, para ator, atriz, diretor, cenário, trilha sonora, figurino, iluminação, texto inédito, além de 7 prêmios de melhor espetáculo nos festivais de: Ponta Grossa-PR, em 99; Blumenau-SC,  Rezende-RJ e Santos-SP, em 98; São José dos Campos - SP, Santa Bárbara D’Oeste - SP e  Pindamonhangaba – SP, em 97.
O espetáculo foi encenado no Festival Internacional de Londrina – FILO, em 98 e no Festival de Curitiba, no ano de 2000. A peça foi contemplada, em 2007, com o PAC 13 – Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O Edital propiciou a realização de 9 apresentações em cidades do interior do estado.


FICHA TÉCNICA:

Elenco:
Antonio Chapéu, Jorge Lode, Vania de Paula, Ercília de Souza, Luzia Stocco, Márcio Abegão, Carlos Jerônimo, Paulinho Faria, Bruno Agulhari, Elisa Fingermann, Jennifer Garcia, Ariane Martins e André Stenico.

Cenário e Figurinos:
Carlos ABC

Adereços:
Elias dos Bonecos

Confecção de cenário e adereços:
Valtencir Franzol

Sonoplastia (ao vivo):
Antonio Chapéu e Carlos Jerônimo

Preparação de ator:
Péricles Raggio

Preparação Vocal:
Maestro Umberto Cantoni

Iluminação:
Jorge dos Santos e Carlos ABC

Operador de luz:
Tiago de Luca

Direção:
Carlos ABC

Produção:
NUC UNIMEP – contato (19) 31241603 – Antonio Chapéu – jasilva@unimep.br

Apoio:
Proac Circulação 2015 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo


Serviço: 
Local:Galpão da Lua
Endereço:Rua João Caseiro,65 Vila Brasil

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Galpão da Lua recebe espetáculo Inquilibrio - GRATUITO!

 Foto de  Guto Hilist
No próximo sábado dia 9, ás 20h, o Galpão da Lua receberá o Grupo Sério com o espetáculo “Inquilíbrio”.

A história é do palhaço Tupisco Papipaquígrafo que ao encontrar o público o convida a montar uma lona de circo que se encontra em sua mala, e em troca decide fazer um espetáculo mostrando todas suas habilidades "inquilibrísticas", fazendo com que todos brinquem com um dos maiores brinquedos que possuímos a imaginação.

Grupo Sério pesquisa desde 2007 as relações humanas e a comicidade, mais especificamente a linguagem do Clown (palhaço). Dessa pesquisa de mais de sete anos, surgiram espetáculos, intervenções, oficinas, workshops, voltadas para o publico de qualquer faixa etária, e com material que abrange os setores: cultural, educacional e pedagógico.

 Foto de  Guto Hilist
Por havermos notado as diferentes infraestruturas dos locais, construímos nossos espetáculos com a possibilidade de ser realizado em qualquer espaço físico. Desde então o grupo tem se apresentado e contribuído para o desenvolvimento cultural em varias cidades do Paraná e de outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Espetáculo: Inquilíbrio – Duração: 1h
Ficha técnica:
Concepção e Atuação: Adriano S. Brandão (Tupisco Papipaquígrafo)
Sonoplastia e Produção: Jean C. Salustiano Iluminação
Produção: Kadu Cardoso.

Local: Galpão da Lua
Endereço: Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil.
Data e horário: 09/04/2016 às 20h
Classificação: Livre
Gratuito!
Colabore com o Chapéu!
 Foto de  Guto Hilist