segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Programação de 28 de novembro à 04 de dezembro

Dia 28 de novembro segunda
- 16h30 Oficina de Percussão - Bruno Palácio
- 18h Ensaio Bloco Maracanois

Dia 29 de novembro terça
- 10h Ensaio Aberto do Espetáculo Super Tosco – Grupo Rosa dos Ventos
- 14h30 às 17h30 Oficina de Teatro - com Andréia Previtali
- 17h30 - Aula de Dança Afro - Analú Maciel
- 20h - Mostra de Documentários com Alvo Video All: 2¤ Encontro de Mamulengo em SP (16min) / Jongo dos Guaianás (32min)

Dia 30 de novembro quarta
- 10h – Ensaio Aberto do Espetáculo Super Tosco – Grupo Rosa dos Ventos
- 14h Ensaio Grupo Os Mamatchas
- 14h às 16h30 – Oficina de edição de vídeo clipe – Alvo Video All
- 17h Oficina de Capoeira Angola – Os Angoleiros do Sertão
- 19h30 – Roda de Choro 

Dia 01 de dezembro quinta
- 9h – Ensaio Mamulengo Rasga Estrada – Teatro de Bonecos 
- 10h – Ensaio Aberto do Espetáculo Super Tosco – Grupo Rosa dos Ventos
- 15h30 – Oficina de Aéreos - Camila Peral
- 18h – Oficina de Monociclo – Nícolas Basualdo - Argentina
- 19h – Treino de Capoeira Angola – Os Angoleiros do Sertão

Dia 02 de dezembro sexta 
- 9h – Ensaio Mamulengo Rasga Estrada – Teatro de Bonecos 
- 10h – Ensaio Aberto do Espetáculo Super Tosco – Grupo Rosa dos Ventos

Dia 03 de dezembro sábado
- 11h30 - Ensaio Companhia Teatro do Desacabado

Dia 04 de dezembro domingo

20h30 - Cine Debate: Documentário "Leva"

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cabaré Cultural no Galpão da Lua – GRATUITO


No próximo sábado, dia 26 de novembro, às 20h30, no Galpão da Lua, acontecerá a apresentação do Cabaré Cultural e esse será mais que especial, pois é o encerramento do Projeto Território das Artes aprovado pelo coletivo em 2015 junto ao Proac - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.
Projeto que garantiu dezenas de atividades culturais em cinco bairros de Presidente Prudente, que foram: Augusto de Paula, Morada do Sol, João Domingos Neto, Vila Brasil e a Praça do Vale.
Os Mamachas e Brincantes do Pisa Chão 









O espetáculo Cabaré Cultural simboliza um momento muito especial para o coletivo do Galpão, pois é quando os grupos e artistas se misturam e de forma coletiva levam seus trabalhos para a apreciação do público através da criação de cenas curtas.

Bloco Maracanóis

Participa do espetáculo Cabaré Cultural todos os grupos do Galpão da Lua: Rosa dos Ventos, Os Mamatchas, Brincantes do Pisa Chão, Mamulengo Rasga Estrada, bloco de Maracatu Maracanóis e a Banda Mocambo Groove.
 A programação artística do projeto teve uma grade variada de oficinas e espetáculos de circo, teatro, música, além de eventos de cultura popular, que se somou a outras atividades realizadas pelo coletivo até o final do ano.

Sinopse

Rosa dos Ventos
O Cabaré Cultural é um espetáculo de variedades que reúne diversos grupos e artistas. O público tem a oportunidade de apreciar uma noite lúdica e divertida com atrações de várias vertentes culturais. Fazem parte da programação esquete de teatro, bloco de maracatu, poesias, números de circo, gags de palhaços, malabarismo, acrobacia, tecido acrobático, música e muita ARTE!

 Já quebrando todas as formalidades e cerimoniais, a apresentação
Italo Vulcânica
do Cabaré é feita por uma dupla de palhaços! 

Esses apresentadores fazem paródias das cenas, conversam com o público, mostram suas habilidades e improvisam muito para a diversão do público que pode interagir, palpitar, e até se apresentar, se quiser. Seu foco é no humor, mas também há cenas e números que podem conduzir o público à reflexão e a outras emoções. É um espetáculo sem idade, que todos podem assistir e se divertir!




Ficha Técnica
Organização/Realização: Coletivo do Galpão da Lua (Rosa dos Ventos, Os Mamatchas, Brincantes do Pisa Chão, Mamulengo Rasga Estrada, Banda Mocambo Groove e o bloco Maracanóis).
  Duração: 120 minutos

Coletivo Cultural Lua Barbosa

Serviço:
Sábado, 26 de novembro, às 20h30
Local: Rua Julio Tiezzi,130, Centro – Presidente Prudente
Ao lado da antiga estação ferroviária.



segunda-feira, 21 de novembro de 2016

EXPOSIÇÕES NO GALPÃO DA LUA

O Galpão da Lua está recebendo duas exposições que compõe o cenário das paredes da ocupação. Dois artistas com linguagens distintas, fotografias e caricaturas. As duas tem em comum o tamanho, ambas foram produzidas em tamanho entre 1,90 à 2 metros de altura.

Os Artistas que colaboram nesse espaço são Vinício Borges e Deva Bhakta.

Vinício vem com a exposição intitulada "Barreiras Urbanas Gente que Transpõe" com fotos de pessoas que cruzam a linha do trem em Presidente Prudente, fotos em tamanho real

"Transpor barreiras urbanas é um ato de coragem e transgressão. As barreiras urbanas se constituem na paisagem das cidades numa tríplice composição geográfica arquitetônica e social a última resulta nas duas primeiras."

O Artista e grande parceiro do Coletivo, Deva Bhakta colore o Galpão que conta a história de Presidente Prudente com personagens da história da Cultura do Brasil, a exposição “Caricaturas do Samba" alegra e provoca com o colorido e com os trechos das poesias de grandes nomes do Samba brasileiro.  "A proposta da exposição “CARICATURAS DO SAMBA” é transmitir ao público um ambiente expressivo e cultural com figuras que gostamos e admiramos"

domingo, 20 de novembro de 2016

Programação do Galpão de 21 à 27 de novembro

Essa semana o Galpão está agitado, tem mutirão para reformas, oficinas, ensaios e o Cabaré Cultural. o primeiro no novo Galpão.
Não percam!
Compartilhem!


Dia 21 de novembro segunda
- 8h - Mutirão para instalação da Rede de esgoto
- 14h - Mutirão para instalação da Rede de esgoto
  
Dia 22 de novembro terça - 8h - Mutirão para instalação da Rede de esgoto
- 14h30 às 17h30 – Oficina de Teatro - com Andréia Previteli
- 17h30 – Aula de Dança Afro - Analú

Dia 23 de novembro quarta
- 08h – Ensaio Grupo Rosa dos Ventos
- 14h – Ensaio aberto - Grupo Os Mamatchas
- 17h – Oficina de Capoeira Angola – Grupo Angoleiros do Sertão

Dia 24 de novembro quinta
- 08h – Ensaio Grupo Rosa dos Ventos
- 09h - Ensaio Mamulengo Rasga Estrada - Teatro de Bonecos
- 15h30 – Oficina de Aéreos - Camila
- 19h – Treino de Capoeira – Grupo Angoleiros do Sertão

Dia 25 de novembro sexta
- 08h – Ensaio Grupo Rosa dos Ventos
- 09h - Ensaio Mamulengo Rasga Estrada - Teatro de Bonecos
- 14h – Ensaio aberto - Grupo Os Mamatchas

Dia 26 de novembro sábado
- 11h30 – Ensaio Cia Teatro do Desacabado
- 20h – Espetáculo Cabaré Cultural

Dia 27 de novembro domingo
- 20h – Cine Debate

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Galpão da Lua recebe o espetáculo Brasil de Versos

Nesse sábado, 19 de novembro, às 20h, irá ocorrer no Galpão da Lua a peça Brasil de Versos do grupo teatral ImaginaSom do município de Rancharia.
Brasil de Verso narra uma lenda sobre o desaparecimento do sol. Tem no deus Tupã o articulador da trama lendária protagonizada por uma indiazinha que é levada ao universo urbano para recuperar a natural índole do ser humano. A trama se desenvolve em incursão pela criação, e revisita a história do Brasil, enfatizando as etnias da origem multicultural do nosso povo no processo miscigenógico e na valorização da nossa diversidade cultural. Ação cenográfica com texto do próprio grupo e poesias de autores consagrados, com a utilização de cantos tradicionais e elementos sonoros.

Poemas do texto: Um Som (Arnaldo Antunes), Cidade (Haroldo de Campos), Metrópole (Mallú Fialho), Silêncio das Estrelas (Lenine), MaMõ Tetã Guireju (Memória Viva Guarani), Mão Suja (Carlos Drumond de Andrade), O Bicho (Manoel Bandeira), Infante (Fernando Pessoa), Oreru Orembo’e Katu, Licença pra Cantar, Quilombo do Dumbá (Vissungos), Português, Comunhão (ImaginaSom), Dança (Chico César).

ImaginaSom é um grupo independente formado em 2012 com proposta de experimentar formas de criar e contar histórias, nas quais o som pudesse ser vivenciado pelo grupo e pelo público como elemento da paisagem cênica.  Sendo expresso com diversas formas e intenções, o som está presente sobretudo na palavra. Aliás, a palavra é matéria prima constante e fundamental dogrupo, uma vez que sua pesquisa abrange estudos de sons e literatura, essencialmente no campo poético. Resulta desse trabalho a produção própria de seus figurinos, cenários e equipamentos, focando seu trabalho cênico no incentivo à leitura e na criação de pontes entre as pessoas e o universo da imaginação.

Ficha técnica
Elenco: Caio Almeida, Mallú Fialho, Otávio Oliveira, Sara Barbosa e Vanessa Elias. Sonografia e sonoplastia: Carlos Eduardo Bonfim. Figurino, cenário, concepção e criação: ImaginaSom. Direção: Marcos de Almeida Barbosa.
(Apoio: Prefeitura – Secretaria de Cultura)

Serviços:
Local: Galpão da Lua
Endereço: Rua Julio Tiezzi,130 – FEPASA
ENTRADA GRATUITA

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cabaré Cultural !


O Coletivo Cultural Galpão da Lua tem o prazer de apresentar mais um Cabaré Cultural!

Esse Cabaré será de encerramento do Projeto Mais Cultura na Escola em parceria com a escola Carmem Pereira Delfim.
E também terá um gostinho diferente pois será nossa despedida do Galpão antigo que trabalhamos desde 2011. Onde construímos muitas amizades, histórias, aprendizados, relações que continuarão a existir. Saímos desse lugar com a nossa sede, mas retornaremos sempre com a nossa arte e nossas vidas.

O Cabaré simboliza um momento muito especial para o coletivo do Galpão, pois é quando os grupos e artistas se misturam e de forma coletiva levam seus trabalhos para a apreciação do público através da criação de cenas curtas.


Participa do espetáculo Cabaré Cultural todos os grupos do Galpão da Lua: Rosa dos Ventos, Os Mamatchas, Brincantes do Pisa Chão, Mamulengo Rasga Estrada e a Banda Mocambo Groove. 



Sinopse

O Cabaré Cultural é um espetáculo de variedades que reúne diversos grupos e artistas. O público tem a oportunidade de apreciar uma noite lúdica e divertida com atrações de váriasvertentes culturais. Fazem parte da programação esquetes de teatro, bloco de maracatu, poesias, números de circo, gags de palhaços, malabarismo, acrobacia, tecido acrobático, música e muita ARTE!


 Já quebrando todas as formalidades e cerimoniais, a apresentação do Cabaré é feita por uma dupla de palhaços! Esses apresentadores fazem paródias das cenas, conversam com o público, mostram suas habilidades e improvisam muito para a diversão do público que pode interagir, palpitar, e até se apresentar, se quiser.





Ficha Técnica
Organização/Realização: Coletivo do Galpão da Lua (Rosa dos Ventos, Os Mamatchas, Brincantes do Pisa Chão, Mamulengo Rasga Estrada, Banda Mocambo Groove e o bloco Maracanóis).


Duração: 120 minutos

GRATUITO!
COLABORE COM O CHAPÉU!





Diversidade musical é no Galpão da Lua. Atividade é GRATUITA!


Experimentos Sonoros é uma ação proposta por diversos coletivos de música de Presidente Prudente e região que irá acontecer no Galpão da Lua neste sábado dia 12 de novembro a partir das 15h.
A diversidade é a principal referência dessa mostra, são diversos estilos musicais, projetos independentes se propondo a dialogar com o público.

Um encontro de Arte! Música, exposições e arte pulsante.

A programação será intensa, tem início às 15 horas e se estende até o início da noite.


Um pouco das bandas que irão tocar na mostra!


Projeto A Vila. É um grupo de rap residente na cidade de Presidente Prudente - SP. O Projeto A Vila é formado atualmente pelos integrantes, Jonathan Gomes e Luccas Gretter. O projeto teve inicio em junho de 2015 com a intenção de produções musicais e também com o objetivo de levar a cultura do
HIP HOP como consciência humana. O grupo vem se destacando por ter o seu estilo próprio nos beats (batidas), na linguagem e na forma de composição. Usa como referência o rap dos anos 90: Face da morte, Racionais, Facção Central e outros, mas também tem muitas influências da nova escola do RAP! Em suas letras vem falando sobre os fatos e acontecimentos do dia a dia de pessoas que vivem na periferia e do sistema político que o Brasil e o mundo vivem, tentando passar a melhor mensagem para os jovens, adolescentes e ouvintes da música.




Primitive Pack. Projeto Crust/Punk formado em 2016, com o intuito de retratar a sensação caótica e de desilusão de viver no mundo, nesse meio monstruoso e sufocante. A banda possui uma demo lançada este ano.










Satanoid. Duo experimental/noise formado em 2015, a banda transita entre várias linguagens de acordo com o que os membros desejam. Atualmente está rodando com um formato em que toda apresentação é baseada em improvisos de guitarra e sintetizador.












Suicide Shower. Duo de sludge formado em 2013 em Presidente Prudente, entre idas e vindas segue ativo tocando um som referenciado aos anos 90 misturando elementos de estilos como o Grindcore e Powerviolence.










Level Beat. Projeto de música eletrônica do produtor Rodolfo Charelli que imerge no mundo dos sintetizadores e conversa com diferentes linguagens dentro dessa área, normalmente privilegiando montagens harmônicas e viagens por vezes introspectivas.







PROGRAMAÇÃO

- Projeto A Vila (rap)
- Suicide Shower (sludge)
- Level Beat (eletronico)
- Primitive Pack (crust/punk)
- Satanoid (experimental)



Serviço:
Horário: Á partir das 15h
Local: Galpão da Lua
Rua: Julio Tiezzi,130 - FEPASA








segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Oficina de Teatro !

Foto:João Paulo Pimenta


De 8 de novembro a 13 de dezembro das 14h30 às 17h30, vai rolar na ocupação a oficina  "Observando a Rua. Teatralizando o cotidiano"  com a Andréia Previtalli.

Nesta oficina os participantes irão praticar o treinamento artístico, que antecede a cena, e num segundo momento, a partir da imersão no universo da rua, desenvolver um estudo prático da criação do personagem e encenação.

Foto:João Paulo Pimenta


Faixa etária: LIVRE


Informações e inscrições através: 

emeio - andreiaprevitali@gmail.com 

WhatsApp - 18 991704350 


domingo, 6 de novembro de 2016

Agenda da semana do Galpão da Lua

Programação da 3ª semana da Ocupação do Galpão da Lua



Dança Afro
Dia 06 de novembro domingo
- 20h30 - Cine Debate - "Pariah"

Dia 07 de novembro segunda
- 10h - Ensaio Aberto do Espetáculo Super Tosco – Grupo Rosa dos Ventos
- 16h30 - Oficina de Percussão - Juba
- 18h - Ensaio Bloco Maracanois

Dia 08 de novembro terça
- 10h - Ensaio Aberto do Espetáculo Super Tosco – Grupo Rosa dos Ventos
- 14h30 às 17h30 - Oficina de Teatro - com Andréia Previteli
- 17h30 - Aula de Dança Afro - Analú
- 19h - Reunião Coletivo

Dia 09 de novembro quarta
- 10h – Ensaio Aberto do Espetáculo Super Tosco – Grupo Rosa dos Ventos
- 17h - Oficina de Capoeira Angola – Grupo Angoleiros do Sertão
- 20h30 - Roda de Choro

Dia 10 de novembro quinta

- 15h30 – Oficina de Aéreos - Camila
- 18h – Oficina de Monociclo – Nícolas Basualdo - Argentina
- 19h – Treino de Capoeira – Grupo Angoleiros do Sertão
- 20h – Pré Estreia
do Espetáculo Super Tosco – Grupo Rosa dos Ventos


Dia 11 de novembro sexta 
- 10h - Ensaio Aberto - Grupo Mocambo Groove
- 15h - Ensaio aberto - Grupo Os Mamatchas

Dia 12 de novembro sábado
- 11h30 - Ensaio Companhia Teatro do Desacabado
- 15h - Experimentos sonoros - "Projeto A Vila(rap), Suicide Shower(sludge), Level Beat(eletronico), Primitive Pack(crust/punk), Satanoid(experimental)"

Grupo Maracanóis

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Oficina de Cultura Popular no Galpão da Lua


Com o projeto aprovado no edital Território das Artes PROAC o coletivo Galpão Cultural Lua Barbosa irá realizar a oficina Cultura Popular – Ciranda de Ideias do grupo Brincantes do Pisa Chão.

A atividade acontecerá no sábado dia 5 de novembro ás 15h, na nova sede do Galpão da Lua localizado na rua Julio Tiezzi,130- FEPASA.

A oficina tem o intuito de envolver os participantes com contos da Cultura Popular através de exercícios, jogos teatrais e danças. Tendo os participantes como personagens principais.
 

Além do Galpão da Lua, sede da FPTAI as atividades artísticas do projeto estão sendo realizadas nos bairros Morada do Sol, Conj. Habitacional João Domingos Neto, Augusto de Paula e na Praça do Vale. 

 Os Territórios das Artes são, conforme o Edital (38/2015) do ProAC (Programa de Ação Cultural), espaços com iniciativas de gestão autônoma da sociedade civil, para a prática experimental das diferentes linguagens
artísticas, notadamente quanto ao papel de produção, formação e difusão pública. Um Território das Artes pode desenvolver ações internamente ou pode servir de base estruturante para ações desenvolvidas externamente.

A programação artística do projeto tem uma grade variada de oficinas e espetáculos de circo, teatro, música, além de eventos de cultura popular, que se somará a outras atividades realizadas pelo coletivo até o final do ano.






Um pouco mais do grupo.

O grupo Brincantes do Pisa Chão criado no ano de 2007 é composto por dois integrantes Alana Vitorino e Ribas Dantas. Foi criado a partir das experiências de oficinas de artes vivenciadas em encontros de formação para jovens ligados à Pastoral da Juventude. Das quais os membros colaboraram como participantes e monitores.

Com anseio de mesclar dança, poesia popular, teatro, a figura do palhaço somado a brincadeiras de roda e manifestações folclóricas. Surgi os Brincantes do Pisa Chão e seus personagens: Eureka (Alana) a bailarina desajeitada e Kachuho (Ribas) o profeta frustrado. Ao mesclar curiosidade e experiências, em um caldeirão de criatividade surgiu a apresentação ou brincadeira denominada “Somos nós Brincantes do Pisa Chão”.



Serviços:

Quando? Dia 5 de novembro próximo sábado.


Que horas? das 15h às 18h.

Quem pode participar? Pessoas acima de 15 anos.

Como faço a inscrição? Pelo emeio alana.vitorino@hotmail.com

Qual quantidade de participantes? 20.