Oficina de danças brasileiras, jogos e brincadeiras
Com TIÃO CARVALHO
Assistente: Rosana Fonseca
Público - alvo: educadores, facilitadores de oficinas, trabalhadores do SUAS, atores e interessados na cultura brasileira
"Quem anda, dança.
Quem fala, canta"
As danças: Cacuriá, Caroço, Samba-de-roda, Ciranda de Pernambuco, Bumba-meu-Boi.
Data: 25/10/2013 das 20h às 22h e 26/10/2013 das 15h às 17h
A oficina está sendo organizada pela FPTAI e Rosana Fonseca, sem qualquer apoio ou patrocínio, apenas através de contribuições de amigos, parceiros e interessados. Colabore com o que puder!
E, no dia 26/10/2013, às 20h, grande festa da Primavera, com show do Tião Carvalho. (Passaremos o chapéu)
Local: Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas
Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil, Presidente Prudente-SP
Vieram lá do Maranhão as células que TIÃO CARVALHO harmoniza em seu trabalho.
Nascido em Cururupu, ator, dançarino, arte educador e músico, ainda menino, começa seu aprendizado nas danças e festividades maranhenses. Mais tarde, participa em trabalhos com Artes Populares, Teatro e Dança com os grupos LABORARTE e Grupo CAZUMBÁ em São Luis – MA
Em 1979, muda-se para o Rio de Janeiro e passa a integrar o elenco do TEATRO VENTOFORTE a convite de ILO KRUGLI. Com mudança do grupo para São Paulo, 1980, amplia suas experiências profissionais, realizando trabalhos com artistas ligados à dança contemporânea, moderna e popular como Klaus e Rainner Viana, Ruth Rachou, Graziela Rodrigues e Antonio Nóbrega.
Em 1986, com outros artistas, profissionais de diferentes formações acadêmicas e alunos de dança funda o Grupo CUPUAÇU que desenvolve um repertório variado e de valorização das danças e festas populares brasileiras como as do Bumba - meu - boi que realiza na cidade de São Paulo, no Morro do Querosene, desde 1990, em três eventos anuais – Renascimento, Batizado e Morte do Boi e que congrega, a cada edição, cerca de cinco mil pessoas.
Há mais de vinte anos desenvolve, também, trabalhos em escolas com crianças e jovens, além de participar de seminários e workshops em Universidades Brasileiras e do exterior sobre música e dança popular.
Construiu, assim, uma carreira em que a cultura popular é eixo e inspiração de suas várias maneiras de fazer arte. Artista popular realizou diversos espetáculos de Teatro e Dança e Músicas Populares, tanto no Brasil como no exterior
Em 16 de maio de 2004, recebe o título de “Cidadão Paulistano" em razão da riquíssima trajetória cultural.
Lançou dos CDs solo “Quando Dorme Alcântara” com canções de sua autoria e de outros maranhenses e “Tião Canta João” homenageando seu grande conterrâneo João do Vale.
Desde cedo, a sonoridade dos grandes mestres do cancioneiro nordestino o acompanha e assim foi espalhando por palcos, praças e festivais no Brasil e Europa as canções de JOÃO DO VALE, JACKSON DO PANDEIRO, LUIZ GONZAGA e tantos outros que aquecem e animam nossos corações.
Um dos grandes nomes de expressão da cultura popular brasileira, o maranhense Tião Carvalho já realizou trabalhos ao lado de artistas como, João do Vale, Naná Vasconcelos, Zeca Baleiro, Sivuca, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Vanessa da Mata, Ná Ozzetti, Barbatuques, Dinho Nascimento, Grupo Mawaca, Klauss Viana, Cássia Eller...
Teve sua música "Nós", gravada várias vezes nas vozes de Na Ozzetti, Cássia Eller e Simone.
Participou de vários grupos musicais de grande importância na divulgação da MPB dançante como a Banda Mexe com Tudo e a Banda Mafuá.
Prêmios e participações:
2007
• Programa Ensaio – TV Cultura
2006
• Vencedor do Prêmio Universidade FM - O melhor da música maranhense
• Melhor disco e Melhor cantor
• Finalista do prêmio London Burning - Melhor disco MPB
• Programa Sr. Brasil – TV Cultura
2004
• Recebe o título de Cidadão Paulistano;
• Selecionado no projeto Pixinguinha, realizou turnê em 10 estados do Brasil;
• Turnê por diversos países da Europa;
• Selecionado no prêmio "Rumos" do Itaú Cultural; 2002
• Lança seu primeiro disco solo "Quando dorme Alcântara" pelo selo Pôr do Som
2000
• Finalista do último Festival da Rede Globo, com a música "Quando dorme Alcântara" que deu nome a seu 1º CD Solo, 2002