A Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas – FPTAI foi premiada numa seleção pública de projetos de Território das Artes (manutenção de espaços) para apoio cultural.
O Projeto aprovado no Edital Território das Artes do ProAC oferecerá gratuitamente para o público uma programação com atividades formativas e espetáculos de circo, música, teatro e Cultura popular.
O projeto Galpão Cultural Lua Barbosa, da entidade, está entre os 35 contemplados no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e permitirá ao coletivo artístico prudentino a continuidade do trabalho que vem realizando na área de cultura desde 2010, promovendo atividades sempre gratuitas nos bairros e espaços alternativos da cidade.
A primeira atividade do projeto acontecerá no próximo sábado dia 13, às 20h, no bairro Augusto de Paula, na rua: Antônia Rossi Fuzzo, próximo ao CRAS, com o espetáculo “O Sumiço do Boi Pintadinho” do grupo Mamulengo Rasga Estrada.
Além do Augusto de Paula as atividades artísticas do projeto serão realizadas no bairro Morada do Sol e no Galpão da Lua, Sede da FPTAI.
O bairro Morada do Sol é um local onde o coletivo artístico tem atuado com maior frequência e também onde já foram realizadas dezenas de espetáculos. O trabalho lá é tão significativo que há sempre uma grande presença de público e aceitação da comunidade. Para os artistas do Galpão, essa experiência de formação de público representa a força da arte e cultura entre a população nos bairros e expressa a demanda de políticas públicas que promovam a descentralização e difusão do bem cultural nas periferias das cidades. Os espaços públicos são vistos como a porta para esse processo, pois nele, em qualquer lugar, é possível o encontro que a arte requer com as pessoas para se efetivar como bem comum. No Morada do Sol, as atividades acontecerão em dois locais, na rua em frente a Casa da Sopa e na popular Praça do Wi-Fi, local muito frequentado por jovens do bairro.
O Galpão da Lua, espaço sede do coletivo, que fica no bairro Vila Brasil é um grande beneficiado pelo projeto. Ali acontecem atividades desde 2011, sendo atividades de formação, pesquisa e produção artística e uma agenda de oficinas e espetáculos sempre gratuitos.
O Galpão na Vila Brasil tem esse nome em memória e homenagem a Luana de Almeida Barbosa, vítima de um tiro disparado por um cabo da Polícia Militar, crime que completa 1 ano no próximo dia 27 de junho. “Lua”, como era conhecida, participava do coletivo da FPTAI desde a sua vinda para Presidente Prudente, em 2010, quando junto com outras pessoas iniciou um trabalho que dá hoje ao espaço que leva o seu nome o reconhecimento de “Território das Artes”.
Os territórios das artes são, conforme o Edital (26/2014) do ProAC, espaços com iniciativas de gestão autônoma da sociedade civil para a prática experimental das diferentes linguagens artísticas, notadamente quanto ao papel de produção, formação e difusão pública. Um Território das Artes pode desenvolver ações internamente ou pode servir de base estruturante para ações desenvolvidas externamente.
A programação artística do projeto tem uma grade variada de oficinas e espetáculos de circo, teatro, música, além de eventos de cultura popular, que se somará a outras atividades realizadas pelo coletivo ao longo do ano.
Mais informações sobre o projeto aqui no Blog e no Face da Federação:
https://www.facebook.com/federacaopteatro?fref=ts
Veja a programação completa do projeto Território das Artes:
13 de JUNHO, sábado, 20h
Espetáculo: O Sumiço do Boi Pintadinho (Grupo Mamulengo Rasga Estrada)
Local: Bairro Augusto de Paula
27 de JUNHO, sábado, 10h
Ato artístico: Um ano sem Lua
Espetáculo: Blitzz (Trupe Olho da Rua - Santos SP)
Local: Calçadão Presidente Prudente
27 de JUNHO, sábado, 20h
Ato artístico: Um ano sem Lua
Espetáculo: A Confissão de Leontina
Local: Galpão da Lua
4 de JULHO, sábado, 20h
O quê? Arraia Festa da Lua
Local: Galpão da Lua
Dia 22 de JULHO, quarta feira, 20h
Espetáculo: Reencontro do palhaço na rua é a alegria do sol com a lua (Turma do Biribinha - Arapiraca - AL)
Local: Galpão da Lua
Dia 23 de julho – Quinta feira, 8h
Programação Federação
Workshop: A Arte a Palhaçaria Tradicional
25 de JULHO, sábado, 20h
Espetáculo: Amoré (Companhia de Teatro Vermelho)
Local: Galpão da Lua
1 de AGOSTO, sábado, 14h às 17h
Oficina de Máscaras (Grupo Brincantes do Pisa chão)
Local: Galpão da Lua
8 de AGOSTO, sábado, 19h
Intervenção: A obra inacabada de Frida kahlo (Companhia de Teatro Vermelho)
Local: Bairro Morada do Sol.
8 de AGOSTO, sábado, 20h
Show: Maracutaia Sound System (Banda Mocambo Groove).
Local: Bairro Morada do Sol
12 de SETEMBRO, sábado, 20h
Show: Projeto Som da Casa
Local: Galpão da Lua
28 de NOVEMBRO, sábado, 16h às 18h
Oficina: Brincadeiras Cantadas (Quévê Vemvê)
Local: Bairro Morada do Sol
8 de DEZEMBRO, terça feira, 20h
Concerto: Percussionismo (Grupo Percussionismo).
Local: Galpão da Lua
12 de DEZEMBRO, sábado, 20h
Espetáculo: Cabaré Cultural
Local: Galpão da Lua
19 de DEZEMBRO, Sábado, 21h
Peça: Hoje tem Espetáculo (Grupo Rosa dos Ventos)
Local: Bairro Morada do Sol
2016
6 de FEVEREIRO de 2016, sexta feira, 20h – Bloco de Carnaval de Rua Etanóis. Local: Galpão da Lua
Atividades Permanentes no Galpão da Lua
Todas as quintas-feiras, das 15h30 as 18h30 - Tecido e Acrobacias Aéreas.
Todas as segundas-feiras, das 17h as 19h - Bloco Percussivo Maracanóis.