quarta-feira, 29 de agosto de 2018

CURTA NA LINHA - 1ª Mostra de Cinema Independente de Presidente Prudente

CURTA NA LINHA - 1ª Mostra de Cinema Independente de Presidente Prudente
Ocorrerá nesse final de semana entre a antiga estação de trem de Presidente Prudente e a FPTAI – Galpão Cultural Lua Barbosa (Galpão da Lua).
CURTA NA LINHA - 1ª Mostra de Cinema Independente de Presidente Prudente é um evento de caráter cultural, não competitivo, que tem como objetivo incentivar a produção audiovisual na região de Presidente Prudente e divulgar o cinema nacional independente, além de contribuir com o calendário cultural da cidade como, se estabelecer como uma opção de entretenimento, informação e cultura.
A primeira mostra 2018 apresentará obras em formato especifico curta metragem, serão 6 horas de conteúdo que serão distribuídos ao longo de 3 dias no período das 20 as 22 horas dos dias 31 de agosto / 01 e 02 de setembro de 2018. No dia 02 de setembro haverá um bate-bapo com os produtores locais e regionais a respeito do cenário áudio visual e os desafios do cinema independente.
As apresentações acontecerão na: Rua Júlio Tiezzi, 130 - Centro – Entre a antiga estação de trens de Presidente Prudente e a FPTAI – Galpão Cultural Lua Barbosa (Galpão da Lua).

MOSTRA DE TALENTO E DIVERSIDADE CUTURAL

A produção de cinema independente em Presidente Prudente é extremamente rica e diversificada. Há mais dez anos, produtores independentes verdadeiramente apaixonados pela arte cinematográfica, vem produzindo um repertorio significativo de obras nos mais variados gêneros e formatos. Entendendo não só a necessidade de um suporte que permitisse a esses produtores que apresentassem seu repertório a população, mas também a necessidade de formalização, mapeamento e união dos produtores locais na busca de políticas púbicas que fomentem a produção áudio visual, é que surge a 1ª MOSTRA DE CINEMA INDEPENDE DE PRESIDENTE PRUDENTE.

PORQUÊ CURTA NA LINHA

A chegada da Estrada de Ferro da Alta Sorocabana em Presidente Prudente foi um marco em sua história. A cidade já existia, mas a partir da inauguração da Estação Ferroviária em 1919 é que ela passou a se desenvolver, podendo escoar a sua produção e entrar para o cenário nacional como grande produtora de algodão e café.
Para o cinema, a locomotiva também é um marco. No dia 28 de dezembro de 1895, dentro da primeira sala de cinema – que ainda existe –, chamada Eden, foi exibido o primeiro filme de todos os tempos, Arrivée d’un train em gare à La Ciotat (Chegada de um trem à estação da Ciotat). Em pouco menos de 60 segundos, a primeira platéia acompanhou a chegada de um trem à estação e viu alguns passageiros desembarcarem.
Portanto, para nós, que já existimos, já produzimos e almejamos o desenvolvimento e o ingresso da nossa arte no mapa cultura do cinema nacional e internacional, se faz oportuno, a apropriação desse espaço: A linha de trem.

CURTA NA LINHA é o marco do cinema independente de Presidente Prudente e tem o objetivo de tornar-se uma mostra continua de filmes nacionais, regionais e locais. A mostra não é competitiva, pois visa a integração, o mapeamento e identificação dos grupos de cinema atuantes em nossa região.  A estratégia é utilizar o projeto como instrumento de difusão, reflexão, estímulo e formação de público para um cinema popular, autoral e crítico e fomentar o debate sobre cinema e audiovisual, com a participação de cineastas e produtores. Sendo assim, abrimos espaço para produções independentes, da cidade de Presidente Prudente e região e também nas demais cidades do Oeste Paulista. 
Consulte o regulamento: https://www.facebook.com/QGfilmesPP/

Serviços:
Data:31/08 e 1 e 2/09
Horário:20h
Local: Rua Júlio Tiezzi, 130 - Centro – Entre a antiga estação de trens de Presidente Prudente e a FPTAI – Galpão Cultural Lua Barbosa (Galpão da Lua).