quinta-feira, 27 de junho de 2019

Ato Artístico - 5 anos sem Lua - Memória e Justiça

Lua e Camila em cena com o Grupo Os Mamatchas
        5 anos sem Lua Barbosa.

Luana Carlana Barbosa foi assassinada em 27 de junho de 2014, um dia após completar 25 anos, vítima do disparo de arma de fogo de um policial militar em uma blitz de trânsito em Presidente Prudente.

Até hoje o crime não teve uma resposta adequada do Estado.

A Justiça ainda não julgou o policial nem houve investigação de outros supostos crimes praticados por militares com objetivo de fraudar e esconder provas.

Contra isso, haverá um ato artístico por memória e justiça, neste sábado, dia 29, as 10 horas, na Praça Nove de Julho, centro, com a participação de vários artistas da cidade.

O ato pretende chamar a atenção de autoridades e da sociedade para o caso.

A luta dos amigos e familiares de Lua Barbosa é para que a justiça seja feita, para que este assassinato não seja mais um caso de impunidade e caia no esquecimento, o que reforça comportamentos violentos e criminosos de policiais militares em suas funções.

O crime do disparo que vitimou Lua Barbosa aguarda julgamento no Tribunal do Júri de Presidente Prudente. Já o forjamento de uma marca de coronhada no capacete do condutor da moto que estava com Lua e o sequestro de imagens de uma câmera de segurança de uma empresa por militares, são crimes que não foram investigados apesar das sérias evidências.

Amigos e familiares de Lua Barbosa esperam um julgamento justo para o policial, um julgamento baseado na verdade sobre o que aconteceu, e não na mentira.

O sentimento deste Ato não é de vingança, ódio, mas o desejo da verdade e justiça.

É lamentável todo abuso de autoridade e outros crimes praticados por policiais após o assassinato para esconder o que aconteceu, uma prática infelizmente comum na instituição militar e que reforça a necessidade de construção de outra política de segurança pública, fundada na proteção da vida, dos direitos civis, dos diretos humanos, e não na suposição de uma guerra que mata centenas de inocentes todos os anos, inclusive policiais.



O Ato acontece no sábado, 29 de junho - A partir das 10h da manhã
Local: Praça 9 de julho