sexta-feira, 2 de julho de 2021

O Circo Sobre Rodas chegou para espantar o frio e sacodir a poeira neste final de semana

RuAr acordando o povo - Marcel Sachetti

O RuAr, o Circo que é um Respiro de Arte em meio a pandemia, fará 20 apresentações no próximo sábado e domingo, 03 e 04 de julho, nas redondezas do Vale do Sol, Shiraiva, Vila Operária e Vila Angélica.

O espetáculo acontece presencialmente, com toda a segurança, e vai espantar o frio e animar todas as pessoas por onde passar. “Temos vivido momentos mágicos com esse trabalho, a reação das pessoas de todas as idades por onde temos passado é uma mistura de espanto e alegria. Num primeiro momento é um susto, afinal, um bando de palhaços e palhaças em um carro pra lá de maluco chega fazendo muito barulho e tirando as pessoas de dentro de casa de uma hora para outra. A reação seguinte é de muita alegria, temos registros maravilhosos de sorrisos, gargalhadas, pessoas dançando, é muita emoção que o RuAr provoca por onde passa.”

Tristina malabarista - Marcel Sachetti

A circulação desse final de semana é parte da programação do projeto que está levando 60 apresentações gratuitas para a população dos bairros de Presidente Prudente, e tem o apoio do Edital ProAC Lei Aldir Blanc/2020 - Prêmio “Neide Rodrigues Gomes” de Patrimônio imaterial, Cultura Popular Tradicional e Urbana. 

Essas belas fotos são do Marcel Sachetti, das últimas apresentações nos dias 19 e 20 de junho, quando circulamos por bairros da Zona Leste e região do Jardim Cobral.

Agora chegou a vez de outros bairros receberem o RuAr. Fiquem ligados, o Circo sobre rodas pode passar na porta da sua casa!


Público dentro de casa - Marcel Sachetti
Confiram a programação:

03 de julho, sábado – dás 14h às 17h
Local: Vale do Sol e Pq. Shiraiva

04 de julho, Domingo – dás 14h às 17h
Local: Vila Operária e Vila Angélica

Já conhece o RuAr?

São apresentações curtas, voltadas para as frentes das casas, de forma que os seus moradores não precisem sair delas para assistir.

Uma Van transformada num carro alegórico circenses, equipada com um potente som e uma banda instalada no teto, estaciona em um local previamente determinado e começa a interagir com o público vizinho, apresentando cenas cômicas e números de malabarismo, acrobacia, equilíbrio e perna de pau, entre outros.  

Público observa os palhaços - Marcel Sachetti

As apresentações duram, aproximadamente, 10 minutos, e acessam um número pequeno de pessoas a cada parada, mas, sendo um circo sobre rodas, que circula parando em diferentes pontos de um mesmo bairro ou de uma cidade, ao final, acaba sendo visto por um grande público.

Este é um circo sobre rodas adaptado ao momento de pandemia que vivemos, uma proposta que permite à arte encontrar o público, de forma presencial, mas respeitando as normas de distanciamento social.

Participam do Ru Ar, o grupo Rosa dos Ventos, a Cia. Cirquito e artistas independentes do Galpão da Lua, um total de 7 integrantes.

RuAr, para todas as idades - Marcel Sachetti