quinta-feira, 21 de outubro de 2021

SEGUNDO FIM DE SEMANA DA 3ª MOSTRA GALPÃO DA LUA TEM CIA. PÉ DE CANA E MAMULENGO DA FOLIA

Neste sábado e domingo, dias 23 e 24 de outubro, a 3ª Mostra Galpão da Lua tem continuidade com a Cia. Pé de Cana, de Iracemápolis-SP, e o grupo Mamulengo da Folia, de São Paulo-SP, que irão espalhar muita alegria pelas ruas do Distrito de Floresta do Sul e bairros da região da Cohab em Presidente Prudente.
Cia Pé de Cana - Foto de Silmara Delariva

Dois veículos alegóricos irão circular simultaneamente por esses lugares, sendo uma kombi circense e uma van-palco, que levarão para o público apresentações de circo e de teatro de mamulengo.

O público não precisa sair de casa para assistir, os espetáculos acontecem no portão, na rua, ou na calçada, essa é a característica da Mostra pensada pelos artistas do Galpão para acontecer com todos os cuidados mesmo nos tempos de Pandemia. É Arte, saúde, alegria e carinho em um só projeto.

A Cia Pé de Cana, que integra a programação desse final de semana, nasceu no ano de 2013 em Iracemápolis-SP. A pesquisa cênica do grupo é voltada para a arte de rua. Nos anos de 2016 e 2018 a circularam de forma independente por 13 estados brasileiros, atingindo 140 cidades e um público de aproximadamente 25 mil pessoas. Essa experiência rendeu ao grupo uma identidade mambembe e um estilo cênico que joga muito com a plateia, numa relação direta, horizontal. Com sua kombi icônica, de um grupo mambembe, os Pé de Cana irão percorrer as ruas apresentando cenas circenses de um projeto que desenvolveram durante a pandemia, baseado na ideia do palhaço delivery, que chega na porta da sua casa, divertindo a família como se fosse uma entrega rápida e segura.
Mamulengo da Folia

Já o grupo Mamulengo da Folia surgiu em São Paulo, em 2005, com sua barraca de bonecos e desde então não parou mais de circular. O mamulengo é um teatro popular despojado e apresentado dentro de uma barraca sanfonada, onde fica o mamulengueiro com sua mala de bonecos. A brincadeira é muito popular no nordeste brasileiro, de onde vem seus grandes mestres, que criaram uma tradição que se espalhou pelo brasil e ficou conhecida no mundo, com características próprias, regionais, e um jeito muito popular de brincar e contar histórias para o público. A barraca vai abrir diversas vezes em espetáculos rápidos, mas que poderiam durar horas, de acordo com o vasto repertório de histórias e brincadeiras que fazem parte dessa arte tão bem representada pelo Mamulengo da Folia. Um destaque especial no espetáculo é a participação do Trio Agrestino, um trio de forró que acompanha o Mamulengo da Folia em seus espetáculos, anima as brincadeiras e interage com os bonecos e o público.



A programação da Mostra Galpão da Lua está apenas começando, segue até o dia 21 de novembro, aos finais de semana. É a arte de rua ocupando a cidade com trabalhos cênicos de dezesseis artistas e grupos vindos de diversos lugares do Brasil. Seu formato itinerante tem o objetivo de não promover aglomeração e assim evitar a propagação da Covid-19, com as apresentações rápidas, de no máximo 15 minutos, distribuídas em aproximadamente 150 pontos espalhados por bairros e distritos de Presidente Prudente.
Palhaço Fusquinha - Foto Marcel Sachetti

A 3ª Mostra Galpão da Lua é uma realização do Ponto de Cultura Galpão da Lua com o apoio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura, através do PROAC Expresso LAB 60 - “Prêmio por histórico de realização de mostras, festivais, mercados, feiras e festas literárias, premiações e outros eventos culturais”.

A abertura da Mostra foi um sucesso, até a chuva deu trégua para a Arte, o céu firmou e não caiu uma gota d’água durante as apresentações no sábado e domingo, 16 e 17. Estreamos com chave de ouro, não poderia ser melhor. A diversidade é a grande característica da programação, os bairros da Zona Leste e Jd. Vale do Sol receberam atração circense com o pra lá de sensacional malabarista Palhaço Fusquinha de Sorocaba SP e ainda desfrutaram da poesia mágica com as músicas do Grupo Taquitá de Presidente Prudente. O formato e as linguagens diversas nos trazem surpresas maravilhosas. Crianças brotavam das casas aos montes para poder ver o Circo sobre rodas, adultos se emocionaram e pegaram seus carros e motos para não perder o cortejo de vista. E esse foi apenas o começo, tem muita coisa boa vindo por aí. 

A Mostra foi criada em um formato alternativo, itinerante por conta da preocupação com a saúde pública causada pela pandemia da Covid - 19 e acabamos descobrindo um caminho que tem muito potencial para a comunicação da linguagem artística. A surpresa e emoção causada em quem está dentro de casa e se depara com um espetáculo relâmpago é incrível, famílias inteiras saem para as ruas, dançam, cantam, aplaudem e se emocionam. Esse formato veio para ficar, mesmo que nossas vidas voltem ao normal e nos livremos do vírus a arte de rua tem um longo caminho a seguir com essa proposta.

Quer saber mais sobre a Mostra? Acompanha a gente nas redes sociais do @GalpãodaLua

Grupo Taquitá - Foto de Marcel Sachetti



Serviço:

- Dia 23/10 – das 15h às 18h. Local: ruas do Distrito de Floresta do Sul.

- Dia 24/10 – das 15h às 18h. Local: ruas dos bairros da região da Cohab em Presidente Prudente

Atrações: Cia Pé de Cana (Iracemápolis-SP) e Mamulengo da Folia (São Paulo-SP).