sábado, 5 de abril de 2025

SÁBADO DE MOSTRA LITERÁRIA DO GALPÃO DA LUA TEM OFICINA, ESPETÁCULO, NOITE DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SHOW MUSICAL

A Mostra tem o apoio do SESC São Paulo e parte da sua programação acontece no Sesc Thermas de Presidente Prudente 


A MOLIGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua chega ao seu terceiro dia e desenvolve uma programação intensa no Galpão da Lua e no Sesc Thermas, durante todo o dia. As atividades são dedicadas à promoção da literatura e ao incentivo ao hábito da leitura na comunidade. Artistas e grupos locais e de diversas regiões do Brasil – como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Catanduva, Santo Antônio do Pinhal e Santos  – participam desse espaço de troca literária inédito do Pontão de Cultura Galpão da Lua.

Ana Lacombe

    A oficina “Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra” com Simone Grande abre a programação logo pela manhã. Conforme explica Simone, contar uma história pressupõe a partilha do imaginário único de cada contador e contadora de histórias com seus ouvintes. Antes de narrar é preciso ordenar as imagens e visualizá-las afetando o corpo e a maneira como as palavras são ditas. Tudo está implicado no ato de narrar, cada pessoa se apoia na percepção das imagens e na transposição para seu corpo, seu olhar, sua voz, na relação com o público. Essas questões perpassam a contação de história e serão trabalhadas num roteiro de leituras e alguns exercícios práticos a partir de um conto selecionado.

Grupo As Meninas do Conto
A tarde, no Sesc Thermas tem o espetáculo de contação de histórias “E Se Fosse uma Garota?” com Ana Luísa Lacombe, que é atriz, contadora de histórias, escritora, figurinista e produtora, formada em licenciatura em artes visuais, com pós-graduação em Práticas de Narração Artística em Contexto Urbano. Desde 2002 vem se interessando e pesquisando o trabalho de narração de histórias associando-o ao teatro. Ganhou vários prêmios com estes trabalhos: Cinco Prêmios APCA, um Prêmio Femsa e um Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de Melhor Atriz. O espetáculo da tarde é uma narração artística criado a partir da pesquisa de contos tradicionais. Percebendo que nesses contos poucas mulheres viviam a experiência de sair pelo mundo em aventuras, resolveu reinventar essas histórias. Lembrou-se de contos que gostava, que tinham protagonistas masculinos e se fez a pergunta: e se fosse uma garota? Foi assim que surgiu o livro e agora o espetáculo com canções especialmente compostas "Fadas, Bruxas e Aventureiras" escrito por Ana Luísa Lacombe e Penélope Martins com ilustrações Vicente Mendonça, publicado pela Editora Chauá.

Raquel Rollo

A noite, no Galpão da Lua, a programação começa com mais uma noite de contação de histórias. A primeira contada pela artista de Presidente Prudente, Sula, que apresenta o “Recontar Africano”, uma junção de três histórias Carne de língua, A lenda do baobá e Ubuntu.

Em seguida Raquel Rollo vem com Cartola Mágica - Contações & Cantorias” . Com uma cartola cheia de surpresas, histórias e brincadeiras, músicas e interatividade, Raquel leva para cena um momento mágico para as crianças e adultos que se envolvem, participam, cantam e se divertem com os contos e cantos. A artista é atriz, cantora, palhaça, produtora cultural, uma das fundadoras da Trupe Olho da Rua, grupo de teatro de rua de Santos originado em 2002 na qual atua em diversas funções. Formada em Gestão de Eventos pela UNINOVE em 2019, cursou extensão em teatro de rua pela UNESP com Alexandre Mate, iniciou sua carreira em 1998 através de cursos e oficinas na Cidade de Santos. Participou de diversos coletivos importantes da Baixada Santista como TEMETAL e TEP, e grupo de São Paulo como o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo.

A última história da noite vem com o Grupo As Meninas do Conto em  “Histórias daqui e de lá”, que apresenta um repertório de histórias brasileiras e de outros cantos do mundo que chegaram até nós através dos mares que nos separam e também aproximam. A música estará presente trazendo ritmos, canções e pontuações que, junto com a palavra, nos auxiliam a imaginar outras paisagens, sons e horizontes. Cantam canções que foram compostas especialmente para as histórias, além de outras da cultura popular. 

Sula

Para encerrar a programação de sábado, Edvaldo Santana volta ao palco do Galpão da Lua com o seu show “Menino do Bongô”, que traz composições inspiradas no cotidiano, nascidas durante e após a pandemia. Edvaldo Santana é um cantor, compositor e escritor brasileiro, reconhecido por sua trajetória na Música Popular Brasileira Independente. Com influências que vão do blues ao samba, suas canções trazem crônicas do cotidiano, abordando temas sociais e culturais com lirismo e musicalidade singular. Além de sua extensa discografia, Edvaldo lança agora seu primeiro livro, reafirmando seu compromisso com a cultura e a memória das periferias brasileiras.

A MOLIGAL é uma iniciativa do Galpão da Lua, com a colaboração do Grupo Histórias da Nana, sendo realizada com recursos dos editais: Edital PNAB nº 08/2024 de Presidente Prudente e Edital LPG nº 24/2023 e LPG nº 17/2023, ambos do Estado de São Paulo. A mostra conta ainda com o apoio do SESC Thermas Presidente Prudente.

Edvaldo Santana

Serviço:


MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando? 05/04 (sábado)

Programação:

9h00 às 12hOficina: “Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra” com Simone Grande (Galpão da Lua)
15h00Espetáculo de contação de histórias:E Se Fosse uma Garota?” com Ana Luísa Lacombe (Sesc Thermas)
19h30Contação de históriasRecontar Africano” com Sula (Galpão da Lua)
20h00Contação de históriasCartola Mágica - Contações & Cantorias” com Raquel Rollo (Galpão da Lua)
20h30Narração de Histórias “Histórias daqui e de lá” com o grupo As Meninas do Conto - Simone Grande e Helena Castro (Galpão da Lua)
21h00Show musical:Menino do Bongô” com Edvaldo Santana (Galpão da Lua)