O bloco surgiu numa república do bairro Jardim das Rosas quando estudantes e artistas da cidade resolveram pegar latas, panelas, instrumentos musicais e sair pelas ruas do bairro pulando, cantando e se divertindo. A brincadeira despretensiosa continuou viva e hoje o Êta Nóis é uma tradição que já dura 20 anos.
Ao longo do tempo, alguns antigos fundadores continuaram, novos integrantes chegaram e a brincadeira foi se renovando a cada ano. O Êta Nóis faz parte do calendário anual de atividades culturais do Ponto de Cultura Galpão da Lua e a saída do bloco ocorre nas ruas do centro, entre o Galpão da Lua e a Praça Nove de Julho.
Duas músicas se destacam no repertório, “Êta-Nóis” e “Ma-ma-ma-mazinho”: composições que acompanham o bloco desde o início e simbolizam a liberdade e ousadia que deu origem à brincadeira em 2007. O arrasto é animado por ritmos como baião, axé e as tradicionais marchinhas, conduzido por um mini trio-elétrico alegórico.
Antes do bloco sair pelas ruas, acontece o animado concurso de fantasias, onde o público pode desfilar e mostrar sua criatividade. Os ganhadores, por juri popular, recebem uma pequena lembrança do bloco.
A concentração e o concurso de fantasias acontecem na rua em frente ao Galpão da Lua. No local, haverá uma pequena praça de alimentação instalada por integrantes da feira mensal que acontece ali.
Luis Valente, um dos fundadores do ÊtaNóis, lembra que o bloco mantém a essência de quando surgiu: "Começou como uma brincadeira de amigos e continua assim, só que agora arrastando muito mais gente".
O bloco ÊtaNóis, hoje, é a atividade de carnaval mais antiga e permanente da cidade, são 20 anos de história. Houve anos em que o bloco foi a única brincadeira de carnaval, quando já não havia mais desfiles de escola de samba nem bailes nos clubes.
Serviço
20º Bloco de Carnaval de Rua "Êta Nóis"
Data:
Sexta feira, dia 13 de fervereiro
Programação
- Concentração - a partir das 19 horas
- Concurso de Fantasias - às 20 horas
- Arrasto do Bloco - às 22 horas
Local:
- Em frente ao Galpão da Lua, que fica na rua Júlio Tiezzi, 130, centro, ao lando da antiga estação ferroviária.
O ÊtaNóis 2026 integra a programação projeto do Galpão da Lua "Circuito de Arte, Educação e Cultura", aprovado no EDITAL FOMENTO CULTSP PNAB/PNCV N° 48/2024 - FOMENTO A PROJETOS CONTINUADOS DE PONTOS DE CULTURA.

.jpg)

