segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Oficina de Maracatu
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Oficina de Maracatu!!! 3 e 4 de Dezembro!
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Mostra Ademar Guerra - Brincantes do Pisa Chão
Neste fim de semana acontecerá em Presidente Prudente a Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra.
O projeto foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura e tem o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais do interior e litoral do Estado de São Paulo, mediante aprovação do projeto de cada grupo em um edital público.
A mostra, tem por objetivo promover o processo de compartilhamento dos grupos participantes do projeto, e trará grupos de Piracicaba, Batatais, Osvaldo Cruz e Adamantina, além de três grupos da cidade de Presidente Prudente que também receberam o projeto, sendo um deles o grupo Brincantes do Pisa Chão.
O grupo Brincantes do Pisa Chão, fará a abertura da mostra, no dia 26 (sábado) às 16h, em frente ao Ponto de Cultura Prudente em Cena/Federação Prudentina de Teatro, apresentando a cena "Zé de Sonhos, caminhos de pedra"
A programação da mostra se estende até domingo, no Centro Cultural Matarazzo.
Quando? 26/11 - sábado, às 16:00
Onde? Ponto de Cultura Prudente em Cena/FPT - Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil
O que? Grupo Brincantes do Pisa Chão com "Zé de Sonhos, caminho de pedra"
Sinopse: Trata-se de uma abordagem satírica sobre as ilusões humanas e as atimanhas perversas dos programas de TV sensacionalistas, a partir da ridicularização de Zé Pereira, Zefinha ou Zenaide. Sob a falsa promessa de mudança de vida através do sucesso e da fama, as personagens são expostas a performances vexatórias diante o público, com o intuito de obterem preciosos pontos no "ibope", em troca, oferecem um sucesso instantâneo, fadado ao esquecimento, à decadência e ao retorno de cada qual participação do público durante o desenrolar da história.
sábado, 19 de novembro de 2011
A Fêmea Dominante
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Cabaré Cultural
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Cabaré Cultural, neste sábado!
A abertura será com a Escola de Samba de Martinópolis, seguindo com apresentações de circo, dança, teatro e música. Com destaque para as apresentações dos alunos da Oficina de Teatro ministrada por Lua Barbosa e Os Mamatchas no ProJoven de Martinópolis, e alunos da Oficina de Circo ministrada pelo grupo Os Mamatchas na F.P.T pela Timochenco Wehbi. O encerramento ficará com a banda Mocambo Groove.
- Teatro do Alfinente
- Escola de Samba de Martinópolis
- Rosa dos Ventos
- Dança (Profª Vaninha)
- Os Mamutes (Alunos da Oficina de Teatro do ProJoven/Senac de Martinópolis)
- Os Mamatchas
- Alunos da Oficina de Circo do Ponto de Cultura e Timochenco Wehbi
- Banda Mocambo Groove
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Periferia em Cena, em 3 Bairros neste Fim de Semana!
Dando continuidade ao projeto Periferia em Cena, da Federação Prudentina de Teatro, serão realizadas atividades em três bairros nesse fim de semana!
Começando nesta quinta-feira, será promovido um debate das ações já realizadas pela instituição no bairro Morada do Sol, desde o ano de 2010, com exibição de fotos e vídeos. O evento acontecerá na rua em frente à Casa da Sopa, a partir das 20h.
No sábado, dia 05, é dia do grupo Libertarte com o espetáculo "Presepadas, Piadas e Alfinetadas", fruto das oficinas de Montagem Teatral ministradas por Claudio Dolcimásculo, no Ponto de Cultura, se apresentar no bairro Watal Ishibashi, em frente à Casa da Criança e Centro Social São José. A apresentação será gratuita, às 17h.
E domingo, o grupo Rosa dos Ventos apresentará o espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin, no Humberto Salvador, na Escola Profª Juraci Menezes Peralta, às 19h.
O projeto Periferia em Cena, foi aprovado pelo edital Ensaiando um País Melhor, e iniciou em setembro, tendo como objetivo fortalecer as ações culturais da F.P.T nos bairros em que já vem atuando (Vila Brasil e Morada do Sol) e ampliá-las para outros dois bairros: Watal Ishibashi e Humberto Salvador. Nesse sentido, propõe a circulação de espetáculos teatrais e a realização de oficinas culturais. Desde o início do projeto, estima-se que mais de 600 pessoas já participaram das atividades.
Mais informações no endereço eletrônico http://www.federacaoprudentinadeteatro.blogspot.com/
Abaixo, resumo das atividades deste fim de semana!
Quinta-feira, dia 03-11 - 20h
Jd. Morada do Sol, em frente à Casa da Sopa
Encontro de Teatro e Comunidade - exibição de fotos e vídeos e bate papo
Sábado, dia 05-11 - 17h
Parque Watal Ishibashi, em frente à Casa da Criança e Centro Social São José
"Presepadas, Piadas e Alfinetadas", com o grupo Libertarte
Trata-se de um show de humor que tem por objetivo principal o entretenimento de seu público. Atores se revezam no palco numa deliciosa seqüência de piadas do imaginário popular e crônicas cômicas de Luiz Fernando Veríssimo.
O espetáculo foi concebido originalmente para se apresentar em teatros ou espaços alternativos, levando o humor ao seu público através do teatro.
O bom humor brasileiro e sua forma descontraída de autocrítica são apresentados de forma cênica, rápida e contundente.
Domingo, dia 06-11 - 19h
Jd. Humberto Salvador, na Escola Profª Juraci Menezes Peralta
"A Farsa do Advogado Pathelin" com o grupo Rosa dos Ventos
Um espetáculo de Teatro de Rua que propõe uma saborosa fusão entre circo e teatro. Um trabalho instigante, atual e curioso que utiliza o jogo do palhaço, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e música ao vivo para contar a história do Advogado Pathelin, um grande trapaceiro. Com muito humor, num tom muitas vezes escatológico e impudico, A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN mexe com os poderes, morais e políticos, num jogo em que as personagens e público se envolvem numa festa cômica, trazendo à cena seres alucinados pela pobreza e pelos humores do baixo ventre que se embriagam com a possibilidade de trapacear a todos e a si próprios.
Divulgue!
Apoie!
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Periferia em Cena - Brincantes no Morada do Sol, Domingo!
Olá a todos!
É com imenso prazer que a Federação Prudentina de Teatro vem por meio deste convidar a todos para a apresentação do grupo Brincantes do Pisa Chão, no domingo, dia 30 de outubro, às 16h30, no bairro Morada do Sol!
A apresentação faz parte do projeto Periferia em Cena, da F.P.T., aprovado pelo edital Ensaiando um País Melhor. O projeto, que iniciou em setembro, tem como objetivo fortalecer as ações culturais da F.P.T nos bairros em que já vem atuando (Vila Brasil e Morada do Sol) e ampliá-las para outros dois bairros: Watal Ishibashi e Humberto Salvador. Nesse sentido, propõe a circulação de espetáculos teatrais e a realização de oficinas culturais.
O grupo Brincantes do Pisa Chão encerra nesse sábado as Oficinas de Brincantes, realizadas na Escola Profª Juraci Menezes Peralta, no bairro Humberto Salvador.
Abaixo segue resumo das atividades e maiores informações podem ser encontradas no blog da Federação: http://
Quando? Dia 30 de outubro, domingo, às 16h30
Onde? Em frente à Casa da Sopa, no Jd. Morada do Sol
O que? “Somos nós Brincantes do Pisa Chão”
A apresentação se inicia com um ar de mistério, velado em mascarás, música, poesias populares e ladainha. Em seu desenrolar perde aos poucos o ar misterioso e passa a ter uma perspectiva cômica. E antes do fim o espetáculo é atopetado de danças populares, malabares, pirofágia, literatura de cordel e se finda com a roda de todos, tendo como eixo a brincadeira do boi. E todo público é convidado a ser um brincante.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Teatro nos Bairros, programação deste fim de semana!
No último domingo, dia 25 de setembro, foi realizado o Encontro Teatro e Comunidade na sede do Ponto de Cultura Prudente em Cena, na Vila Brasil/Lider. No encontro foram exibidos dois vídeos produzidos pela Federação Prudentina de Teatro, sendo o primeiro uma mostra das atividades realizadas no primeiro semestre deste ano, pelo Ponto de Cultura, FPT e seus grupos, e o segundo um vídeo de entrevistas e depoimentos dos moradores mais antigos do bairro.
Na exibição dos vídeos, estiveram presentes por volta de 40 moradores da comunidade e algumas pessoas de fora que vieram prestigiar. Também estavam expostos material dos grupos da FPT, para que todos conhecessem a personalidade de cada grupo e o interior do nosso galpão.
Dando continuidade às atividades do projeto Periferia em Cena – Teatro nos Bairros, além dos bairros Humberto Salvador, Watal Ishibashi e Vila Lider/Brasil, o projeto neste fim de semana vai para o bairro Morada do Sol. No domingo, dia 02 de outubro, o grupo Teatro do Alfinete apresenta o espetáculo Descanse em Paz, na Casa da Sopa, às 16h30.
No sábado, se encerra a oficina O Circo no Teatro de Rua, ministrada pelo grupo Os Mamatchas no bairro Watal Ishibashi, e tem início a Oficina de Brincantes com o grupo Brincantes do Pisa Chão. Esta segunda, acontecerá no bairro Humberto Salvador, das 14h às 17h, na Escola Municipal Juraci Meneses Peralta, e os participantes poderão aprender um pouco mais sobre a cultura popular brasileira, através jogos, brincadeiras e cantigas tradicionais.
Toda a programação é gratuita! Divulgue e apareça!
Um dos vídeos exibidos no Encontro Teatro e Comunidade está disponível no endereço http://vimeo.com/27783144 “Ponto de Cultura Prudente em Cena – Federação Prudentina de Teatro (Vimeo)”. O vídeo com depoimentos dos moradores, em breve também estará disponível online.
Abaixo, o resumo das atividades deste fim de semana.
DESCANSE EM PAZ
Teatro do Alfinete
O Sr. e a Sra. Ruibarbo, após um fatal acidente de carro, continuam lúcidos e com a capacidade de conversarem entre si. Usando desse artifício, o casal, durante seu próprio velório, tem a oportunidade de observar e comentar sobre os amigos, funcionários e outras personalidades, presentes no evento. Com o passar das horas questionam e avaliam seus valores morais, os negócios, os amigos, filhos, os empregados, assim como sua vida conjugal e sexual. Mortos que não conseguem libertar-se imediatamente das suas posições hierárquicas e relações terrenas, conflitos cômicos que surgem nessa base, blasfêmias e escândalos.
02/10 – domingo – às 16h30
Casa da Sopa
Rua Wilian Edy Tedros, 171 – Jardim Morada do Sol
OFICINA DE BRINCANTES
Brincantes do Pisa Chão
Não haveria melhor lugar para mesclar teatro, música, poesia popular, dança e arte circense, representada na figura do palhaço, que numa oficina de Brincantes; assim denominados os artistas populares do nordeste do país. Um grande caldeirão de ideias e uma fábrica de pequenos espetáculos, estimulados a partir das vivências cotidianas. O processo de descoberta das facilidades artísticas de cada um é estimulado através de dinâmicas, exercícios técnicos, textos, fatos e estórias que resgatam a cultura popular, com o intuito de proporcionar ao público uma socialização que tenha como ponto principal a arte popular, que emerge dos talentos da própria comunidade.
01, 08, 22 e 29/10 – aos sábados – das 14h às 17h
Escola Municipal Profª. Juraci Menezes Peralta
Rua Geraldo Gomes Correa, 475 – Humberto Salvador
OFICINA O CIRCO NO TEATRO DE RUA
Circo e Teatro de Rua Os Mamatchas
A perna-de-pau, os instrumentos de malabarismos, as acrobacias de solo e a figura do palhaço farão parte de um conteúdo envolvente, como um artifício para incorporar tais técnicas ao teatro de rua de uma maneira dinâmica e descontraída. A atividade proposta se insere em uma tendência de proporcionar para as pessoas exercícios mesclados com arte para oferecer incentivo às atividades físicas de maneira agradável envolvendo o riso, o fortalecimento corporal e o conhecimento das artes cênicas.
01/10 - das 15h às 18h
Casa da Criança e Centro Social São José
Rua Antônio Hildebrand, 145 – Parque Watal Ishibashi
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Encontro Teatro e Comunidade!
A Federação Prudentina de Teatro, por meio do projeto Periferia em Cena, gostaria de convidar todos para participar do Encontro Teatro e Comunidade, neste domingo, em sua sede, que fica na Vila Lider/Brasil.
O Encontro acontecerá às 19 horas do domingo no Ponto de Cultura Prudente em Cena, onde serão exibidos vídeos das ações da Federação e Ponto de Cultura no bairro da Vila Lider/Brasil, e entrevistas edepoimentos dos moradores do bairro.
A FPT, por meio do Ponto de Cultura, desde 2010 vem trabalhando efetivamente nos bairros Morada do Sol e Vila Lider/Brasil, através de espetáculos e oficinas Teatrais e Circenses.
Divulgue, apareça!
Venha assistir um vídeo, conversar com a gente e com os moradores do bairro!
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Edital GiraArte. Ou Edital Frankenstein? Avaliação Pública da Federação Prudentina de Teatro
No ultimo dia 10 de Agosto, a Federação Prudentina de Teatro promoveu um encontro de estudo e discussão do primeiro edital público do Programa GiraArte, lançando recentemente pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, através de sua Secretária Municipal de Cultura e Turismo. Este edital é um instrumento de contratação de artistas e grupos para comporem a programação oficial dessa secretaria, com recursos de até 200 mil reais. Lembramos que até o presente momento essa contração se dava sem qualquer critério público formalizado.
A avaliação técnica do edital sugere uma série de erros que indicam o grau de seriedade e respeito ao interesse público com que foi elaborado e será executado.
O edital contém termo que impede, de imediato, a concorrência de uma parte significativa dos grupos e artistas da cidade. Espetáculos de música e teatro, ou qualquer outra atividade que necessite pagar direitos autorais junto ao ECAD estão impedidos de concorrer de vez que esse recolhimento só é possível com indicação prévia de data, local e público estimado. O Edital GiraArte diz que é prerrogativa da Secretaria indicar as datas e locais dos espetáculos, assim sendo, fica impossível de os grupos e artistas obterem junto ao ECAD o documento exigido pelo edital no ato de inscrição. Estamos aqui diante de um erro técnico primário e gravíssimo!
Outras observações dizem respeito à incongruência entre o que se pede no ato de inscrição, o Projeto, e o que efetivamente o edital permite realizar. Vejam os seguintes termos do edital:
- O Projeto deve conter “apresentação, justificativa, objetivo, cronograma, metodologia, carga horária e público alvo”.
- “Os projetos serão selecionados para cumprir a agenda de 2011/2012 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, podendo ser prorrogado por mais um ano. Todas as ações ocorrerão em espaços convencionais e alternativos, definidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo”.
- “O valor pago ao proponente deverá cobrir as despesas com o cachê artístico, transporte, alimentação e infraestrutura de som e luz e demais despesas referentes às realizações das atividades contratadas”.
- “Os valores serão pagos em até 10 dias após a entrega do relatório de execução do projeto acompanhado de registro fotográfico”.
Deles decorrem as seguintes questões:
Por que é solicitado ao proponente um PROJETO de ação cultural quando o edital deixa claro que pretende apenas realizar a contratação de artistas e grupos para comporem a programação da Secretaria?
Como organizar um cronograma, fundamental na concepção de qualquer projeto, quando não se sabe onde nem quando (nem para quem)? Da mesma forma, como trabalhar e alcançar qualquer objetivo?
Como estabelecer um plano de gastos, sem se saber novamente quando, onde e ainda em que condições se realizará a ação cultural? Por exemplo, num espetáculo de música e teatro ou dança, a necessidade de contratação de iluminação e som pode inviabilizar a atividade, pelo custo que isso representa ao proponente; em sendo a Secretaria que indica os locais e horários fica impossível fazer previsão de gastos com esses itens.
Como realizar a ação cultural com todos os seus custos quando o dinheiro do prêmio do edital só será liberado após a total realização do projeto e apresentação de relatório final? O edital visa alcançar apenas grupos e artistas capitalizados ou que façam empréstimo bancário para arcar com os custos de execução do projeto?
Que que papel teve o Conselho Municipal de Cultura na construção desse edital? Foi seu objeto de estudo e discussão? As atas relatam esses interesses e discussões? Não houve na Secretaria Municipal de Cultura funcionário habilitado para orientar a redação do edital em suas questões técnicas?
Diante desses aspectos (outros poderiam ser levantados), julgamos o edital como uma intervenção cultural excludente e despreparado para oferecer o bem cultural dos artistas prudentinos, tornando-se apenas uma peça política sem a finalidade pública que se diz imbuído!
A Federação Prudentina de Teatro, a única entidade cultural deste município que se colocou para estudar o Edital GiraArte, abrindo uma reunião pública para debatê-lo, compartilhar esta análise técnica e se colocar à disposição de interessados.
domingo, 28 de agosto de 2011
Periferia em Cena
A Federação Prudentina de Teatro, por meio do projeto Periferia em Cena, aprovado pelo edital Ensaiando um País Melhor, levará de forma gratuita espetáculos teatrais e oficinas culturais para quatro bairros de Presidente Prudente entre setembro e novembro.
O projeto Periferia em Cena tem como objetivo fortalecer as ações culturais da FPT nos bairros em que já vem atuando (Vila Lider/Brasil e Morada do Sol) e ampliá-las para outros dois bairros: Watal Ishibashi e Humberto Salvador. Nesse sentido, propõe a circulação de espetáculos teatrais e a realização de oficinas culturais.
Clique nos botões abaixo e confira!
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Hoje, Descanse em Paz na Timochenco Wehbi
O Sr. e a Sra. Ruibarbo, após um fatal acidente de carro, continuam lúcidos e com a capacidade de conversarem entre si. Usando desse artifício, o casal, durante seu próprio velório, tem a oportunidade de observar e comentar sobre os amigos, funcionários e outras personalidades, presentes no evento. Com o passar das horas questionam e avaliam seus valores morais, os negócios, os amigos, filhos, os empregados, assim como sua vida conjugal e sexual. Mortos que não conseguem libertar-se imediatamente das suas posições hierárquicas e relações terrenas, conflitos cômicos que surgem nessa base, blasfêmias e escândalos.
Quarta-feira, 24-08
Às 20h
Oficina Cultural Timochenco Wehbi
Gratuito!
domingo, 21 de agosto de 2011
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Forró e Teatro
domingo, 7 de agosto de 2011
Edital Giraarte
ASSUNTO: Edital do Programa GiraArte Circulações (Prefeitura Municipal de Presidente Prudente-SP).
A Prefeitura Municipal de Presidente Prudente lançou edital público no valor total de 200 mil reais para contemplar projetos culturais de pessoas físicas e jurídicas (empresas, cooperativas e associações artísticas e culturais) nas áreas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Literatura. As inscrições vão até o dia 26 de Agosto.
A Federação Prudentina de Teatro convida artistas e outros interessados neste edital para participar de encontro de discussão e orientações para encaminhamento de projetos.
Dia 10 de Agosto.
Horário: 19 horas.
Local: Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil (antigo mercado Sanna)