quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Galpão da Lua comemora 3 anos da ocupação de antigo prédio abandonado em Presidente Prudente


Foto do Primeiro dia de Ocupação - outubro de 2016
Em outubro de 2016 os Artistas e apoiadores do Coletivo Cultural Galpão da Lua ocuparam o prédio público da antiga malha ferroviária em Presidente Prudente e o transformaram no espaço Cultural, sede dos Grupos e dos projetos desenvolvidos.

O prédio, histórico da cidade, estava em estava em péssimo estado de conservação, abandonado pelo poder público, sem qualquer perspectiva de utilização. Desde que o coletivo entrou no local, o espaço passou a cumprir sua função Social recebendo dezenas de atividades artísticas por ano, atividades que sempre foram além das paredes e redondezas vizinhas, o Coletivo atua em bairros distantes da cidade desde sua fundação.

Com certeza o galpão poderia estar inteiro reformado, preservando suas características históricas, com projetos financiados e atendendo uma grande quantidade de público se não fosse os fatores políticos que resultaram no lacre e nas perseguições que sofremos. Mas mesmo assim resistimos e seguimos firmes para construir o que acreditamos!

Revitalização das portas e pintura - Foto de Gustavo Santos

As comemorações dos 3 anos de ocupação trazem uma programação intensa com Cabaré, Som da casa, Cinema e espetáculo de Circo. As comemorações tem um motivo mais que especial que é o de arrecadar fundos para conseguirmos manter as portas abertas.

A atual condição financeira do Galpão da Lua não é nada boa, e por isso o espaço pode ter os serviços de água, luz e internet cortados em breve e o seu CNPJ cancelado.
O desmonte das políticas públicas culturais existentes e o corte drástico dos investimentos em Cultura significam o fim do financiamento de projetos de interesse público como este que realizamos.
Todos os eventos irão acontecer do lado de fora do galpão e o público poderá contribuir com o chapéu para a manutenção do espaço.
Foto João Pimenta
A programação também vai marcar o início de uma CAMPANHA DE DOAÇÕES, que podem ser feitas diretamente com depósito na conta corrente da Associação que representa o Galpão da Lua:

Banco: Banco do Brasil 001
Agência: 6609-5
Conta-corrente: 4215-3
Favorecido: Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas 
CNPJ 04.794.477/0001-47.


Acompanhem a programação e venham junto com a gente para garantir esse espaço que é da cidade!

Programação

Dia 19 de outubro – às 20h
Espetáculo: Cabaré Cultural
Local: galpão da Lua

Dia 20 de outubro – dás 14h às 22h
Evento: Som da Casa
Local: galpão da Lua

24 de outubro – Às 19h30
Mostra Curta na Linha – Oeste Paulista Abertura e apresentação de filmes em formato curta metragem produzidos em Presidente Prudente e no Oeste Paulista.
Local: Galpão da Lua
indicação: 14 anos


26 de outubro – Às 20h
Espetáculo: ROMPIENDO FRONTERAS - CIA.Ciquitos
Local: Galpão da Lua

Sobre os eventos:

Galpão da Lua apresenta: Relpi Me you que nóis agradece to you


O Cabaré Cultural está de volta!


Esse mês de outubro estamos comemorando 3 anos de ocupação!

Isso mesmo! Faz 3 anos que um prédio público histórico da cidade de Presidente Prudente, antes abandonado, largado as traças ganhou vida nas mãos do coletivos de artistas e transformou em um espaço cultural de resistência. Viva o Galpão da Lua!

O evento tem mais motivos especiais além do aniversário, a atual situação financeira do Galpão da Lua novamente não é nada boa. O coletivo corre o risco de ter que fechar as portas pela segunda vez em 2019. Sem condições de pagar as contas, sem fonte de financiamento, sem a aprovação de projetos e sem possibilidade de executar atividades internas com o recebimento de público, não há como sustentar uma estrutura mínima que precisa de energia elétrica, água, internet e serviços contábeis em dia.

A programação desse mês está linda, Som da Casa, Feira da Reforma Agrária, Espetáculos, Cinema! Diversos artistas da cidade abraçaram a causa e farão parte da programação para sagrar e salvar o Galpão da Lua.

O Cabaré Relpi Me you que nóis agradece to you vem com força total com atrações para todas as idades. O espetáculo acontece na rua, em frente ao Galpão e é graça! Os artistas passarão o chapéu e a renda será revertida para a manutenção do espaço.

O Cabaré Cultural é sempre um momento muito especial para o Coletivo, o espetáculo nunca é o mesmo, os grupos se misturam, criam cenas com diversos temas e linguagens e levam os trabalhos para a apreciação popular, as crianças se apresentam com seus pais, muitas pessoas de fora se apresentam e somam à cada edição. O Cabaré foi o espetáculo que ajudou a manter a sede em 2014, quando o espaço passou por dificuldades e também ameaçou fechar as portas.

Serviço
Dia 19 de OUTUBRO, sábado, A partir das 20h
Espetáculo: Cabaré Cultural
Local: Em frente ao Galpão da Lua
Rua Julio Tiezzi, 130 – Centro – Presidente Prudente



7ª Som da Casa
A 7ª edição do Som da Casa vem com tudo!

Domingo, 20 de outubro - Das 14h às 22h

Artistas confirmados:
Luis Arf
Denner Negreen - Negreen The Creator
Filhos DA CIÇA
Anderson Chizzolini
Reverso Prudente
Mateuzinho e os Umbigaê
Girassóis Hidráulicos
Como mestre de cerimônia Igor Enrique (BDV)

Essa edição tem dois motivos nobres, a comemoração dos 3 anos de Ocupação do Galpão da Lua e a urgência em arrecadação de fundos para a manutenção do espaço que mais uma vez corre o risco de ser fechado por falta de recursos.


Contribua com o Chapéu!


O "Som da Casa" foi criado em 2014 como um espaço para Grupos e Artistas da música compartilharem seus trabalhos com o público do Galpão da Lua.
Nesta 7ª edição contaremos com várias atrações regionais, parceiros e amigos com música da melhor qualidade
Matheuzinho e Os Umbigaê

Dia 20 de outubro – dás 14h às 22h
Evento: Som da Casa
Local: galpão da Lua






Mostra Curta Na linha – Pessoas Comuns, histórias incomuns - 2ª Edição
A Mostra Curta na linha é um evento de caráter cultural, não competitivo, que tem como objetivo incentivar a produção audiovisual na região de Presidente Prudente e no Oeste Paulista, divulgando o cinema nacional independente, e contribuindo com o calendário cultural regional como mais uma opção de entretenimento, informação e cultura. 


A mostra de 2019 conta ainda com uma série de oficinas formativas, resultado da parceria e apoio do Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) por meio da Secretaria de Cultura de Presidente Prudente, Sesc Presidente Prudente, e de Produtores de cinema local. 

A Mostra conta ainda com outras parcerias na realização do evento e premiações: Audio Way, Galpão da Lua, Unoeste de Presidente Prudente, Terra Park, Sicoob Paulista, Delta Publicidade e Corte a Laser, KNN Idiomas, entre outros.

Acompanhe a programação na página: fb.me/Mostracurtanalinha

24 de outubro - das 19:30 as 21:30 horas
10 Mostra Curta na Linha – Oeste Paulista Abertura e apresentação de filmes em formato curta metragem produzidos em Presidente Prudente e no Oeste Paulista.
Duração 2 horas
Indicação: 14 anos
Gratuito 
Local: Linha do trem Atrás do Galpão Cultural da Lua Barbosa

24 de outubro – Às 19h30
Mostra Curta na Linha – Oeste Paulista Abertura e apresentação de filmes em formato curta metragem produzidos em Presidente Prudente e no Oeste Paulista.
Local: Galpão da Lua
indicação: 14 anos

 Acompanhe a programação: fb.me/Mostracurtanalinha



Espetáculo ROMPIENDO FRONTERAS - CIA.Ciquitos (Braisl/Venezuela)
Espetáculo cômico de Circo para todas as idades, malabarismo, acrobacias e muita palhaçada garantem a risada do público presente
26 de outubro – Presidente Prudente SP - Às 20h
Espetáculo: ROMPIENDO FRONTERAS - CIA.Ciquitos
Local: Em Frente ao Galpão da Lua


Espetáculo Rompiendo Fronteras