Os shows gratuitos acontecem na rua em frente ao Ponto de Cultura que fica na Julio Tiezzi, ao lado da estação
O Galpão da Lua tem muito o que comemorar nesse mês de outubro e fará isso numa noite musical com convidadas muito especiais: o grupo Tons Afro e as Djs AlliBlack e Emily Souza,
Em outubro de 2016, o coletivo do Ponto de Cultura Galpão da Lua deixou o local onde pagava aluguel na Vila Brasil e ocupou um galpão abandonado no centro da cidade, ao lado do pátio da estação. Esse galpão, que pertence à União e é patrimônio histórico, com a chegada do coletivo, passou a ser preservado e a receber, na área externa, intensa programação cultural, que o coletivo também promove em outros espaços do município e região.
Desde então, passaram-se 8 anos e nesse período o coletivo enfrentou diversas ações da Prefeitura e do Ministério Público para sair do local, mas, felizmente, com apoio jurídico e amparado na legislação, e principalmente com o apoio da população que acompanha o trabalho do coletivo, o Ponto de Cultura continuou existindo e hoje está prestes a celebrar com a União um Termo de Cessão de Uso do imóvel, que irá garantir a regularização do espaço junto ao município, possibilitar a busca de recursos para o restauro e reforma do prédio e que também irá permitir o uso do espaço interno do galpão em atividades culturais.
O Galpão da Lua tem um histórico de 14 anos de atuação como Ponto de Cultura no município, tendo promovido centenas de ações e atividades culturais gratuitas e descentralizadas para a população
A primeira atração da noite festiva, que começa às 19 horas, será com as Djs AlliBlack e Emily Souza, que apresentam um setlist recheado de diversos gêneros da cultura negra, como hip-hop, blues, jazz, samba, soul e funk, e ainda ritmos que foram sucesso nos anos 90 até a atualidade.
Depois é a vez de Tons Afro. A banda, nascida em 2015, é formada por quatro mulheres pretas, e apresenta um show que une a força da ancestralidade africana à contemporaneidade da música brasileira. O grupo explora uma fusão rica de estilos e ritmos, criando arranjos inéditos que valorizam e enaltecem a cultura negra. Com um histórico de premiações e participações em eventos de destaque, como o Festival Afro Unidad em Los Angeles e o Festival de Música de Ourinhos, o Tons Afro tem como missão o protagonismo da mulher preta e a celebração das raízes africanas em suas composições e interpretações.
É hora de celebrar e relembrar – Galpão da Lua 8 anos de ocupação e de resistência por uma Cultura Viva!
Essa atividade tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do projeto "Ponto de Cultura Galpão da Lua", aprovado no edital estadual Nº 24/2023 de “Territórios culturais e pontos de cultura”.
Serviço:
Dia 25 de outubro, sexta feira
19h - DJ @emilysouza.dj , @alliblacknacena
20h30 - Show com @tonsafro
Local: Em frente ao Galpão da Lua, na rua Júlio Tiezzi - Centro
Arte gráfica @ricardobagge