sábado, 18 de maio de 2019

“A Próxima Companhia”, da cidade de São Paulo, traz espetáculo sobre o problema da moradia a Presidente Prudente.


No próximo sábado, dia 25 de maio, A Próxima Companhia apresenta o espetáculo Os Tr3s Porcos no Conjunto Habitacional João Domingos Netto. No mesmo dia, ministrará, em frente ao Galpão da Lua, uma oficina teatral que tem como base os elementos trabalhados no espetáculo.


Os Tr3s Porcos surgiu da necessidade de se entender a própria cidade como dramaturgia através da linguagem da rua e do circo, e trata de forma lúdica e cômica a questão habitacional, a especulação imobiliária e a falta de moradia, problemas próprios de nossas grandes cidades.

Inspirada na fábula Os Três Porquinhos e utilizando a máscara do palhaço, o espetáculo é concebido para ser apresentado em praças, ruas e locais de grande movimento lançando mão de técnicas de acrobacia, pirotecnia, circo. Ao mesmo tempo em que usa uma estrutura dramatúrgica com expedientes épicos, cenários e figurinos alegóricos. O espetáculo busca aproximação e interação com o público transeunte, expondo a questão da moradia através da linguagem do palhaço, que explora o ridículo, o grotesco e a inadequação.


A Próxima Companhia tem apresentado Os Tr3s Porcos em praças, ruas e espaços culturais de grande fluxo e em todas as apresentações é imediata a identificação do público com os personagens. O espetáculo já circulou por diversas localidades da cidade de São Paulo, Recife, Cuiabá e Distrito Federal, e chega a Presidente Prudente por intermédio do edital ProAC Circulação de Artes Cênicas para Rua, e apoio local do Coletivo Cultural Galpão da Lua.

Sobre a oficina


Com duração de quatro horas (4h), a oficina de teatro proposta tem como eixo artístico-pedagógico o processo de criação do espetáculo Os Tr3s Porcos que são a comicidade, o teatro épico e a rua. Os participantes vivenciarão o compartilhamento das práticas de improvisação, treinamentos energéticos e a relação do ator com o espaço urbano, elementos que foram utilizadas pra criação do espetáculo. É necessário fazer inscrição prévia.

Sobre o grupo

A Próxima Companhia, formada em 2001, tem em sua trajetória uma prática teatral baseada em pesquisas, experimentações e criações artísticas voltadas ao trabalho do ator e sua relação com o público e ao desenvolvimento de uma dramaturgia própria em diálogo com a cidade com foco nas questões sociais e de memória coletiva. Saiba mais em https://www.aproximacompanhia.com.br/tresporcos.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público.


Serviço

O quê: Oficina de Teatro
Quando: 25 de maio (sábado) das 14h às 18h
Onde: Em frente ao Galpão da Lua
Inscrições: producaofederacao@gmail.com
Contato: (18) 99742 5994

O quê: Espetáculo Os Tr3s porcos
Quando: 25 de maio (sábado) às 20h
Onde: Praça do Wi-Fi do João Domingos Netto

Sinopse
Três porcos procuram um lugar para construir suas casas. O conto infantil desta vez dirige-se também aos adultos e se passa na cidade, onde o espaço está cada vez mais disputado com o Lobo, o dono do lugar, que fará de tudo para obrigar os porcos a beneficiá-lo e impedir que eles atrapalhem a manutenção e a construção de seus empreendimentos.

Após a apresentação, será realizada uma dinâmica mediadora entre a companhia e o público interessado.

Obs.: Em caso de chuva o espetáculo será transferido para o pátio da Escola Sylvia Marlene Pereira Faustino, na Rua Diogo Parra Peres, 100.

Colabore com o chapéu do Artista de Rua!