sábado, 19 de junho de 2021

O RuAr está de volta com 60 apresentações em Presidente Prudente

 RuAr - O circo sobre rodas, espetáculo criado para ser apresentado na porta da casa das pessoas, com toda segurança, nesse momento de pandemia, irá visitar 6 regiões da cidade entre os meses de junho e julho. As apresentações começam neste sábado, dia 19, nas imediações do Jardim Cobral, e no domingo, pelas ruas da zona leste.

As apresentações são gratuitas! Essa circulação acontece como contra partida do Galpão da Lua ao Projeto aprovado no Edital ProAC da Lei Aldir Blanc/2020 Prêmio “Neide Rodrigues Gomes” de Patrimônio Imaterial: Cultura popular tradicional e urbana. Ao todo serão 60 apresentações.


Programação de estreia do projeto:

Sábado - 19 de junho - Entre 14h e 17h
Local: Residencial III Milênio, Jd. Leonor, Jd. Cobral e Res. São Paulo

Domingo – 20 de maio – Entre 14h e 17h
Local:
Vila Marcondes, Parque Furquim, Jardim Itapura e Vila Brasil

RuAr foi um trabalho criado pelos artistas do Galpão da Lua, em agosto de 2020, como possibilidade para poderem se apresentar ao vivo, mesmo no contexto da Pandemia do COVID 19. Esse foi um reencontro dos artistas, da arte, com o público, com a garantia da segurança necessária para o momento tão delicado de saúde pública que vivemos.

Esse trabalho, apesar de muito jovem, já nos proporcionou momentos e encontros maravilhosos. Com uma trajetória bastante significativa, o espetáculo já circulou fora de Presidente Prudente, em mostras como a Virada Cultural da Cidade de São Paulo em 2020.

Como funciona o RuAr?

São apresentações curtas, voltadas para as frentes das casas, de forma que os seus moradores não precisem sair delas para assistir.

Uma Van transformada num carro alegórico circenses, equipada com um potente som e uma banda instalada no teto, estaciona em um local previamente determinado e começa a interagir com o público vizinho, apresentando cenas cômicas e números de malabarismo, acrobacia, equilíbrio e perna de pau, entre outros.  

As apresentações duram, aproximadamente, 10 minutos, e acessam um número pequeno de pessoas a cada parada, mas, sendo um circo sobre rodas, que circula parando em diferentes pontos de um mesmo bairro ou de uma cidade, ao final, acaba sendo visto por um grande público.

Este é um circo sobre rodas adaptado ao momento de pandemia que vivemos, uma proposta que permite à arte encontrar o público, de forma presencial, mas respeitando as normas de distanciamento social.

Participam do Ru Ar, o grupo Rosa dos Ventos, a Cia. Cirquito e artistas independentes do Galpão da Lua, um total de 7 integrantes.

Fiquem atentos que esse incrível espetáculo pode ser apresentado na porta da sua casa. Até o dia 12 de julho trabalho passará por diversas localidades da cidade. A programação completa e demais informações são encontradas nas redes Sociais do Coletivo Galpão da Lua.