sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A 3ª MOSTRA GALPÃO DA LUA CONTINUA E PERCORRE DUAS REGIÕES DE PRUDENTE


Batucada Popular Luana Barbosa - Foto de Fernando Matinez

Desta vez a Mostra vai passar por bairros das zonas norte e sudoeste da cidade, com quatro grandes atrações.

A 3ª Mostra Galpão da Lua continua neste sábado e domingo, dias 06 e 07 de novembro, com a arte itinerante percorrendo duas regiões extremas da cidade, a zona norte e a sudoeste de Prudente. Na primeira, receberão as atrações os bairros Jardim Novo Bongiovani, Residencial São Paulo, Residencial III Milênio, Jardim Leonor, Jardim Panorâmico e Jardim Cobral. Do outro lado da cidade, os bairros Jardim Prudentino, Residencial Monte Carlo e Conjunto Hab. Ana Jacinta. Serão vinte pontos diferentes, distribuídos entre esses bairros, com atrações de música, cenopoesia e circo.


Afrodeus - Saulo
De Prudente participam “Mhá Vieira & Saulo” e a “Batucada Luana Barbosa”, de Mirante do Paranapanema-SP vem o “Circo Milly” e de Brasília-DF o “Randall Circo”. É o Carro da Arte, com grandes atrações, levando muita alegria para as pessoas, com apresentações rápidas, onde o público não precisa sair de casa para assistir, já que elas acontecem na rua, na calçada, em qualquer lugar. Tudo vai acontecer com a presença de uma van-palco, que chega chegando, igual ao carro do ovo, do produto de limpeza, da pamonha, do churros, do comprador de ferro velho... é a Arte de Rua encontrando novamente o seu lugar, abrindo caminhos, com o maior cuidado possível para encantar as pessoas e manter a tradição de que o artista vai onde o povo está!

Mah Vieira e Saulo, apresentam cinepoesias do espetáculo Marginália e Afrodeus. A dupla de Prudente faz parte dos movimentos de resistência cultural da cidade, e levará para o público toda a beleza da poesia marginal da juventude. Mah Vieira é poeta, Educadora Social e militante da Frente Pela Vida das Mulheres. Escritora lésbica, publicou recentemente o seu primeiro livro “ Filha da Luta - a Poesia Marginal como ferramenta de luta e transformação social”. Saulo, também é poeta e como ele mesmo diz, um “muleke preto e gay de lugar nenhum”. Atualmente é estudante de Geografia pela FCT-Unesp de Pres.Prudente.

Randall Circo, de Brasília-DF, apresentará números de manipulação de objetos e equilíbrio que utilizam as incríveis técnicas de faquir, uma modalidade circense muito antiga que mistura feitos de resistência corporal ou suposta magia. O artista Samir, do Randall, é um circense multidisciplinar, dedicado ao malabarismo e ao faquirismo. Em 2007 fez a sua primeira participação na convenção internacional de circo e, desde então, vivenciou diversas experiências no mundo do circo. Em 2016, fez aperfeiçoamento artístico na Fundação Circo Nacional da Venezuela. No Brasil, já trabalhou em circos, participou de festivais, ministrou oficinas e fez parcerias com diversos grupos e coletivos.

Handall Circo - Venezuela/ Brasília DF


Circo Milly
O Circo Milly trará os mais tradicionais números do circo, como os malabarismos de clave, chapéu, bolinhas, números de contorcionismo e flexibilidade e divertidas gags de palhaço. Os artistas fazem parte de uma família circense tradicional e circulam com um pequeno circo de lona por pequenas cidades e bairros de cidades maiores. Atualmente, tem sede em Mirante do Paranapanema-SP.

A Batucada Lua Barbosa, de Presidente Prudente, irá abrilhantar as paradas com ritmos brasileiros que servirão de “esquenta” para as demais atrações. Uma batucada é feita por jovens que utilizam a música como instrumento de organização e participação social. O nome da Batucada surgiu em homenagem a Luana de Almeida Barbosa, que teve uma morte violenta, em 2014, ainda jovem, e era integrante do coletivo que hoje leva o seu nome e realiza a Mostra.

A Mostra Galpão da Lua segue até o dia 21 de novembro, sempre aos finais de semana. Ao todo, são dezesseis artistas e grupos vindos de diversos lugares do Brasil. O formato itinerante da Mostra tem o objetivo de não promover aglomeração e assim evitar a propagação da Covid-19, realizando apresentações rápidas, de no máximo 15 minutos, distribuídas em 150 pontos espalhados por bairros e distritos de Presidente Prudente.

A 3ª edição da Mostra Galpão da Lua é uma realização do Ponto de Cultura Galpão da Lua com o apoio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura, através do PROAC Expresso LAB 60 - “Prêmio por histórico de realização de mostras, festivais, mercados, feiras e festas literárias, premiações e outros eventos culturais”.

Todas as informações da Mostra estão disponíveis nas redes sociais do @Galpão da Lua.


Serviço:

- Dia 06/11 – das 15h às 18h. Local: Jardim Novo Bongiovani, Residencial São Paulo, Residencial III Milênio, Jardim Leonor, Jardim Panorâmico e Jardim Cobral

- Dia 07/11 – das 15h às 18h. Local: Jardim Prudentino, Residencial Monte Carlo e Conjunto Hab. Ana Jacinta

Atrações: Mah Vieira e Saulo, Circo Milly, Randall Circo e Batucada Luana Barbosa.
 Marginália - Mah Vieira