quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Domingo tem espetáculo do Galpão da Lua no Parque do Povo

A apresentação, destinada para pessoas de todas as idades, é uma celebração que encerra a intensa e diversa programação artística promovida pelo Galpão em 2024.

O Espetáculo de variedades Cabaré Cultural será apresentado neste domingo as 17h, no Parque do Povo em Presidente Prudente. Essa atividade será a última do ano promovida pelo coletivo, que promete muito mais coisa boa para 2025.

Foto de Gasalucinação
O ano de 2024 foi muito importante para o Galpão da Lua que por meio de um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo, destinado aos Pontos de Cultura, pode desenvolver diversas atividades artísticas com estrutura e muita qualidade. Ao longo do ano, foram realizados eventos como o Bloco de Carnaval ÊtaNóis, A Festa Junina, o projeto Som da Casa, O Sarau da Lua, Noite do Hip Hop, comemoração de 8 anos de ocupação, A Mostra de Artes Cênicas, além de oficinas e a programação de música que acontece mensalmente na Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular.

Aproximadamente 140 artistas, locais e de outras regiões, tiveram seus espetáculos e Shows contratados para os eventos, calculamos que nas 29 atividades realizadas em 2024 acessamos um público de mais de 3.500 pessoas diretamente. Sem contar as inúmeras atividades que são apoiadas pelo Galpão.

Apresentar o Cabaré é uma forma de fechar o ano em festa, uma ação artística que traz em sua programação os grupos que integram o Ponto de Cultura Galpão da Lua. O espetáculo de variedades faz parte do projeto que está sendo realizando com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A apresentação é gratuita!

Sobre o Cabaré Cultural

Um espetáculo de variedades que reúne os artistas do Galpão da Lua. O público tem a oportunidade de apreciar uma apresentação lúdica e divertida, com atrações de várias vertentes culturais. A apresentação tem esquetes de teatro, números de circo, gags de palhaços, brincadeiras musicais e contação de histórias.

Foto de Gasalucunação
Ficha técnica do espetáculo:

Criação: Galpão da Lua.Direção, figurino e cenário: Criação Coletiva.
Elenco: Luis Valente, Tiago Munhoz, Fenando Ávila, Jessica Camarim, José Junqueira, Igor Cardoso, Mariane Palhares, Giulia Munhoz e Ana Paula Carneiro.
Duração: 60 minutos.
Classificação: Livre.


Serviço:

Domingo, dia 15/12 – às 17 horas
Espetáculo Cabaré Cultural – Galpão da Lua
Local: Parque do Povo, próximos aos Quiosques da Av. 11 de maio – Presidente Prudente

Foto de Gasalucinação

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

O GALPÃO DA LUA RECEBE NOS DIAS 04 E 05 DE DEZEMBRO O GRUPO "CONTADORES DE MENTIRA" COM ESPETÁCULO E OFICINAS.


    O grupo contadores de mentira hoje está estabelecido em Mairiporã - SP, território que acolheu o espaço e o grupo.

    Sua fundação foi em 1995 na cidade de Suzano - SP, onde por 28 anos atuou firmemente e também manteve sua sede como um espaço cultural físico por 10 anos.

    Produz obras teatrais, festivais, encontros, formações artísticas, demonstrações técnicas de trabalho, intercâmbios culturais, e sobretudo, um diálogo de articulação, atitude e fortalecimento entre cidadão e cultura. 

    O grupo se dedica à pesquisa do teatro de rito, desenvolvendo trabalhos que partem da antropologia teatral, história, política e sociedade, e das tradições populares brasileiras. Está ligados a redes nacionais e internacionais e construiu um percurso sólido com suas obras e investigações teatrais, tendo compartilhado seus estudos pelo brasil, américas do sul, norte, Central e Europa.

ESTADO DE REVOLTA 

    Em cena, as mesas estão postas para a negociação. ou para o banquete... mas quem senta à mesa? quem come e o que come enquanto devoram nossos direitos? Estado de revolta é uma obra manifesto, uma metáfora de nós mesmos depois de tantas lutas. Embora muitas derrotas, nenhuma delas perdidas de fato, visto que nunca abandonadas... é um estado de nervos, é sobre a luta de classes onde as personagens são alegorias desta luta! qual o limite da exploração? até onde suportamos a violência capitalista antes da revolta explodir no seio do povo? também é sobre o declínio das organizações sindicais e populares diante da precarização do trabalho na era neoliberal. É sobre as traições daqueles que escolheram abraçar o poder, e não o povo... É sobre o avanço do conservadorismo religioso e do fascismo entre as massas populares, é sobre a construção de novas formas de luta, é sobre a necessidade de organização da classe trabalhadora, é sobre encontrar no passado o que nossos ancestrais ensinaram enquanto lutavam... que a festa é o ensaio da revolução!


FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO: Cleiton Pereira.

DRAMATURGIA: Felipe Vieira De Galisteo.

CONTRIBUIÇÃO DRAMATÚRGICA: Cleiton Pereira.

ATUAÇÃO: Cleiton Pereira, Daniele Santana, Felipe Vieira De Galisteo, Kaique Calisto, Rafael Braga, Samuel Vital E Yas Guidella.

COMPOSIÇÃO E DIREÇÃO MUSICAL: Rafael Braga.

CONCEPÇÃO CENOGRÁFICA, DE FIGURINOS E ADEREÇOS:

Grupo Contadores De Mentira.

PREPARAÇÃO CORPORAL: Cleiton Pereira.

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Daniele Santana.

PRODUÇÃO DE CENOGRAFIA: Alessandro Silva.

ILUMINAÇÃO: Tomate Saraiva.

COMUNICAÇÃO: Kaique Calisto.

DESIGNER GRAFICO: Designer Grafico: Wallace Lima.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: Douglas Cordeiro (Direção)

Greice Emer (Câmera) Ana Paula Ferraresi (Foto)

PRODUÇÃO: Líria Cultural E Grupo Contadores De Mentira,

REALIZAÇÃO: Grupo Contadores De Mentira.

AGRADECIMENTOS: Carmen Miguel Nascimento, Lindomar Sena,

Vanessa Oliveira, Vânia E Vanessa Stela.


Serviço

Espetáculo: “ESTADO DE REVOLTA”

Dia 05/12/2024

Local: Centro Cultural Matarazzo – sala armazém

Por ordem de chegada, sujeito a lotação 100pessoas.

Classificação indicativa 16 anos.


Oficina: POESIA EM FLUXO com Felipe Vieira de Galisteo 

Dia 04/12 às 19h

A oficina aborda, através de exercícios práticos, o conceito de fato poético em diálogo com a técnica de fluxo de consciência no âmbito da escrita criativa

Galpão da Lua -  Rua Julio Tiezzi, 130

Classificação indicativa 16 anos.

Inscreva-se no formulário: https://forms.gle/frS2EQZYRxkDGVW3A


Oficina: A VOZ COMO UM INSTRUMENTO DE POTÊNCIA com Rafael Braga

Dia 05/12  às 13h

Através de exercícios e práticas retiradas de técnicas de canto lírico italiano, vamos conscientizar e potencializar a voz falada e cantada, trazendo um foco para esse elemento tão importante, mas às vezes esquecido, do fazer teatral.

Galpão da Lua -  Rua Julio Tiezzi, 130

Classificação indicativa 16 anos.

Inscreva-se no formulário: https://forms.gle/frS2EQZYRxkDGVW3A


terça-feira, 19 de novembro de 2024

PROJETO BUIÚ & TETA PALHAÇANDO POR AÍ CHEGA À PRESIDENTE PRUDENTE (SP), COM ESPETÁCULOS, OFICINAS E CORTEJO CÊNICO, DE 21 A 24 DE NOVEMBRO

Formada pelos artistas circenses Karine Lopes e Wilson Saraiva, dupla atua desde 2018 na pesquisa da linguagem do palhaço no contexto das intervenções urbanas

O projeto itinerante “Buiú & Teta Palhaçando Por Aí”, idealizado e apresentado pelos artistas circenses Karine Lopes e Wilson Saraiva, estará em cartaz em Presidente Prudente (SP), entre os dias 21 e 24 de novembro. Nesta temporada, a dupla já realizou apresentações nas cidades de São Carlos, Santos, Guarulhos, Pindamonhangaba, Francisco Morato, Ubatuba, Amparo e Botucatu.

Foto de Andressa Venâncio

A programação do projeto contempla cinco atrações: o Cortejo de Chegança, intervenção cênica com a participação de artistas locais; os espetáculos “A Trombeta Apocalíptica” e “A Cruzada”; e oficinas formativas de figurino para palhaçaria e intervenção urbana. Todas as atividades são gratuitas e contarão com intérprete de libras.

Em Presidente Prudente, o projeto tem início no dia 21 de novembro, quinta-feira, às 12h, com o Cortejo de Chegança, na Praça 9 de Julho (Centro); e com a Oficina de Figurino para Palhaçaria, das 19h às 22h, no Galpão da Lua (R. Júlio Tiezzi, 130 - Centro). Já no dia 22 de novembro, sexta-feira, será a vez da intervenção “A Cruzada”, às 11h, na Praça 9 de Julho e do Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, também no Galpão da Lua, das 19h às 22h. 

As atrações continuam no fim de semana, com “A Trombeta Apocalíptica” sendo encenada no dia 23 de novembro, sábado, às 16h30, no Parque do Povo (R. Dr. João Gonçalves Foz, 614 - Jardim Marupiara); e, dia 24 de novembro, domingo, com o encerramento do Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, das 19h às 22h, em local a ser definido pelos participantes.

As duas atividades formativas têm vagas limitadas (25 pessoas por oficina) e recebem inscrições pelo link https://linktr.ee/duplabuiueteta. 

“Nosso circo é diferente, sob a grande lona do céu. Chegaremos às cidades inspirados pelo circo tradicional e contemporâneo, pelos artistas de rua, pelo teatro, pela intervenção, pela música e pelo riso. E vamos nos juntar a artistas, espaços culturais para festejar e refletir sobre alegrias e dores, além de propor ações formativas para compartilhar juntos o circo que pulsa em todos nós”, antecipam Karine Lopes e Wilson Saraiva. 

Mais sobre as atrações

Cortejo de Chegança  
O Cortejo de Chegança é uma experiência cênica articulada com artistas locais, que remete à chegada dos circos tradicionais às cidades, cena que marcou diversas gerações. A proposta é partilhar os saberes artísticos e envolver o público em um jogo de palhaçaria entre a dupla, alternando o deslocamento com momentos de pausa para números de habilidades circenses. 

Foto de Felipe Oliveira
A Trombeta Apocalíptica
Idealizado a partir das linguagens do circo e do teatro, retrata as angústias que marcaram o período da pandemia, por meio da palhaçaria e da construção de gags cômicas. A encenação aproxima a dupla de palhaços das figuras de charlatões que ocupam as ruas para vender remédios milagrosos ou realizam truques para conquistar o gosto – e o bolso – da audiência.

A Cruzada
A Cruzada surgiu durante a pandemia, a partir da premissa da dupla em se comunicar com trabalhadores que não puderam deixar seu ganha-pão e tinham que sair de casa. Em uma praia cênica, os palhaços convidam o público a resolver charadas de uma palavras cruzadas, rompendo o cotidiano com leveza, para amenizar as aflições.

Oficina de Figurinos para Palhaçaria
A oficina é orientada pela atriz e palhaça Karine Lopes, também formada em moda. A atividade compartilha suas experiências a partir da criação de trajes cênicos para grupos de palhaçaria, desde a pesquisa até a dramaturgia a partir deles, passando pela pesquisa, montagem de traquitanas e suas inúmeras possibilidades. O conteúdo é direcionado a profissionais das artes, mas também à população em geral interessada no tema.
 
Workshop de intervenção Cênico-Urbana
Nesta oficina, a dupla de palhaços compartilha suas pesquisas, inquietações estéticas e de linguagem na criação de intervenções em espaços públicos. O workshop é dividido em dois dias: no primeiro, os participantes entram em contato com conceitos e referências que pautam o trabalho da dupla; no segundo, realizam uma atividade prática no espaço urbano local.

Sobre Buiú & Teta
Foto de Jamil Kubruk
A dupla, criada em 2018 pelos artistas Karine Lopes e Wilson Saraiva, tem como intuito pesquisar teatro, circo e intervenção urbana. Em 2019, foi contemplada pelo Edital de Fomento ao Circo para a Cidade de São Paulo para pesquisa, criação e apresentação do espetáculo A Trombeta Apocalíptica, com direção de Cida Almeida. 


Em 2021, circulou pelo Estado de São Paulo, por meio do ProAc, com A Trombeta Apocalíptica e o Workshop de Intervenção Cênico-Urbana, em seis cidades. Em 2022 veio a circulação por praças da capital paulista, no programa Praças da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e, em 2023, apresentações no Centro Cultural Santo Amaro, na Virada Cultural, na Jornada do Patrimônio e no Especial Dia das Crianças, todas pela SMC. 

Entre as atividades mais recentes da dupla estão a reestreia da intervenção A Cruzada nas unidades do SESC em Birigui e Osasco e a participação na programação do Teatro Flávio Império, do SESC Mogi das Cruzes.

SERVIÇO | FICHA TÉCNICA

BUIÚ & TETA PALHAÇANDO POR AÍ

PRESIDENTE PRUDENTE (SP) | De 21 a 24 de novembro de 2024

 

Quinta-feira, 21 de novembro

       CORTEJO DE CHEGANÇA

Horário: 12h

Local: Praça 9 de Julho

No Centro

       OFICINA DE FIGURINO PARA PALHAÇARIA

Horário: das 19h às 22h

Local: Galpão da Lua

R. Júlio Tiezzi, 130 - Centro). 25 Vagas, inscrições pelo link: https://linktr.ee/duplabuiueteta.


Sexta-feira, 22 de novembro

       “A CRUZADA”

Horário: 11h

Local: Praça 9 de Julho (Centro)

Sinopse: Buiú & Teta montam uma praia e convidam o público-transeunte, em meio à correria do dia a dia, a se divertir tomando banho de sol e a resolver uma cruzadinha de jornal de uma edição mais que especial. Entre palavras cruzadas, cruzam olhares, trocam risos, destrocam palavras e contam com a união do respeitável público para enfim resolver as charadas d’A Cruzada.

Idealização, Concepção e Interpretação: Karine Lopes e Wilson Saraiva

Cenografia e Figurino: Karine Lopes 


       WORKSHOP DE INTERVENÇÃO CÊNICO-URBANA

Horário: das 19h às 22h

Local: Galpão da Lua

R. Júlio Tiezzi, 130 - Centro). 25 Vagas, inscrições pelo link: https://linktr.ee/duplabuiueteta.

Sábado, 23 de novembro

       “A TROMBETA APOCALÍPTICA”

Horário: 16h30

Local: Parque do Povo (Centro)

Rua Dr. João Gonçalves Foz, 614 – Jardim Marupiara.

Sinopse: Os palhaços Buiú & Teta chegam na cidade com seu carrinho de quitutes de reviradinhos Vai Que Sobra. Ao iniciar mais um dia de trabalho, a dupla é interrompida por uma trombeta que berra absurdos, afligindo e impedindo que os dois continuem com seus negócios gastronômicos. Entre as notícias estão um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e a barriga que ronca sem parar. Será que essa dupla sobreviverá a esse apocalipse?

Dramaturgia e Interpretação: Karine Lopes e Wilson Saraiva | Direção e Provocações Dramatúrgicas: Cida Almeida | Preparação corporal, de cascatas e gags: Erickson Almeida | Cenografia e Figurino: Karine Lopes | Cenotécnico: Leandro Bruno | Assistente de Figurino: Thales Alves | Vozes do Gramelot Final: Palhaço Clerouak e Cida Almeida. 

Domingo, 24 de novembro

        WORKSHOP DE INTERVENÇÃO CÊNICO-URBANA

Horário: das 19h às 22h

Local: A ser definido pelos participantes

25 Vagas, inscrições pelo link: https://linktr.ee/duplabuiueteta.


Foto de Andressa Venâncio


quarta-feira, 13 de novembro de 2024

GALPÃO DA LUA LEVA ATIVIDADES ARTÍSTICAS PARA MIRANTE DO PARANAPANEMA E ROSANA

A programação começa nesta quinta-feira (14) e prossegue até o dia 17 de novembro. Será realizada uma oficina artística e três apresentações do espetáculo coletivo Cabaré Cultural.


O Ponto ­de Cultura Galpão da Lua vai mais uma vez para a escola rural Santa Clara, no município de Mirante do Paranapanema, onde realizará uma oficina de circo e uma apresentação do seu espetáculo coletivo Cabaré Cultural.

A escola já recebeu outras atividades culturais da programação do Galpão da Lua e esse retorno é a continuidade de um processo de formação e difusão cultural que envolve os alunos, professores e, especialmente, um grupo amador que trabalha com teatro e outras linguagens artísticas na comunidade escolar.

Depois da escola Santa Clara o Ponto de Cultura segue para o município de Rosana para realizar mais duas apresentações do espetáculo, sendo, uma na feirinha do distrito de Primavera e outra na Praça dos Pioneiros em Rosana.


As atividades fazem parte de dois projetos que o Ponto de Cultura está realizando com o apoio da Lei Paulo Gustavo e de uma emenda parlamentar da deputada estadual Márcia Lia, através da
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O Ponto de Cultura Galpão da Lua tem cada vez mais articulado outros territórios da região de Presidente Prudente e do Pontal do Paranapanema com a proposta de democratizar bens culturais e promover a cidadania cultural, ampliando sua programação para comunidades de assentamentos rurais e a população de diversas cidades e distritos.

Confira mais informações da programação.


Oficina de Circo.

Ministrada pelo Grupo Rosa dos Ventos, a oficina tem o objetivo de compartilhar as técnicas utilizadas pelo grupo em seus espetáculos. Os participantes praticam perna de pau, acrobacia, malabarismo, bambolê e monociclo. Será voltada para os estudantes da escola Santa Clara. 



Cabaré Cultural.

Um espetáculo de variedades que reúne os artistas do Galpão da Lua. O público tem a oportunidade de apreciar uma apresentação lúdica e divertida, com atrações de várias vertentes culturais. A apresentação tem esquetes de teatro, números de circo, gags de palhaços, brincadeiras musicais e contação de histórias.


Ficha técnica do espetáculo: Criação: Galpão da Lua. Direção: Coletiva. Figurino e Cenário: Criação Coletiva. Elenco: Luis Valente, Tiago Munhoz, Fenando Ávila, Jessica Camarim, José Junqueira, Igor Cardoso, Mariane Palhares, Giulia Munhos e Ana Paula Carneiro. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.


Serviço:

Mirante do Paranapanema-SP

  • Quinta feira, dia 14. Oficina de Circo - das 10h às 12h. Espetáculo Cabaré Cultural – às 14h30. Local: Escola Santa Clara

Rosana

  • Sexta feira, dia 15. Cabaré Cultural do Galpão da Lua – às 20h. Local: Feira Livre Isaac Amaral Alves (Espaço da Feirinha) do Distrito de Primavera.

  • Domingo, dia 17. Cabaré Cultural – ás 16 horas. Local: Praça do Pioneiro.






quarta-feira, 6 de novembro de 2024

GALPÃO DA LUA RECEBE A BANDA STERIONATOS NA FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA NESTE FIM DE SEMANA

A atividade acontece no sábado 09 em frente ao Galpão da Lua




Neste sábado, dia 9 de Outubro, das 9h às 13h, acontece a tradicional Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular do Galpão da Lua e, durante a feira, terá início uma linda programação artística, com dois espetáculos e uma oficina com a Trupe Olho da Rua, de Santos-SP, atividades que acontecem na rua Júlio Tiezzi, em frente ao Galpão da Lua, com encerramento na noite de domingo.


Na feira acontece a venda de diferentes produtos agroecológicos e orgânicos de assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo. O seu diferencial é a possibilidade de comprar alimentos agroecológicos e orgânicos, diretamente do pequeno produtor, com preço acessível e popular, como também promover e fomentar a economia popular e criativa, já que há a comercialização de uma série de outros produtos vinculados ao projeto da reforma agrária e à produção artesanal desenvolvida por moradores do município.


Com formação consolidada há quase um ano, os Stereonatos trazem em seu repertório grandes clássicos do rock nacional e internacional, transitando principalmente entre as décadas de 1960 e 1990.



Nomes consagrados como Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Chuck Berry, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Legião Urbana, entre outros, dão a tônica de um universo musical já eternizado no mundo do rock.


A banda também apresenta conteúdo autoral, trazendo toda a sonoridade dos artistas que os influenciam. 

Sua formação atual conta com João Pimenta (guitarra e voz), Fernando Heck (guitarra e voz), Danilo Carvalho (baixo e voz) e Ian Damaceno (bateria).

Confira mais detalhes da programação:


Feira da Reforma Agraria, Cultura e Economia Criativa


Com comidas e doces veganos, caseiros e artesanais, banca de livros, peças de crochê, biojoias, plantas e uma praça de alimentação variada, além da comercialização de diversos produtos agrícolas orgânicos e atividades culturais, a Feira acontece mensalmente no Galpão da Lua com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.


A atividade conta com acessibilidade em libras das 10h às 11h


SERVIÇO:


  • Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular /Show com a banda Sterionatos

          Sábado, 9, das 9 às 13 horas



segunda-feira, 21 de outubro de 2024

EM EVENTO COMEMORATIVO DE 8 ANOS DE OCUPAÇÃO, O GALPÃO DA LUA RECEBE TONS AFRO, EMILY SOUZA E ALLIBLAK PARA UMA NOITE MUSICAL NESTA SEXTA FEIRA

 Os shows gratuitos acontecem na rua em frente ao Ponto de Cultura  que fica na Julio Tiezzi, ao lado da estação


O Galpão da Lua tem muito o que comemorar nesse mês de outubro e fará isso numa noite musical com convidadas muito especiais: o grupo Tons Afro e as Djs AlliBlack e Emily Souza,

Em outubro de 2016, o coletivo do Ponto de Cultura Galpão da Lua deixou o local onde pagava aluguel na Vila Brasil e ocupou um galpão abandonado no centro da cidade, ao lado do pátio da estação. Esse galpão, que pertence à União e é patrimônio histórico, com a chegada do coletivo, passou a ser preservado e a receber, na área externa, intensa programação cultural, que o coletivo também promove em outros espaços do município e região. 

Desde então, passaram-se 8 anos e nesse período o coletivo enfrentou diversas ações da Prefeitura e do Ministério Público para sair do local, mas, felizmente, com apoio jurídico e amparado na legislação, e principalmente com o apoio da população que acompanha o trabalho do coletivo, o Ponto de Cultura continuou existindo e hoje está prestes a celebrar com a União um Termo de Cessão de Uso do imóvel, que irá garantir a regularização do espaço junto ao município, possibilitar a busca de recursos para o restauro e reforma do prédio e que também irá permitir o uso do espaço interno do galpão em atividades culturais.

O Galpão da Lua tem um histórico de 14 anos de atuação como Ponto de Cultura no município, tendo promovido centenas de ações e atividades culturais gratuitas e descentralizadas para a população

A primeira atração da noite festiva, que começa às 19 horas, será com as Djs AlliBlack e Emily Souza, que apresentam um setlist recheado de diversos gêneros da cultura negra, como hip-hop, blues, jazz, samba, soul e funk, e ainda ritmos que foram sucesso nos anos 90 até a atualidade.


    Depois é a vez de Tons Afro. A banda, nascida em 2015, é formada por quatro mulheres pretas, e apresenta um show que une a força da ancestralidade africana à contemporaneidade da música brasileira. O grupo explora uma fusão rica de estilos e ritmos, criando arranjos inéditos que valorizam e enaltecem a cultura negra. Com um histórico de premiações e participações em eventos de destaque, como o Festival Afro Unidad em Los Angeles e o Festival de Música de Ourinhos, o Tons Afro tem como missão o protagonismo da mulher preta e a celebração das raízes africanas em suas composições e interpretações.



É hora de celebrar e relembrar – Galpão da Lua 8 anos de ocupação e de resistência por uma Cultura Viva!

Essa atividade tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do projeto "Ponto de Cultura Galpão da Lua", aprovado no edital estadual Nº 24/2023 de “Territórios culturais e pontos de cultura”.



Serviço:


Dia 25 de outubro, sexta feira

19h - DJ @emilysouza.dj , @alliblacknacena

20h30 - Show com @tonsafro


Local: Em frente ao Galpão da Lua, na rua Júlio Tiezzi - Centro


Arte gráfica @ricardobagge


Sábado dia 26 o Galpão da Lua recebe Claudio Santos com exibição do filme: “Memórias da Ditadura no Oeste Paulista”

 É uma imersão na história e nas vivências das comunidades da região de Presidente Prudente durante os anos da ditadura militar no Brasil. Por meio de relatos e depoimentos daqueles que viveram este período, o documentário revela as histórias de resistência e coragem que permearam a cidade e os arredores durante os anos de repressão política, entre 1964 e 1985.

Além disso, ressalta a importância crucial da preservação da memória histórica e do legado de luta por liberdade e justiça, servindo como um lembrete dos perigos do autoritarismo e da importância contínua da defesa dos direitos humanos.


O filme não se limita a narrar os eventos do passado, mas também oferece uma reflexão sobre o significado e a relevância dessas experiências para as gerações atuais e futuras, sublinhando a importância de aprender com o passado para garantir um futuro justo e democrático.


O documentário “Memórias da Ditadura no Oeste Paulista” conta com direção de Claudio Oliveira, roteiro e fotografia de Matheus Maturano, pesquisa de Heitor Ribeiro e Claudio Santos e produção de Claudio Santos.

A Importância da Exibição no Dia da Democracia

Exibir o documentário Memórias da Ditadura no Oeste Paulista no dia 26 de Outubro, em alusão ao Dia da Democracia (25), é um gesto simbólico e urgente. Esta data, marcada pela morte de Vladimir Herzog, um dos muitos jornalistas vítimas do regime militar, nos lembra da fragilidade da democracia e da necessidade contínua de protegê-la. Em um momento em que o país ainda lida com os ecos do autoritarismo, a exibição desse filme reforça a importância de manter viva a memória das lutas passadas e reconhecer o valor da liberdade de expressão e dos direitos humanos.


Ao revisitar as histórias de resistência no interior paulista, o documentário serve como um alerta sobre os riscos de negligenciar a história e permite que novas gerações entendam o peso da democracia conquistada. É uma oportunidade para promover o debate, fortalecer a conscientização política e reafirmar o compromisso com um futuro democrático no Brasil.

Após a exibição o produtor e diretor Claudio Santos recebe o público e convidados especiais para uma roda de conversa sobre esse difícil período que foi a Ditadura Militar, no Brasil. Para a roda de conversa contamos com acessibilidade em libras, facilitação Mariane Palhares
















Serviço:

Filme documentário: “Memórias da Ditadura no Oeste Paulista”

Onde: Rua Julio Tiezzi, centro - em frente ao Galpão da Lua

26/10 às 19:30

Duração: 42min