quarta-feira, 26 de junho de 2024

COM MUITAS ATRAÇÕES CULTURAIS E DIVERSÃO, A FESTA JUNINA DO GALPÃO DA LUA ACONTECE NA NOITE DESTE SÁBADO


Vai ter casamento caipira e quadrilha, forró ao vivo, bingo de leitoa e de outras prendas, brinquedos e brincadeiras para crianças e, lógico, muita comida boa.



Se já era bom, esse ano a Festa Junina do Galpão da Lua está ainda melhor. O Ponto de Cultura, que funciona na rua Júlio Tiezzi, centro, ao lado da antiga estação ferroviária, vai fazer a festa junina mais animada das galaxias. Então, preparem a saia de chita, o chapéu de palha, arrumem o dente postiço, coloquem um bigodinho e remendem suas roupas pra participar dessa grande festa popular que começa às 18 horas, na rua em frente ao Galpão da Lua.

O público que chegar primeiro, além de começar a embalar na música junina, com uma playlist especial, e aproveitar o ambiente preparado e cheio de atrações, vai ganhar pipoca, que continuará sendo distribuída gratuitamente ao longo da noite ou até acabar os estoques.
Às 19 horas chega a primeira grande atração musical, Zil e Banda, com o show “Forrozin A Praiana”, que é uma celebração da diversidade musical brasileira, com os ritmos contagiantes do forró que se encontram com influências de outros estilos musicais, criando um "remelexo" irresistível que convida todos a dançar. Prepare-se para se deixar levar pelas batidas cativantes e embarque nessa envolvente jornada musical pelas belas praias nordestinas, sem sair de Presidente Prudente, num show que tem a parceria dos músicos Zilvan Laurindo e Thiago Lima.

    

Depois do primeiro show, aproximadamente às 20 horas, tem o sensacional bingo, em rodada única, que vai sortear uma leitoa - isso mesmo! -e, ainda, outras prendas incríveis oferecidas por parceiros do Galpão da Lua. 
Uma tatuagem no valor de R$300,00 com a tatuadora Nádia Magalhães (@na.tattooae), uma trança no valor de R$70,00 com Lorenna Troqueti (@taafa_hair)um corte de cabelo ou hidratação da Aiê Mattos (@@aiemattos), um almoço delicioso para casal e um café na roça para casal no ReCanto Casa Rural! (@recantocasarural). Não é sensacional?!

Terminando o bingo, começa a encenação coletiva do Casamento Caipira, seguindo pela tradicional dança de quadrilha junina. O casamento vai render boas risadas e a quadrilha vai arrastar o público que poderá participar e brincar junto.

Com mais forró e seguindo o roteiro de um bom casamento, a poeira vai levantar com o show do Trio Nascimento, um grupo musical originário de Brejo Santo, interior do Ceará, que encontrou em Presidente Prudente um lugar para sua carreira, buscando estabilidade. Composta por músicos talentosos, a banda mantém viva a tradição e o calor do nordeste brasileiro através de seu forró autêntico, marcado pela sanfona envolvente e pela vibrante zabumba, elementos essenciais desse estilo musical. Os membros do Trio Nascimento são Expedito Pimenta no acordeão, Carlos Nascimento na zabumba, Edivan Nascimento no contrabaixo, Pedro Silva no violão e como vocalista, e Cícero Silva no triângulo. Com mais de 15 anos de experiência musical e participação em diversos projetos, o grupo é fortemente influenciado por ícones do forró como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Mastruz com Leite, Falamansa, Roberta Miranda, entre outros. Ao trazer um pedaço do Ceará para a sua região atual, o Trio Nascimento não só preserva as raízes nordestinas, mas também garante que ninguém fique parado ao som de seu forró animado e autêntico.

O público poderá se deliciar em diversas barracas com comidas tradicionais juninas como milho verde, pipoca, pamonha, canjica, quentão e muito mais. O cardápio foi preparado pelos parceiros da economia popular que compoem a Feira da Reforma Agraria, Cultura e Economia Popular que acontece mensalmente no Galpão da Lua.

As crianças terão um lugar especial no arraiá, com brinquedos e uma incrível barraca de prendas onde elas poderão se divertir e ganhar presentes.

O espaço terá mesas e cadeiras e banheiro acessível. Um intérprete de libras ficar a disposição do púbico.

Serviço:

Festa Junina do Galpão da Lua

Local: Rua Júlio Tiezzi, em frente ao Galpão da Lua

Data: Sábado, dia 29 de Junho

Evento gratuito.



Programação:

18h – Início

19h – Zil e Banda com o show Forrozin A Praiana

20h – Grande Bingo

21h – Encenação “Casamento Caipira e dança de quadrilha junina”

22h – Show de forró com o Trio Nascimento


segunda-feira, 24 de junho de 2024

Galpão da Lua realiza Sarau em homenagem a Luana de Almeida Barbosa

 


 

 

Nesta quarta-feira, dia 26 de junho, às 19h30, o Galpão da Lua irá realizar um sarau especial. O evento ocorrerá em frente ao Galpão da Lua, localizado na rua Júlio Tiezzi, 130, e será uma noite de arte, cultura e emoção


Para homenagear Luana de Almeida Barbosa, no dia do seu aniversário, amigos e sua família irão se reunir num encontro de arte pública em sua memoria. O sarau terá a participação de diferentes linguagens e será apresentado para lembrar a vida e a arte de Luana, criando uma atmosfera de celebração e compartilhamento cultural.


Lua, que dá nome ao espaço que é ponto de cultura, é uma figura inspiradora para a sua família e amigos. Suas histórias, seus sonhos e suas lutas foram compartilhadas com muita gente e o Sarau é uma celebração artística da sua vida, uma celebração de tudo aquilo que ela compartilhou. Desde 2014, quando Luana foi morta, o coletivo do Galpão da Lua e outros amigos já produziram diversas homenagens em músicas, pinturas, cenas, poesias, vídeos, fotos, etc., que, além retratar a Lua com muito carinho, trazem também a denúncia à forma cruel como a sua morte foi tratada pela polícia militar e o sistema de justiça.



O Sarau da Lua acontece como parte da programação do Ponto de Cultura -  que é um projeto iniciado em 2010 e do qual Luana fazia parte e atuava como artista e produtora cultural. O Galpão da Lua é parte do seu legado, daquilo que construiu e continua pulsando arte, cultura e alegria.  


Atualmente, o Galpão da Lua tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, através de um edital voltado para o fomento de pontos de cultura e outros territórios culturais. Com mais de 10 anos de existência, essa iniciativa tem contribuído para a difusão cultural e a afirmação dos direitos culturais da população, promovendo ações descentralizadas em diversos pontos da cidade para um público que tem pouco ou nenhum acesso aos principais equipamentos culturais da cidade.



Quem foi Luana Barbosa? 

Luana é natural de Rancharia, irmã de Nara e filha de Clarissa e Marcos Barbosa. Foi arte-educadora, atriz, produtora cultural, escritora, editora audiovisual e viveu os últimos anos de sua vida em Presidente Prudente com muitas realizações na área cultural. Em 2014 foi vítima de um crime numa blitz policial que interrompeu sua vida aos 25 anos, durante a produção de um evento cultural que estava trabalhando.




Serviço:


SARAU DA LUA

Data: 26 de junho de 2024, quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Em frente ao Galpão da Lua (rua Júlio Tiezzi, 130, Centro

Participação: Aberto a todas as formas de arte e expressão cultural

Evento gratuito.


terça-feira, 18 de junho de 2024

GALPÃO DA LUA RECEBE PRÉ-ESTREIA DA PEÇA “INTERNACIONALE CIRQUE DU JONZÉ”

O espetáculo solo do ator/palhaço José Ricardo Bassani, de Presidente Prudente, fará sua pré-estreia aberta ao público na próxima quinta feira, as 20h, em frente ao Galpão da lua.


A estreia definitiva está prevista para o mês de agosto, no SESC Thermas Presidente Prudente. Bassani relata que é a primeira vez que vai para a cena sozinho e que “Foi esse desafio que me motivou sair da zona de conforto e a criar um solo, onde poderia expressar minha visão artística para o público. Espero que esse trabalho novo traga alegria para o público, porque de tristeza já basta os boletos e os feriados nos domingos.” Se diverte Bassani.

O espetáculo, destinado para todos os públicos, narra a história do “Internacionale Cirque du Jonzé”, que em sua estreia descobre que toda a trupe formada por Equilibrista, Domador de Feras, Bailaria e Mágico, desapareceu! O público presente irá descobrir como o palhaço e apresentador Jonzé vai resolver esse problema e garantir a alegria e magia que o circo veio trazer. Música, mágica e muita palhaçada fazem parte dessa trama ideal para quem quer dar boas gargalhadas.

Sobre a arte do palhaço, Bassani relata que “O Palhaço sempre diz SIM aos desafios, e trazer esse pensamento para o problema em questão, abre um universo inteiro de possibilidades. Trazer o universo do Circo pela visão do palhaço traz o lado humano (os erros, as frustações, as fraquezas) das figuras artísticas de alta performance do Circo (trapezista, malabarista, magico etc..). Não se trata de uma sátira e sim de um palhaço empenhado e dedicado a realizar as grandes façanhas dos artistas circenses.”


Na montagem, Zé Ricardo atua, dirige e é produtor e idealizador do projeto, que conta ainda com provocações de Vinni Masteguim (Cirque du Soleil). Os Figurino foram criados por Gabriela Sousa, o Cenário por Natália Bortoláso e a Costura é de Léia Rissi. O espetáculo tem duração de 55 minutos, com classificação é livre.

Zé Ricardo Bassani tem uma carreira artística bastante diversa, com formação musical na UNOESTE e no Conservatório de Tatuí, além de formação em Arte Dramática pelo SENAC de Presidente Prudente. É produtor cultural, professor de música no Colégio Cristo Rei e no Projeto Guri. Atualmente, além do seu espetáculo solo Internacionale Cirque Du Jonzé, tem circulado por festivais dentro e fora do Brasil com a Cia Aliteatro à qual é cofundador e também tem atuado no Espetáculo Super Tosco com o Grupo Rosa dos Ventos. Em pesquisa atual, visa o aprofundamento no “estado de Palhaço, de presença do aqui e agora”, nas peculiaridades entre Palhaço de Rua/Circo e Teatro e comédia física.

“Como dizia Raul: “prefiro ser essa metamorfose ambulante”! E resumidamente é isso, trago para o público, um trabalho novo, “Solo”, uma mistura de Habilidades e Inabilidades, sincera, sem filtro e com todo carinho e respeito.” Finaliza Bassani convidando o público para esta quinta feira.



Serviço

O que? Espetáculo: Internacionale Cirque Du Jonzé

Quando? Dia 20, quinta – às 20 horas

Onde? Galpão da Lua – Rua Júlio Tiezzi, 130 – Centro, Presidente Prudente

Quanto custa? DE GRAÇA! (colabore com o chapéu do artista)


Mais informações:
(18) 98127-3638
@zericardobassani

quarta-feira, 5 de junho de 2024

NESTE SÁBADO, DIA 8, A FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA DO GALPÃO DA LUA RECEBE A CANTORA HELLEN HUSS

 

Show acontece às 10 horas da manhã, mas a partir das 9 horas o público já poderá conferir e adquirir os produtos da Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular


A tradicional Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular, que acontece na rua Júlio Tiezzi, Centro, em frente ao Galpão da Lua, e conta com diversos produtos agroecológicos e orgânicos comprovados, de produtores vindos de assentamentos da região do Pontal do Paranapanema, terá uma atração super especial nessa edição de sábado, dia 8 de junho, o show “Hellen Huss Canta Por Elas”. 


A Feira tem a participação de produtores da região, de grupos, de pequenos artesãos e de produtores e empreendedores do município de Presidente Prudente. Além disso, conta, sempre, também com a participação de grupos e artistas que fazem a sua programação cultural.

 Conforme explica Mari Palhares, uma das organizadoras, a Feira é muito mais do que um espaço dedicado à comercialização de produtos agroecológicos e sustentáveis: “Ela é um espaço de resistência e transformação, onde a reforma agrária, a cultura e a economia popular se encontram para mostrar que um outro mundo é possível”.

Além de oferecer uma variedade de produtos, comidas e doces veganos, caseiros
e artesanais, e também oferecer artesanatos, a feira abraça e divulga causas sociais importantes para a Presidente Prudente e a região do Pontal do Paranapanema. Ela surgiu como um espaço de encontro, na cidade, dos que construíram e defendem a reforma agrária, numa articulação que agregou outros trabalhadores da cultura e da economia popular. Sua missão é criar um ambiente onde a qualidade, o preço justo e o compromisso com causas sociais estejam em destaque, contribuindo assim para a construção de um mundo mais justo, saudável e sustentável para todos.

A feira conta com banca de livros da editora Lavra Palavra, bancas de peças em crochê, biojóias, de plantas e mudas, e com uma praça de alimentação com a Dona Cuccina e a Empadíssima.

O show da cantora Hellen Huss conta com um repertório de sucesso em vozes femininas ou compostas por mulheres. O objetivo é enfatizar e exaltar a mulher e com isso servir de inspiração e empoderamento para outras mulheres.

 

O repertório é composto por canções de mulheres brasileiras como Ana Carolina, Rita Lee e Marisa Monte e de mulheres estrangeiras como Janis Joplin e Four Nom Blond.


 A Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular agora conta com tradutor de LIBRAS disponível durante 1h para pessoas surdas poderem também fazer suas compras. Das 10h às 11h - disponível em todas as atividades da feira a partir de maio.

A programação cultural da Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular, tem, atualmente, o apoio do projeto Ponto de Cultura Galpão da Lua, aprovado em edital estadual da Lei Paulo Gustavo voltado para o fomento de pontos de cultura e outros territórios culturais.

 



Serviço:

Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular

Quando? Sábado, dia 08, das 9h às 13h.

Onde? EM FRENTE AO GALÃO DA LUA, na rua Júlio Tiezzi, Centro.