segunda-feira, 21 de outubro de 2024

EM EVENTO COMEMORATIVO DE 8 ANOS DE OCUPAÇÃO, O GALPÃO DA LUA RECEBE TONS AFRO, EMILY SOUZA E ALLIBLAK PARA UMA NOITE MUSICAL NESTA SEXTA FEIRA

 Os shows gratuitos acontecem na rua em frente ao Ponto de Cultura  que fica na Julio Tiezzi, ao lado da estação


O Galpão da Lua tem muito o que comemorar nesse mês de outubro e fará isso numa noite musical com convidadas muito especiais: o grupo Tons Afro e as Djs AlliBlack e Emily Souza,

Em outubro de 2016, o coletivo do Ponto de Cultura Galpão da Lua deixou o local onde pagava aluguel na Vila Brasil e ocupou um galpão abandonado no centro da cidade, ao lado do pátio da estação. Esse galpão, que pertence à União e é patrimônio histórico, com a chegada do coletivo, passou a ser preservado e a receber, na área externa, intensa programação cultural, que o coletivo também promove em outros espaços do município e região. 

Desde então, passaram-se 8 anos e nesse período o coletivo enfrentou diversas ações da Prefeitura e do Ministério Público para sair do local, mas, felizmente, com apoio jurídico e amparado na legislação, e principalmente com o apoio da população que acompanha o trabalho do coletivo, o Ponto de Cultura continuou existindo e hoje está prestes a celebrar com a União um Termo de Cessão de Uso do imóvel, que irá garantir a regularização do espaço junto ao município, possibilitar a busca de recursos para o restauro e reforma do prédio e que também irá permitir o uso do espaço interno do galpão em atividades culturais.

O Galpão da Lua tem um histórico de 14 anos de atuação como Ponto de Cultura no município, tendo promovido centenas de ações e atividades culturais gratuitas e descentralizadas para a população

A primeira atração da noite festiva, que começa às 19 horas, será com as Djs AlliBlack e Emily Souza, que apresentam um setlist recheado de diversos gêneros da cultura negra, como hip-hop, blues, jazz, samba, soul e funk, e ainda ritmos que foram sucesso nos anos 90 até a atualidade.


    Depois é a vez de Tons Afro. A banda, nascida em 2015, é formada por quatro mulheres pretas, e apresenta um show que une a força da ancestralidade africana à contemporaneidade da música brasileira. O grupo explora uma fusão rica de estilos e ritmos, criando arranjos inéditos que valorizam e enaltecem a cultura negra. Com um histórico de premiações e participações em eventos de destaque, como o Festival Afro Unidad em Los Angeles e o Festival de Música de Ourinhos, o Tons Afro tem como missão o protagonismo da mulher preta e a celebração das raízes africanas em suas composições e interpretações.



É hora de celebrar e relembrar – Galpão da Lua 8 anos de ocupação e de resistência por uma Cultura Viva!

Essa atividade tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do projeto "Ponto de Cultura Galpão da Lua", aprovado no edital estadual Nº 24/2023 de “Territórios culturais e pontos de cultura”.



Serviço:


Dia 25 de outubro, sexta feira

19h - DJ @emilysouza.dj , @alliblacknacena

20h30 - Show com @tonsafro


Local: Em frente ao Galpão da Lua, na rua Júlio Tiezzi - Centro


Arte gráfica @ricardobagge


Sábado dia 26 o Galpão da Lua recebe Claudio Santos com exibição do filme: “Memórias da Ditadura no Oeste Paulista”

 É uma imersão na história e nas vivências das comunidades da região de Presidente Prudente durante os anos da ditadura militar no Brasil. Por meio de relatos e depoimentos daqueles que viveram este período, o documentário revela as histórias de resistência e coragem que permearam a cidade e os arredores durante os anos de repressão política, entre 1964 e 1985.

Além disso, ressalta a importância crucial da preservação da memória histórica e do legado de luta por liberdade e justiça, servindo como um lembrete dos perigos do autoritarismo e da importância contínua da defesa dos direitos humanos.


O filme não se limita a narrar os eventos do passado, mas também oferece uma reflexão sobre o significado e a relevância dessas experiências para as gerações atuais e futuras, sublinhando a importância de aprender com o passado para garantir um futuro justo e democrático.


O documentário “Memórias da Ditadura no Oeste Paulista” conta com direção de Claudio Oliveira, roteiro e fotografia de Matheus Maturano, pesquisa de Heitor Ribeiro e Claudio Santos e produção de Claudio Santos.

A Importância da Exibição no Dia da Democracia

Exibir o documentário Memórias da Ditadura no Oeste Paulista no dia 26 de Outubro, em alusão ao Dia da Democracia (25), é um gesto simbólico e urgente. Esta data, marcada pela morte de Vladimir Herzog, um dos muitos jornalistas vítimas do regime militar, nos lembra da fragilidade da democracia e da necessidade contínua de protegê-la. Em um momento em que o país ainda lida com os ecos do autoritarismo, a exibição desse filme reforça a importância de manter viva a memória das lutas passadas e reconhecer o valor da liberdade de expressão e dos direitos humanos.


Ao revisitar as histórias de resistência no interior paulista, o documentário serve como um alerta sobre os riscos de negligenciar a história e permite que novas gerações entendam o peso da democracia conquistada. É uma oportunidade para promover o debate, fortalecer a conscientização política e reafirmar o compromisso com um futuro democrático no Brasil.

Após a exibição o produtor e diretor Claudio Santos recebe o público e convidados especiais para uma roda de conversa sobre esse difícil período que foi a Ditadura Militar, no Brasil. Para a roda de conversa contamos com acessibilidade em libras, facilitação Mariane Palhares
















Serviço:

Filme documentário: “Memórias da Ditadura no Oeste Paulista”

Onde: Rua Julio Tiezzi, centro - em frente ao Galpão da Lua

26/10 às 19:30

Duração: 42min



quinta-feira, 10 de outubro de 2024

NESTE SÁBADO, DIA 12, A FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA DO GALPÃO DA LUA RECEBE ESPETÁCULO PARA AS CRIANÇAS

Espetáculo acontece às 11 horas da manhã, mas a partir das 9 horas o público já poderá conferir e adquirir os produtos da feira

        

A tradicional Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular, que acontece na rua Júlio Tiezzi, Centro, em frente ao Galpão da Lua, e conta com diversos produtos agroecológicos e orgânicos comprovados, de produtores vindos de assentamentos da região do Pontal do Paranapanema, terá uma atração super especial nessa edição de sábado, dia 12 de Outubro, o Espetáculo Galpãozinho para as crianças

A Feira tem a participação de produtores da região, de grupos, de pequenos artesãos e de produtores e empreendedores do município de Presidente Prudente. Além disso, conta, sempre, também com a participação de grupos e artistas que fazem a sua programação cultural.

Conforme explica Mari Palhares, uma das organizadoras, a Feira é muito mais do que um espaço dedicado à comercialização de produtos agroecológicos e sustentáveis: “Ela é um espaço de resistência e transformação, onde a reforma agrária, a cultura e a economia popular se encontram para mostrar que um outro mundo é possível”.


Além de oferecer uma variedade de produtos, comidas e doces veganos, caseiros e artesanais, e também oferecer artesanatos, a feira abraça e divulga causas sociais importantes para a Presidente Prudente e a região do Pontal do Paranapanema. Ela surgiu como um espaço de encontro, na cidade, dos que construíram e defendem a reforma agrária, numa articulação que agregou outros trabalhadores da cultura e da economia popular. Sua missão é criar um ambiente onde a qualidade, o preço justo e o compromisso com causas sociais estejam em destaque, contribuindo assim para a construção de um mundo mais justo, saudável e sustentável para todos.


A feira conta com banca de livros da editora Lavra Palavra, bancas de peças em crochê, biojóias, de plantas e mudas, e com uma praça de alimentação com a Dona Cuccina, Empadíssima e comidas típicas da roça com a Léia de Indiana.



 O Galpãozinho para crianças é uma adaptação única do  Cabaré Cultural para o dia das Crianças no Galpão da Lua, espetáculo de variedades apresentado por uma trupe de atuadores, formada por nós integrantes do Galpão da Lua, que mistura números de música, circo, teatro e cultura popular, tudo feito de uma forma cômica e divertida, para a fruição de pessoas de todas as idades



 A Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular agora conta com tradutor de LIBRAS disponível durante 1h para pessoas surdas poderem também fazer suas compras. Das 10h às 11h - disponível em todas as atividades da feira.

A programação cultural da Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular, tem, atualmente, o apoio do projeto Ponto de Cultura Galpão da Lua, aprovado em edital estadual da Lei Paulo Gustavo voltado para o fomento de pontos de cultura e outros territórios culturais.

 

 Serviço:

Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular

Quando? Sábado, dia 06, das 9h às 13h.

Onde? EM FRENTE AO GALÃO DA LUA, na rua Júlio Tiezzi, Centro.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

GALPÃO DA LUA PROMETE DIVERSIDADE SONORA NESTE SÁBADO E DOMINGO COM O SOM DA CASA

Festival gratuito reúne oito apresentações gratuitas, em dois dias no palco da rampa em frente ao Galpão da Lua, com artistas e grupos do cenário rico musical local


O Ponto de Cultura Galpão da Lua realiza neste sábado (5) e domingo 96), a partir das 17 horas, mais uma edição do "Som da Casa", projeto musical criado em 2014 como um espaço para grupos e artistas compartilharem seus trabalhos com o público do Galpão da Lua e da cidade.

Nesta 9ª edição, o Som da Casa recebe Dj Alliblack, Kafikianos, Mateuzinho Umbigaê, The Wick, Dj Rzto, Ivan Laurindo, Manueltu Marreta & Bando Banda e Elly Guimarães. O evento ocorre ao ar livre e, durante os shows, o público terá a disposição uma pequena praça de alimentação para o consumo de produtos oferecidos pela rede de economia popular vinculada ao Galpão da Lua.

Conforme explica Igor Vinicios, representante do Galpão da Lua, “desde quando surgiu, o Som da Casa tem atuado no estímulo à formação de público e na importante missão de difundir o trabalho de artistas e grupos que se dedicam à construção de obras diversas. O objetivo é também promover encontros e construir um circuito capaz de agregar essa diversidade, criando novas possibilidades artísticas, promovidas pela música e a valorização do trabalhador da cultura”.

Conheça as atrações.


Dj Alliblack

Natural do Mato Grosso-do-Sul (MS), mas reside em Presidente Prudente desde 2013, Alliblack é dj, poeta, rapper, mestre de cerimônia e produtora cultural. Ouvinte fiel da black music, apresenta em seu setlist gêneros da cultura negra como hip-hop, blues, jazz, samba, soul e funk, apresentando ritmos que foram sucesso nos anos 90 e até a atualidade.


Kafikianos


Formado em 2018, originalmente para competir no festival Imagine Brasil, em que foi semifinalista por dois anos consecutivos, o duo, formado por Emmanuel Fernandes e Gustavo Garcia, traz a influência da obra de Franz Kafka e seus temas de alienação do cotidiano, traumas, depressão, surrealismo e a luta pelo fazer artístico em face à máquina capitalista, entre outros, que conectam muitas de suas composições ao termo literário "kafkiano". Ao longo de seis anos de carreira e dez de amizade, Gustavo e Emmanuel chegaram a publicar livros (respectivamente, Contos Para se Ler no Pior Dia da Sua Vida e Contos de Horror e Fascínio) e um álbum solo instrumental de Emmanuel (Pensando em Você). Juntos, e em parceria com Leonardo Rosa, foram co-fundadores da Bacano Records, selo musical independente que busca unir talentos e esforços da região na busca comum por visibilidade no cenário artístico brasileiro.


Mateuzinho Umbigaê

Na levada do balanço, abusando do soul, em flerte com hip hop, afrobeat e brasilidades, Mateuzinho Umbigaê (Presidente Prudente - SP) está na caminhada desde 2009, e de la pra cá, exibiu seu show em diversas cidades do Brasil e em Portugal. Mateuzinho conta com uma bagagem vasta de experiências vividas durante esses anos de estrada, desenvolvendo naturalmente sua peculiaridade sonora bastante elogiada por onde se exibe. Focado na transformação da vitalidade do samba e do suingue, dialogam com diversas influências musicais expandindo o cenário musical da “worldmusic” que é concebida pela “fusão de sentimentalismo e de coisas intangíveis e futuristas, assim, atingindo sempre um público mais alternativo que foge do mero entretenimento”.


The Wick


É uma banda de Presidente Prudente – SP, conhecida por sua paixão pelo rock e suas performances energéticas, com uma mistura eclética de influêncais, a banda tem cativado o público com seu som único e estilo autêntico dessde 2018. Fundada por Fernanda Lessa (Voz), Thiago Faustino (bateria), Mike Pereira (Guitarra) e Mauricio Tudisco (Baixo), todos são músicos profissionais com mais de 15 anos de estrada. Com arranjos, vocais marcantes e muita energia no show, o público pode assistir clássicos como: Alice In Chains, Red Hot Chili Peppers, Shania Twin, Amy Winehouse, Michael Jackson, The Outfield, Lenny Kravitz, 4 Non Blondes, Cassia Eller, outros.



Dj Rzto

No set “Sambalanço-Funk-Groove”, o público se insere num percurso pela brasilidade e é convidado a balançar por composições e sons marcantes que pertencem ao nosso processo formativo musical. A partir das misturas e do panorama apresentado pelo Dj Rzto, os diferentes estilos que formam a brasilidade serão explorados e seus ritmos farão o ambiente um espaço acolhedor, animado e energizado. Dj Rzto, ou Raulzito, é membro do coletivo Som na Linha e DJ residente do Cazulo Cultural, onde estreou sua trajetória nas pistas com uma curadoria diversificada e focada em estilos musicais periféricos, urbanos e contraculturais. 


Ivan Laurindo


Compositor, cantor e violonista prudentino de raízes nordestinas, sua música exala o cheiro do Ceará, em especial de Brejo Santo-CE, carregando em seu âmago não só na genealogia, mas também a irreverência do povo do nordeste. Para além da música, Ivan escreve desde os 12 anos, chegando a organizar seus poemas em livros que pretende publicar. Sua identidade musical está atrelada à fusão de linguagens presentes nos anos 80, fase de sua adolescência, bebendo referências de letristas e cancioneiros da música brasileira. Com canções impactantes e envolventes, e melodias que nos fazem cantar junto a partir da primeira escuta, no seu show Ivan Larindo nos conduz por refrões homéricos e contagiantes
.


Manueltu Marreta & Bando Banda

O multiartista, compositor, trecheiro, brincante, documentarista das manifestações populares, produtor do canal ALVO VIDEO ALL, rabequeiro e artivista de rua ManoELtu Marreta vem bombando com seu Bando Banda. Serão apresentadas canções autorais, concebidas a partir de suas andanças pelos sertões latino-americanos, somado a um time incrível de músicos, artistas das mais diversas formações e experiências, representando uma rede que foi se formando pela estrada, reafirmando a pluralidade da música afro-latina e suas possibilidades. Como músico itinerante ManoELtu viajou por vários estados brasileiros e países latino-vizinhos, sempre de forma autônoma, buscando levar suas canções de forma acessível, firmando parcerias com grupos e artistas locais.



Elly Guimarães


A cantora prudentina apresenta os grandes sambas enredos das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. E é nessa pegada que Elly Guimarães leva o público a cantar e dançar junto e a fazer assim um passeio pelo melhor dos sambas enredos de todos os tempos. No repertório estão músicas como “Bum Bum Paticumbum Prugurundum” – Império Serrano (1982), “Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós” – Imperatriz Leopoldinense (1989), “Peguei Um Ita no Norte” – Salgueiro (1993), “Sonhar Não Custa Nada ou Quase Nada” – Mocidade (1992) e “É Hoje” - União da Ilha (1982), entre outras composições consagradas no carnaval.





PROGRAMAÇÃO

  • Sábado, dia 5, a partir das 17 horas:

        Dj Alliblack

                Kafkianos

                Mateuzinho Umbigaê e

                The Wick

  • Domingo, dia 6, a partir das 17 horas:


        Dj Rzto


                Ivan Laurindo


                Manoeltu Marreta e Bando Banda e


                Elly Guimarães

Serviço:

Evento gratuito do Ponto de Cultura Galpão da Lua

Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro, em frente ao Galpão da Lua.

O “Som da Casa” tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do projeto "Ponto de Cultura Galpão da Lua", aprovado no edital estadual Nº 24/2023 de “Territórios culturais e pontos de cultura”.