O grupo contadores de mentira hoje está estabelecido em Mairiporã - SP, território que acolheu o espaço e o grupo.
Sua fundação foi em 1995 na cidade de Suzano - SP, onde por 28 anos atuou firmemente e também manteve sua sede como um espaço cultural físico por 10 anos.
Produz obras teatrais, festivais, encontros, formações artísticas, demonstrações técnicas de trabalho, intercâmbios culturais, e sobretudo, um diálogo de articulação, atitude e fortalecimento entre cidadão e cultura.
O grupo se dedica à pesquisa do teatro de rito, desenvolvendo trabalhos que partem da antropologia teatral, história, política e sociedade, e das tradições populares brasileiras. Está ligados a redes nacionais e internacionais e construiu um percurso sólido com suas obras e investigações teatrais, tendo compartilhado seus estudos pelo brasil, américas do sul, norte, Central e Europa.
ESTADO DE REVOLTA
Em cena, as mesas estão postas para a negociação. ou para o banquete... mas quem senta à mesa? quem come e o que come enquanto devoram nossos direitos? Estado de revolta é uma obra manifesto, uma metáfora de nós mesmos depois de tantas lutas. Embora muitas derrotas, nenhuma delas perdidas de fato, visto que nunca abandonadas... é um estado de nervos, é sobre a luta de classes onde as personagens são alegorias desta luta! qual o limite da exploração? até onde suportamos a violência capitalista antes da revolta explodir no seio do povo? também é sobre o declínio das organizações sindicais e populares diante da precarização do trabalho na era neoliberal. É sobre as traições daqueles que escolheram abraçar o poder, e não o povo... É sobre o avanço do conservadorismo religioso e do fascismo entre as massas populares, é sobre a construção de novas formas de luta, é sobre a necessidade de organização da classe trabalhadora, é sobre encontrar no passado o que nossos ancestrais ensinaram enquanto lutavam... que a festa é o ensaio da revolução!
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO: Cleiton Pereira.
DRAMATURGIA: Felipe Vieira De Galisteo.
CONTRIBUIÇÃO DRAMATÚRGICA: Cleiton Pereira.
ATUAÇÃO: Cleiton Pereira, Daniele Santana, Felipe Vieira De Galisteo, Kaique Calisto, Rafael Braga, Samuel Vital E Yas Guidella.
COMPOSIÇÃO E DIREÇÃO MUSICAL: Rafael Braga.
CONCEPÇÃO CENOGRÁFICA, DE FIGURINOS E ADEREÇOS:
Grupo Contadores De Mentira.
PREPARAÇÃO CORPORAL: Cleiton Pereira.
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Daniele Santana.
PRODUÇÃO DE CENOGRAFIA: Alessandro Silva.
ILUMINAÇÃO: Tomate Saraiva.
COMUNICAÇÃO: Kaique Calisto.
DESIGNER GRAFICO: Designer Grafico: Wallace Lima.
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: Douglas Cordeiro (Direção)
Greice Emer (Câmera) Ana Paula Ferraresi (Foto)
PRODUÇÃO: Líria Cultural E Grupo Contadores De Mentira,
REALIZAÇÃO: Grupo Contadores De Mentira.
AGRADECIMENTOS: Carmen Miguel Nascimento, Lindomar Sena,
Vanessa Oliveira, Vânia E Vanessa Stela.
Serviço
Espetáculo: “ESTADO DE REVOLTA”
Dia 05/12/2024
Local: Centro Cultural Matarazzo – sala armazém
Por ordem de chegada, sujeito a lotação 100pessoas.
Classificação indicativa 16 anos.
Oficina: POESIA EM FLUXO com Felipe Vieira de Galisteo
Dia 04/12 às 19h
A oficina aborda, através de exercícios práticos, o conceito de fato poético em diálogo com a técnica de fluxo de consciência no âmbito da escrita criativa
Galpão da Lua - Rua Julio Tiezzi, 130
Classificação indicativa 16 anos.
Inscreva-se no formulário: https://forms.gle/frS2EQZYRxkDGVW3A
Oficina: A VOZ COMO UM INSTRUMENTO DE POTÊNCIA com Rafael Braga
Dia 05/12 às 13h
Através de exercícios e práticas retiradas de técnicas de canto lírico italiano, vamos conscientizar e potencializar a voz falada e cantada, trazendo um foco para esse elemento tão importante, mas às vezes esquecido, do fazer teatral.
Galpão da Lua - Rua Julio Tiezzi, 130
Classificação indicativa 16 anos.
Inscreva-se no formulário: https://forms.gle/frS2EQZYRxkDGVW3A