A Cia. Madeirite Rosa é composta por seis artistas mulheres e surgiu em 2013 com o intuito de investigar uma linguagem cômica crítica diretamente atravessada pela questão de gênero. O espetáculo A LUTA é o primeiro da Cia. e foi construído por meio da experimentação e recriação de esquetes e gagues clássicas da comicidade popular, mas com o intuito de dar forma a discussões sociais atuais.
Tendo como base esquetes construídas sobre a estrutura do boxe, a peça busca criar um jogo cômico-alegórico que traz à cena a luta de classes. A proposta do espetáculo é promover, por meio do teatro, do riso e da música, o encontro entre cena e público, em uma relação de cumplicidade.
A manutenção de um espetáculo que é resultado do trabalho de pesquisa e práxis teatral de um grupo formado inteiramente por mulheres, espetáculo que, ao longo dos últimos 10 anos, tem sido apresentado principalmente em espaços de alta vulnerabilidade social, apresenta enormes desafios pessoais, materiais e logísticos para o grupo. Assim, os 10 anos de A Luta representam um marco muito importante para a Cia. Madeirite Rosa e os recursos disponibilizados por este edital poderão viabilizar ações que consolidarão este marco.
Por outro lado, se considerarmos as recentes transformações pelas quais passa nossa sociedade, podemos atestar a pertinência da temática apresentada no espetáculo – o trabalho e, em particular, o trabalho das mulheres – temática que tem provocado reações, provocações, reflexões e inquietações, que ainda mostram-se não apenas presentes, como atuais.
A peça acontece em um ringue de boxe, onde a Senhora S.A e a trabalhadora Maria se enfrentam. O combate entre as duas personagens acontece sob os comentários da Narradora, uma trabalhadora precarizada que representa a voz da Companhia. Mediando a luta, está uma quarta personagem, Dra. Norma, uma juíza tendenciosa, cooptada pela Senhora S.A.
Assim, com humor e ironia, ação, música e muita diversão, a luta se desenvolve até a queda de Maria. No final, a música evoca na organização popular um sentido possível, que nos desperta a vontade de (re)nascer em coletivo. Desse modo, o mote cênico em A Luta, que também permeia as atividades propostas nas oficinas, pode provocar a reflexão, a troca de experiências e a discussão sobre nosso momento histórico e sobre os dilemas que vivenciamos nesses diversos territórios.
O espetáculo A LUTA é o primeiro da Cia. Madeirite Rosa e foi construído por meio da experimentação e recriação de esquetes e gagues clássicas da comicidade popular, mas com o intuito de dar forma a discussões sociais atuais. Tendo como base esquetes construídas sobre a estrutura do boxe, a peça busca criar um jogo cômico-alegórico que traz à cena a luta de classes. A proposta do espetáculo é promover, por meio do teatro, do riso e da música, o encontro entre cena e público, em uma relação de cumplicidade, dialogando com todas as faixas etárias. Jogo e conteúdo cênico se articulam com as experiências dos espectadores, na interação com a obra. A peça propõe, assim, um riso conjunto a partir de uma perspectiva crítica, buscando fortalecer vínculos de solidariedade e a imaginação coletiva.
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Ficha Técnica do Projeto
Atuação: Diane Boda, Jéssica Evangelista, Luciana Gabriel, Rafaela Carneiro
Direção, Dramaturgia, Músicas, Cenário, Figurinos, Adereços: Cristiane Lima,
Fernanda Donnabela, Liz Nátali e Rafaela Carneiro
Cenário, Figurinos, Adereços (versão atual): Cristiane Lima
Codireção e preparação de elenco: Tamy Dias
Preparação em canto: Ana Lessa
Colaboração Musical: Ana Lessa, Jéssica Evangelista, Rafaela Carneiro
Colaboração Artística: Juliana Jardim
Produção: Diane Boda
Produção Executiva: Ana Lessa
Social Media: Jéssica Evangelista
Designer: Suelen Dias
Articulação local: Mari Palhares, Jessica Camarini, Vanessa Mazzucchelli, Ana Paula Carneiro, Giulia Munhoz, Carolina Simon, Maria Rita Barcelos e Laura Basoli
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
Sobre as oficinas
Nas oficinas de teatro com a Cia. Madeirite Rosa estabeleceremos um espaço onde a Cia., em primeiro lugar, compartilha parte de sua pesquisa e metodologia teatrais por meio de jogos que aliam corpo, espaço e musicalidade, em segundo lugar, oferece ferramentas aos participantes com o intuito de produzir uma intervenção teatral a partir de temas disparadores da dramaturgia do espetáculo A LUTA. Além das ferramentas técnicas, os participantes terão à disposição meios de apresentar suas criações, na medida em que vão dispor do mesmo espaço e público das apresentações da Cia Madeirite, podendo ainda dispor de todo o material da peça (cenografia, objetos cênicos etc), se assim desejarem.
O mote cênico de A LUTA, que também permeia as atividades propostas nas oficinas, tem como foco provocar a reflexão sobre figuras de poder, exploração e nossa relação cotidiana com o trabalho. A peça acontece em um ringue de boxe, onde a Senhora S.A e a trabalhadora Maria se enfrentam. O combate entre as duas personagens acontece sob os comentários da Narradora, uma trabalhadora precarizada que representa a voz da Companhia. Mediando a luta, está uma quarta personagem, Dra. Norma, uma juíza tendenciosa, cooptada pela Senhora S.A.
Assim, com humor e ironia, ação, música e muita diversão, a luta se desenvolve até a queda de Maria. No final, a música evoca na organização popular um sentido possível, que nos desperta a vontade de (re)nascer em coletivo.
Serviços
OFICINAS
20, 21 e 22 de Agosto das 19h às 22h no Galpão da Lua
23 de Agosto das 10h às 13h no Galpão da Lua
Rua Júlio Tiezzi, 130 - centro - Presidente Prudente/SP
ESPETÁCULOS
23 de Agosto às 19h em frente ao Galpão da Lua - Rua Júlio Tiezzi, 130 - centro - Presidente Prudente/SP
24 de Agosto às 18h no MAH Museu e Arquivo Histórico “Antônio Sandoval Netto” Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2179 - Jardim das Rosas - Presidente Prudente/SP