quarta-feira, 9 de abril de 2025

Espetáculo “Ruar” circula pelo Distrito de Floresta do Sul nesse domingo

 O RUAR - Circo sobre rodas, espetáculo criado durante a Pandemia da Covid 19, está de volta com uma programação recheada de música, circo, teatro, contação de histórias e muita alegria!

Neste domingo, o Distrito de Floresta do Sul receberá o espetáculo itinerante do Galpão da Lua, com um formato um pouco diferente do original. O RuAr foi criado no contexto da pandemia e presava por alegrar as pessoas evitando aglomerações, com todos os cuidados que a pandemia exigia. Nesse novo formato, a população pode se aglomera e desta forma seguir junto com o cortejo e cantar, dançar e até entrar em cena com os artistas. A proposta é levar uma verdadeira festa ambulante para o distrito.

A programação conta ainda com duas oficinas de circo abertas ao público. A primeira, acontece dia 12 de abril, sábado, das 16h as 18h, na Escola Estadual Celestina Campos de Toledo Teixeira, em Floresta do Sul; e a segunda acontece no Galpão da Lua, nos dias 15 e 17 de abril, terça e quita, das 19h as 21h. As inscrições em Floresta são feitas diretamente na Escola e as inscrições para as oficinas no Galpão da Lua podem ser feitas pelo formulário disponível abaixo.

Fotos de Gasalucinação

As atividades são todas gratuitas e fazem parte do projeto do Galpão da Lua aprovado no Programa Cultura Viva, por meio da Política Nacional Aldir Blanc/Ministério da Cultura, via Governo de Presidente Prudente.

Foto de Marcel Sachetti

Sobre o RuAr – O Circo sobre rodas

Um cortejo musical, teatral, literário, circense, com apresentações de curta duração, em que o público é convidado a seguir um mini trio elétrico, cheio de alegrias e alegorias. Um espetáculo que pega muita gente de surpresa e que acabam assistindo tudo no conforto do seu lar, na porta de casa.
O trabalho foi criado no contexto da Pandemia da Covid 19 e tinha como objetivo se apresentar de porta em porta, para evitar aglomerações. A experiência foi um sucesso tão grande que o RuAr circulou por muitos bairros e Distritos de Presidente Prudente, alegrou algumas ruas da capital paulista e se transformou em uma mostra itinerante recebendo dezenas de artistas de diversas partes do Brasil.
O Circo sobre rodas sempre foi muito bem recebido por onde passou, talvez pela natureza alegre, popular, viva. Mas parece que o RuAr sempre teve algo a mais, talvez a pandemia e as mudanças nas relações sociais, a diminuição do encontro, do contato físico, tudo isso afetou bastante as emoções das pessoas. Quando o RuAr chegava em uma parada, a rua pacata, silenciosa, vira um circo a céu aberto, um carnaval fora de época. Difícil uma casa que a família não saia inteira pra calçada.
Nesse novo momento, temos a oportunidade de apresentar o RuAr sem a tensão dos perigos do contato entre as pessoas, o trabalho volta nesse momento com um novo formato e em um momento bastante diferente.


Sinopse: RuAr - O circo sobre rodas
Foto de Marcel Sachetti
Um carro de som, mini trio, transformado num carro alegórico circenses, equipado com um potente som e uma banda instalada em uma carretinha, estaciona em diversos locais previamente determinados e começa a interagir com o público vizinho, apresentando cenas cômicas e números de malabarismo, acrobacia, equilíbrio e perna de pau, música, teatro e literatura.
As apresentações duram, aproximadamente, 10 minutos e o público é convidado a seguir o cortejo, cantando e dançando!
Participam do RuAr, o Grupo Rosa dos Ventos, Grupo Histórias da Nana, Grupo Taquitá e artistas independentes do Galpão da Lua, um total de 9 integrantes.

Sobre as oficinas de circo
O Grupo Rosa dos Ventos oferece uma oficina de circo para interessados em geral, na Escola Celestina Campos de Toledo Teixeira e no Galpão da Lua. As atividades serão desenvolvidas por três integrantes do Rosa dos Ventos, que trabalharão de forma livre as técnicas de:
- Malabarismo, acrobacia de solo, perna de pau, equilíbrio, bambolê e monociclo.


Programação:
Dia 12 de abril (sábado), das 16 às 18h 
Oficina de Circo com o Grupo Rosa dos Ventos 
Local: Escola Estadual Celestina Campos de Toledo Teixeira, Distrito de Floresta do Sul, Presidente Prudente SP.
Inscrições: na secretaria da escola

Dia 13 de abril (domingo), as 17h 
Espetáculo: RuAr - O Circo Sobre Rodas
Local de início: Praça da Matriz de Floresta do Sul - Presidente Prudente.

Dias 15 e 17 de abril (terça e quinta-feira) – das 19h às 21h
Oficina de Circo com o Grupo Rosa dos Ventos 
Público alvo? Maiores de 12 anos.
Quantidade de vagas? Máximo 25 pessoas
Onde será? No Galpão da Lua 
Rua Júlio Tiezzi, 130, Centro de Presidente Prudente
Inscrições gratuitas no link:

domingo, 6 de abril de 2025

ÚLTIMO DIA DA MOLIGAL - MOSTRA LITERÁRIA DO GALPÃO DA LUA TEM GRANDE PROGRAMAÇÃO

 Oficinas, contações de histórias, espetáculo e bate papo com autora e distribuição de livros

        Neste domingo, a programação da mostra tem início com mais uma vivência com o grupo Taquitá de Presidente Prudente, “Brincando Música com Bebês”, destinada a bebês de 6 meses a 3 anos. Em seguida, as famílias e seus bebês assistem a contação de história “Confusões da bicharada” com Simone Ferreira.

Oficina livros esquisitos
oficina livros esquisitos

        A tarde, no Sesc Thermas, tem espetáculo infantil com o grupo Tapetes Contadores de Histórias, que apresenta “Sol, Chuva e Tapete”. Por meio de seus belos tapetes artesanais - criados na França, Brasil e Peru - o grupo convida os pequenos a uma viagem por clássicos contos de iniciação. O grupo narra o conto popular africano “A Galinha que Subiu Até o Céu”, o conto tradicional francês "Jojo a Vaca" e o conto popular africano “Como o coelho venceu a baleia e o elefante ao mesmo tempo. O grupo tem como integrante Warley Goulart, que é contador de histórias e artista visual. Há 27 anos costura tapetes e outros suportes de tecido a partir de literatura para infâncias e contos de tradição oral. Pioneiro no país na produção de cenários têxteis para narrativas orais, seu grupo desenvolveu uma linguagem de narração artística singular, tornando-se referência internacional como grupo de contadores de histórias e pesquisadores sobre as intersecções entre texto e têxtil. Já se apresentou e ministrou oficinas de formação em mais de 16 países. No Brasil, participou dos mais importantes programas de incentivos à leitura, bienais e feiras do livro.


Tapetes contadores de histórias
        Após o espetáculo tem a oficina “Livros Esquisitos”, processo artístico e educativo voltado para crianças, famílias, educadores e artistas. Um espaço de encontro e trocas para que as histórias nasçam, e assim confeccionamos diferentes livros com técnicas e materiais diversos. Ao mesclar o artesanal com a troca de experiências, damos vida a livros que escapam do usual e carregam histórias inusitadas. A oficina é realizada pelo Mínimo Diário, grupo que, desde 2018, realiza essa oficina, trabalhando conjuntamente o livro como objeto lúdico, a experimentação narrativa por meio de composições visuais, o estímulo à escrita e a ampliação dos imaginários. Além disso, incentiva o resgate e a circulação de memórias e a criação coletiva de histórias. Livros esquisitos propõem modos divertidos e diversos de se conectar com a arte e a literatura.

        A programação volta para o Galpão da Lua no final da tarde com três contações de histórias, bate papo com a autora Ana Paula Carneiro e distribuição do livro Lendas Brasileiras.

        A primeira história é “A fruta amarela” com Tia Tina do Canal Historinhas para acordar do YouTube, que convida todos para uma aventura emocionante que resgata a magia da infância e nossas melhores lembranças. A história gira em torno de uma fruta especial que traz à tona sentimentos de amor, descobertas e aprendizados da vida. Com personagens cativantes e uma linguagem cheia de poesia, o Autor Ricardo Azevedo nos faz perceber a beleza que está nas pequenas coisas e a importância de sorrir mesmo em tempos difíceis. Essa obra é um abraço caloroso para quem busca um pouco de encanto e significado no dia a dia. Cristina Hentz, a Tia Tina, é atriz de formação, iniciando sua carreira em São Paulo trabalhando em diversas peças de teatro, publicidades, apresentação corporativa e apresentações na internet. Se especializando posteriormente em contação de histórias. Lançou o canal HISTORINHAS PARA ACORDAR que tem mais de 23 milhões de visualizações e mais de 200 histórias, também atuou em centenas de escolas através de editoras e contratação direta. Também atuou como contadora de histórias durante 5 anos nas Livrarias Catarinenses, Livraria e Editora Paulu, Livraria Saraiva e A Barca dos Livros.

        A próxima história será  “Até as princesas soltam pum” com Beatriz Moura. Uma história singela que revela aos pequenos (e aos adultos também) que todos nós, de todos os lugares, temos limitações, necessidades e somos mortais, e até mesmo as princesas, os reis e as rainhas. Ninguém é perfeito! Beatriz Moura é de Presidente Prudente, pedagoga integrante do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) como contadora de histórias e participa e desenvolve ações formativas sobre contação de histórias e Literatura Infantil.

Histórias da Nana

        A última história vem com o grupo Histórias da Nana, que vai apresentar “Não sei, só sei que foi assim”. Todo mundo já ouviu falar em Iara, Boto, Cobra Norato e Mboitatá. A história é uma divertida contação de histórias narradas de forma irreverente e que mexe com a imaginação do público. Essas histórias são contadas de forma leve, cativante e poética, resgatando histórias das nossas memórias que nos foram passadas de geração a geração. Histórias da Nana é um grupo de contação de histórias, mediação de leitura e pesquisa em literatura infantil. Formado por Ana Paula Carneiro, a Nana que é mestra e doutoranda em educação, pedagoga, professora da Rede pública há 15 anos, contadora de história, mediadora de leitura e pesquisadora na área de literatura infantil. E Tiago Munhoz, o Custipil de Pinoti que é produtor, mediador de leitura, excêntrico musical, técnico de som e sonoplasta, palhaço há mais de 20 anos e integrante do grupo Rosa dos Ventos.

Beatriz Moura

    
    Para encerrar a MOLIGAL, Ana Paula irá apresentar seu livro “Lendas Brasileiras, distribuir gratuitamente e realizar um bate papo com o público.
Primeira obra infantil de Ana Paula, o livro surgiu a partir de um projeto, realizado em 2022 por meio de um edital público, ocasião em que a autora escreveu poemas sobre lendas brasileiras que, depois, se transformaram em animações e preencheram as redes sociais da artista. Com ilustrações de Ricardo Bagge, a coletânea traz cinco lendas brasileiras: Iara, Boto, Cobra Norato, Mboitatá e Negrinho do Pastoreio. Com textos poéticos, leves e bem-humorados, as histórias despertam a curiosidade e a imaginação dos leitores.

        A MOLIGAL é uma iniciativa do Galpão da Lua, com a colaboração do Grupo Histórias da Nana, sendo realizada com recursos dos editais: Edital PNAB nº 08/2024 de Presidente Prudente e Edital LPG nº 24/2023 e LPG nº 17/2023, ambos do Estado de São Paulo. A mostra conta ainda com o apoio do SESC Thermas Presidente Prudente.

        Todas as atividades são gratuitas. Para obter mais informações e realizar inscrições nas oficinas e vivências, acesse o link na bio do Galpão da Lua no Instagram @galpaodalua.

Serviço:

MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando:  06/04 (domingo)

Programação:

10h00 às 11h – Oficina: “Brincando Música para Bebês” com o Grupo Taquitá (Galpão da Lua)

11h00 – Contação de histórias “Confusões da bicharada” com Simone Ferreira (Galpão da Lua)
15h00 – Espetáculo infantil: “Sol, Chuva e Tapete” com o grupo Tapetes Contadores de Histórias (SESC Thermas)
16h00 – Oficina: “Livros Esquisitos” com Mínimo Diário (SESC Thermas)
18h00 – Contação de histórias “A fruta amarela” com Tia Tina do Canal Historinhas para acordar do YouTube (Galpão da Lua)
18h30 – Contação de histórias “Até as princesas soltam pum” com Beatriz Moura (Galpão da Lua)

19h00 – Contação de Histórias: “Não sei, só sei que foi assim” com o grupo Histórias da Nana (Galpão da Lua)

19h30 Bate-papo com a autora e distribuição de livro: “Lendas brasileiras” com Ana Paula Carneiro (Galpão da Lua)

sábado, 5 de abril de 2025

SÁBADO DE MOSTRA LITERÁRIA DO GALPÃO DA LUA TEM OFICINA, ESPETÁCULO, NOITE DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SHOW MUSICAL

A Mostra tem o apoio do SESC São Paulo e parte da sua programação acontece no Sesc Thermas de Presidente Prudente 


A MOLIGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua chega ao seu terceiro dia e desenvolve uma programação intensa no Galpão da Lua e no Sesc Thermas, durante todo o dia. As atividades são dedicadas à promoção da literatura e ao incentivo ao hábito da leitura na comunidade. Artistas e grupos locais e de diversas regiões do Brasil – como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Catanduva, Santo Antônio do Pinhal e Santos  – participam desse espaço de troca literária inédito do Pontão de Cultura Galpão da Lua.

Ana Lacombe

    A oficina “Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra” com Simone Grande abre a programação logo pela manhã. Conforme explica Simone, contar uma história pressupõe a partilha do imaginário único de cada contador e contadora de histórias com seus ouvintes. Antes de narrar é preciso ordenar as imagens e visualizá-las afetando o corpo e a maneira como as palavras são ditas. Tudo está implicado no ato de narrar, cada pessoa se apoia na percepção das imagens e na transposição para seu corpo, seu olhar, sua voz, na relação com o público. Essas questões perpassam a contação de história e serão trabalhadas num roteiro de leituras e alguns exercícios práticos a partir de um conto selecionado.

Grupo As Meninas do Conto
A tarde, no Sesc Thermas tem o espetáculo de contação de histórias “E Se Fosse uma Garota?” com Ana Luísa Lacombe, que é atriz, contadora de histórias, escritora, figurinista e produtora, formada em licenciatura em artes visuais, com pós-graduação em Práticas de Narração Artística em Contexto Urbano. Desde 2002 vem se interessando e pesquisando o trabalho de narração de histórias associando-o ao teatro. Ganhou vários prêmios com estes trabalhos: Cinco Prêmios APCA, um Prêmio Femsa e um Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de Melhor Atriz. O espetáculo da tarde é uma narração artística criado a partir da pesquisa de contos tradicionais. Percebendo que nesses contos poucas mulheres viviam a experiência de sair pelo mundo em aventuras, resolveu reinventar essas histórias. Lembrou-se de contos que gostava, que tinham protagonistas masculinos e se fez a pergunta: e se fosse uma garota? Foi assim que surgiu o livro e agora o espetáculo com canções especialmente compostas "Fadas, Bruxas e Aventureiras" escrito por Ana Luísa Lacombe e Penélope Martins com ilustrações Vicente Mendonça, publicado pela Editora Chauá.

Raquel Rollo

A noite, no Galpão da Lua, a programação começa com mais uma noite de contação de histórias. A primeira contada pela artista de Presidente Prudente, Sula, que apresenta o “Recontar Africano”, uma junção de três histórias Carne de língua, A lenda do baobá e Ubuntu.

Em seguida Raquel Rollo vem com Cartola Mágica - Contações & Cantorias” . Com uma cartola cheia de surpresas, histórias e brincadeiras, músicas e interatividade, Raquel leva para cena um momento mágico para as crianças e adultos que se envolvem, participam, cantam e se divertem com os contos e cantos. A artista é atriz, cantora, palhaça, produtora cultural, uma das fundadoras da Trupe Olho da Rua, grupo de teatro de rua de Santos originado em 2002 na qual atua em diversas funções. Formada em Gestão de Eventos pela UNINOVE em 2019, cursou extensão em teatro de rua pela UNESP com Alexandre Mate, iniciou sua carreira em 1998 através de cursos e oficinas na Cidade de Santos. Participou de diversos coletivos importantes da Baixada Santista como TEMETAL e TEP, e grupo de São Paulo como o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo.

A última história da noite vem com o Grupo As Meninas do Conto em  “Histórias daqui e de lá”, que apresenta um repertório de histórias brasileiras e de outros cantos do mundo que chegaram até nós através dos mares que nos separam e também aproximam. A música estará presente trazendo ritmos, canções e pontuações que, junto com a palavra, nos auxiliam a imaginar outras paisagens, sons e horizontes. Cantam canções que foram compostas especialmente para as histórias, além de outras da cultura popular. 

Sula

Para encerrar a programação de sábado, Edvaldo Santana volta ao palco do Galpão da Lua com o seu show “Menino do Bongô”, que traz composições inspiradas no cotidiano, nascidas durante e após a pandemia. Edvaldo Santana é um cantor, compositor e escritor brasileiro, reconhecido por sua trajetória na Música Popular Brasileira Independente. Com influências que vão do blues ao samba, suas canções trazem crônicas do cotidiano, abordando temas sociais e culturais com lirismo e musicalidade singular. Além de sua extensa discografia, Edvaldo lança agora seu primeiro livro, reafirmando seu compromisso com a cultura e a memória das periferias brasileiras.

A MOLIGAL é uma iniciativa do Galpão da Lua, com a colaboração do Grupo Histórias da Nana, sendo realizada com recursos dos editais: Edital PNAB nº 08/2024 de Presidente Prudente e Edital LPG nº 24/2023 e LPG nº 17/2023, ambos do Estado de São Paulo. A mostra conta ainda com o apoio do SESC Thermas Presidente Prudente.

Edvaldo Santana

Serviço:


MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando? 05/04 (sábado)

Programação:

9h00 às 12hOficina: “Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra” com Simone Grande (Galpão da Lua)
15h00Espetáculo de contação de histórias:E Se Fosse uma Garota?” com Ana Luísa Lacombe (Sesc Thermas)
19h30Contação de históriasRecontar Africano” com Sula (Galpão da Lua)
20h00Contação de históriasCartola Mágica - Contações & Cantorias” com Raquel Rollo (Galpão da Lua)
20h30Narração de Histórias “Histórias daqui e de lá” com o grupo As Meninas do Conto - Simone Grande e Helena Castro (Galpão da Lua)
21h00Show musical:Menino do Bongô” com Edvaldo Santana (Galpão da Lua)



 


sexta-feira, 4 de abril de 2025

SEXTOU COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LANÇAMENTO DE LIVRO COM EDVALDO SANTANA NA MOSTRA LITERÁRIA DO GALPÃO DA LUA

Nanda Solto, Fio da Meada e Cida Santos vão encantar o público com suas histórias antes do lançamento do livro “”Sou da quebrada, mas eu sou das antigas - São Miguel de Ururaí”, em mais um dia incrível de programação.


A Mostra Literária do Galpão da Lua – MOLIGAL é um ambiente de troca de experiências e valorização da produção literária e dos leitores. O evento que teve início na quarta feira segue hoje para o seu terceiro dia de programação reunindo vozes e histórias de diversas partes do Brasil. 

Cida Santos
A noite começa com “Histórias que o povo conta”, com Cida Santos. Cida, moradora de Presidente Prudente, é professora e contadora de histórias. Sua paixão pelo universo mágico dos contos populares nasceu ainda quando criança escutando os causos do seu avô contados nos encontros familiares e festas comunitárias no sertão do estado de Alagoas. Essas histórias marcaram para sempre a sua vida. Cida conta que logo quando descobriu esse universo dos contos nos livros encontrou uma das histórias contadas por seu avô, “O papagaio real”, momento em que se emocionou e se descobriu leitora. Vinda para São Paulo tornou-se professora e passou a se dedicar especialmente a outras mulheres que encontrou lá com histórias de vida semelhantes a sua, ensinando utilizando a mediação da leitura dentro da contação de histórias. 

Foto e Sté Fratesh
Depois é a vez de “Pirombeta conta histórias de Esperteza”, com Nanda Soto. Em meio a risadas e trapalhadas, a Palhaça Pirombeta entra em cena trazendo consigo uma mala cheia de histórias fantásticas e uma energia contagiante. Munida de seu nariz vermelho, ela convida o público a mergulhar no universo de contos populares, com personagens astutos  e divertidos. Fernanda Soto é atriz, produtora cultural e pesquisadora, com uma trajetória consolidada nas artes cênicas. Graduada em Artes Cênicas pela Barão de Mauá (Ribeirão Preto, 2004), atuou no Grupo Teatral Engasga Gato e foi fundadora da Cia Zero de Circo e Teatro, onde se dedica à pesquisa da palhaçaria, da tradição oral e da dança performática.


A última história da noite, “Umas e outras de Pedro Malazarte!”, será contada pelo grupo Fio da Meada, com Poliana Savegnago e Alan Silva, que remexem no baú de suas memórias para compor um encontro em homenagem ao famigerado Pedro Malazarte, figura tradicional da cultura brasileira, presente nos contos de norte a sul do país. O Fio da Meada é projeto de ações que tem como premissa a vivência, transmissão e criação dos elementos da Cultura Brasileira, da Tradição Oral e da Cultura das Infâncias. Suas ações contemplam: Espetáculos, Contação de Histórias, Mediação de Leitura, Ocupação de Brincadeiras e Brinquedos, Intervenções Artísticas; Criação Literária e Encadernação Cartonera, Biblioteca Itinerante e Oficinas Diversas para todos os públicos.

Grupo Fio da Meada  foto Vinicius Barros


A noite se encerra com o Edvaldo Santana,lançando o seu livro
“Sou da Quebrada, Mas Eu Sou das Antigas – São Miguel de Ururaí”. O compositor e cantor Edvaldo Santana, no livro, percorre as ruas de São Miguel Paulista, bairro da periferia de São Paulo, onde ele nasceu, numa viagem feita de memória e história. Ele fala das  famílias que vieram do norte, nordeste e sul de Minas Gerais, na esperança de trabalho na Nitro Química e de uma vida melhor na cidade de São Paulo. Relembra de seus pais, resgata histórias dos times de várzea e traça um panorama cultural e político do bairro, dando destaque aos movimentos sociais e artísticos, entre os quais o Movimento Popular de Arte de São Miguel Paulista. Traça também a sua trajetória como músico, relatando o seu compromisso com a arte feita com paixão, determinação e sem concessões ao mercado. No sábado, Edvaldo Santana volta ao Galpão da Lua para apresentar seu esperado show musical, onde vai cantar muitas das músicas cujas histórias estão registradas no seu livro.


A MOLIGAL é uma iniciativa do Galpão da Lua, com a colaboração do Grupo Histórias da Nana, sendo realizada com recursos dos editais: Edital PNAB nº 08/2024 de Presidente Prudente e Edital LPG nº 24/2023 e LPG nº 17/2023, ambos do Estado de São Paulo. A mostra conta ainda com o apoio do SESC Thermas Presidente Prudente.


Serviço:


MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando? 04/04 (sexta-feira)

Programação:

• 19h30 – Contação de histórias “Histórias que o povo conta” com Cida Santos (Galpão da Lua)
• 20h00 – Contação de histórias “Pirombeta conta histórias de Esperteza” com Nanda Soto (Galpão da Lua)
• 20h30 – Contação de histórias “Umas e outras de Pedro Malazarte!” com o grupo Fio da Meada (Galpão da Lua)
• 21h00 – Lançamento de livro e bate-papo com o autor: “Sou da Quebrada, Mas Eu Sou das Antigas – São Miguel de Ururaí” com Edvaldo Santana (Galpão da Lua)

 

quinta-feira, 3 de abril de 2025

PALESTRA ABORDA A TEMÁTICA DO LIVRO PARA A INFÂNCIA NO SESC THERMAS DE PRESIDENTE PRUDENTE

 

Atividade integra a Mostra Literária do Galpão da Lua – MOLIGAL, com apoio institucional do Sesc São Paulo 


O livro para a infância é campo de estudo e de afetividade. É objeto na estante, de arte, de artista e, concomitantemente, sujeito. Está no campo da educação, está no campo da arte e o maior desafio é sua coexistência, pois para ser sujeito é preciso se relacionar com o outro: nós, adultos e crianças. Neste encontro, as pesquisadoras Ananda Lua e Cristiane Rogério, convidam todas as pessoas presentes para construir percepções juntos sobre esse objeto presente em nossas vidas e que tanto nos encanta e desafia. Que livro é esse?

 

 

  Ananda Luz é mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais na UFSB, pedagoga, doutoranda em Difusão do Conhecimento e membra do Diversifica. Fez a curadoria de artes na exposição Karingana - presenças negras no livro para as infâncias no SESC-Bom Retiro/SP e na exposição Padê - artistas negros da Caixote na Galeria Página. É criadora e curadora do projeto Odú: arte e ancestralidade e curadora do Coreto Sonoro. Também fez curadoria de acervo literário para vários espaços, como a Ong Vagalume e o Bamberê - entre livros e infâncias. Foi escriba, com Isabel Malzoni, no livro Eu devia estar na escola (ed. Caixote).

Cristiane Rogerio é mestre em arte-educação pelo Instituto de Artes-Unesp. Jornalista de formação, está desde 2005 trabalhando na revista Crescer como curadora de livros para a infância, sendo hoje responsável pela lista Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano e pela coluna mensal Livros que Amamos. Desde 2014 faz trabalhos com o Sesc em diversas unidades, em cursos e palestras na área dos livros para as infâncias. É autora do livro Carmela Caramelo (com André Neves, ed Cortez) e outros como colaboradora nos temas educação, reportagem e pesquisa.

Cristiane Rogerio e Ananda Luz, juntas, têm coordenado a pós-graduação O Livro Para a Infância n’A Casa Tombada, criaram o podcast Livros e Infâncias que está disponível na plataforma do Spotify, e estão construindo um território comum de pesquisa sobre as relações entre os livros e as infâncias, realizando palestras, cursos, curadorias e consultorias neste campo de estudo.


Serviço:


MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando? 03/04 (quinta-feira)

Programação:

19h30Bate-papo:O Livro para a Infância: que território é este na contemporaneidade?” com Ananda Luz e Cris Rogério (Sesc Thermas)

terça-feira, 1 de abril de 2025

1º DIA DA MOSTRA LITERÁRIA DO GALPÃO DA LUA – MOLIGAL

   Oficina musical para bebês, espetáculo de variedades e palestra abrem a programação.


A MOLIGAL é um evento cultural do Pontão de Cultura Galpão da Lua dedicado à promoção da literatura e ao incentivo ao hábito da leitura na comunidade. Com uma programação rica e diversificada, voltada para a formação de leitores de todas as idades, a Mostra tem início na manhã desta quarta feira, dia 2 de abril, com a vivência “Brincando Música com Bebês” com o grupo Taquitá,  na Escola Municipal Aziz Felippe, e depois, a noite, a partir das 19h30, no Galpão da Lua, a programação segue com duas atividades, o espetáculo Cabaré Cultural e a palestra de abertura com o escritor best-seller Pedro Salomão.


        Pedro Salomão, que também palestrante e músico, possui 5 livros publicados pela Editora Planeta, sendo eles “Eu tenho sérios poemas mentais”, “Se você me entende por favor me explica”, “Eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo”, “Querido coração” e “Felicidade em copo d’água”, que somam mais de 150 mil unidades físicas vendidas, e suas músicas já foram ouvidas mais de 55 milhões de vezes nas plataformas de streaming. Realizou
feats com artistas como Tiê na faixa "Padaria", O Teatro Mágico em "Camalear" e Roberta Campos na regravação da música "Leoa". Já se apresentou no Centro Cultural São Paulo, Blue Note São Paulo, Sesc Belenzinho, abertura do show do artista Rubel no Cine Joia e com aparições nos programas Encontro com Fátima Bernardes, Sofar

Sounds e Showlivre.

A palestra que dará no Galpão da Lua, "Crise Cria Cura", é uma experiência que combina profundidade emocional e leveza, convidando os participantes a refletirem sobre o verdadeiro significado da vida, das relações e do autoconhecimento. Com um estilo autêntico e envolvente, Pedro transforma o palco em um espaço de conexão e reflexão profunda, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência divertida e leve. "Crise Cria Cura" não é apenas uma palestra, é uma oportunidade de transformação pessoal, oferecendo aos participantes uma nova perspectiva sobre a vida, o amor ao próximo e a cura. A palestra aborda temas essenciais como o valor da vida, a importância das boas relações e a capacidade de encontrar beleza mesmo nos momentos de sofrimento. Pedro também revela como a poesia e a resiliência surgiram em sua vida após vivenciar o luto, levando os participantes a refletirem sobre os desafios naturais da existência e a necessidade de reinvenção diante das adversidades. Com uma abordagem inspiradora e cativante, Pedro Salomão compartilha suas vivências como palhaço de hospital e educador na Assistência Social e APAE, utilizando seu repertório de histórias reais e repletas de humor.

A vivência do Grupo Taquitá de Presidente Prudente, “Brincando Música com Bebês”, que ocorre pela manhã, é destinada a bebês de 6 meses a 3 anos, onde cada bebê deve estar acompanhado de um adulto cuidador. Tudo acontece através de uma aula-espetáculo de 40 minutos, com clima intimista, em que o grupo conduz as atividades com pequenas histórias e músicas que sugerem movimentos e interações e os adultos participam ativamente auxiliando os bebês. O Grupo se apresenta em formato de duo, onde Zé Junqueira toca violão e Cajon com o pé simultaneamente e a Jéssica Ini canta e interage com os bebês e manipula os elementos usados durante as músicas, grande parte autorais, quando não, de domínio público. Sem dúvida a singeleza e sintonia entre o casal é o grande diferencial do grupo, criando momentos de muita ternura e simplicidade. O Grupo Taquitá é formado por Jéssica Ini, Psicóloga e Arte-Educadora e Zé Junqueira, Músico e Educador Musical, sob o preceito da construção de um mundo mais justo e fraterno através do compartilhamento e vivência do saber e do fazer artístico.

À noite, antes da palestra com Pedro Salomão, o público poderá ainda se divertir e se emocionar com o espetáculo de variedades do Galpão da Lua que reúne atrações lúdicas e divertidas de várias vertentes culturais. Fazem parte do Cabaré Cultura esquetes de teatro, música, literatura, poesias, números de circo e gags de palhaços.

A MOLIGAL é uma iniciativa do Galpão da Lua, com a colaboração do Grupo Histórias da Nana, sendo realizada com recursos dos editais: Edital PNAB nº 08/2024 de Presidente Prudente e Edital LPG nº 24/2023 e LPG nº 17/2023, ambos do Estado de São Paulo. A mostra conta ainda com o apoio do SESC Thermas Presidente Prudente.

Todas as atividades são gratuitas. Para obter mais informações e realizar inscrições nas oficinas e vivências, acesse o link na bio do Galpão da Lua no Instagram @galpaodalua.


Serviço:


MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando: dia 02/04 - quarta feira

Programação: 

9hVivência: “Brincando Música com Bebês” com o grupo Taquitá (Escola Municipal Aziz Felippe). • 19h30Abertura:Cabaré Cultural” com artistas do Galpão da Lua (Galpão da Lua). 

20h30Palestra e bate papo:Crise Cria Cura” com Pedro Salomão (Galpão da Lua)