O bloco irreverente que reúne famílias inteiras e pessoas de todas as idades sai na noite desta sexta com programação a partir das 19 horas, em frente ao Galpão da Lua.
Sexta de carnaval está chegando e a tradição do Êta Nois vai pra rua novamente em Presidente Prudente, fazendo o seu tradicional arrasto, que acontece entre o ponto de cultura Galpão da Lua, ao lado da antiga estação ferroviária, e a Praça Nove de Julho, no centro da cidade.
O arrasto surgiu numa república do Jardim das Rosas, em 2006, quando estudantes e artistas da cidade procuravam uma forma alternativa de curtir o carnaval e resolveram pegar latas, panelas, instrumentos musicais e sair pelas ruas do bairro pulando, cantando e se divertindo. A brincadeira despretensiosa, ano a ano, foi crescendo e hoje o bloco é hoje uma importante atividade do calendário cultural da cidade. Uma tradição popular que, no próximo ano, completa 20 anos.
Com um repertório variado de baião, axé, cirandas e as tradicionais marchinhas, que inclui as composições próprias do bloco “EtaNóis” e “Ma-ma-ma-mazinho”, a banda, junto a um carro alegórico, puxa o arrasto pelas ruas do centro passando pelo calçadão da rua Tenente Nicolau Maffei. O público que acompanhar tem a oportunidade de brincar carnaval de uma forma bastante tradicional, lembrando os primeiros carnavais da cidade, quando nas décadas de 1930 os blocos e cordões ocupavam as ruas e a Praça Nove de Jùlio com as suas batalhas e brincadeiras.
Além de sair junto com o arrasto, os foliões poderão participar e se divertir no tradicional desfile de fantasias que reúne crianças e adultos. A melhor fantasia por aclamação pública de cada categoria vai ganhar um troféu em meio a festiva chuva de confetes e serpentinas.
Serviço:
Bloco de Carnaval de Rua ÊtaNóis
Quando? Sexta feira, 28 de fevereiro
Onde? Rua Júlio Tiezzi, em frente ao Galpão da Lua.
Programação:
- 19h - Início da folia, concentração do bloco
- 20:30h - Desfile de fantasias
- 22h - Arrasto do ÊtaNóis
Este ano, o bloco compõe a programação do Galpão da Lua aprovada no edital estadual Nº 24/2023 “Territórios culturais e pontos de cultura” da Lei Paulo Gustavo e tem o apoio da Prefeitura Municipal.