Nanda Solto, Fio da Meada e Cida Santos vão encantar o público com suas histórias antes do lançamento do livro “”Sou da quebrada, mas eu sou das antigas - São Miguel de Ururaí”, em mais um dia incrível de programação.
![]() |
Cida Santos |
![]() |
Foto e Sté Fratesh |
A última história da noite, “Umas e outras de Pedro Malazarte!”, será contada pelo grupo Fio da Meada, com Poliana Savegnago e Alan Silva, que remexem no baú de suas memórias para compor um encontro em homenagem ao famigerado Pedro Malazarte, figura tradicional da cultura brasileira, presente nos contos de norte a sul do país. O Fio da Meada é projeto de ações que tem como premissa a vivência, transmissão e criação dos elementos da Cultura Brasileira, da Tradição Oral e da Cultura das Infâncias. Suas ações contemplam: Espetáculos, Contação de Histórias, Mediação de Leitura, Ocupação de Brincadeiras e Brinquedos, Intervenções Artísticas; Criação Literária e Encadernação Cartonera, Biblioteca Itinerante e Oficinas Diversas para todos os públicos.
![]() |
Grupo Fio da Meada foto Vinicius Barros |
A noite se encerra com o Edvaldo Santana,lançando o seu livro “Sou da Quebrada, Mas Eu Sou das Antigas – São Miguel de Ururaí”. O compositor e cantor Edvaldo Santana, no livro, percorre as ruas de São Miguel Paulista, bairro da periferia de São Paulo, onde ele nasceu, numa viagem feita de memória e história. Ele fala das famílias que vieram do norte, nordeste e sul de Minas Gerais, na esperança de trabalho na Nitro Química e de uma vida melhor na cidade de São Paulo. Relembra de seus pais, resgata histórias dos times de várzea e traça um panorama cultural e político do bairro, dando destaque aos movimentos sociais e artísticos, entre os quais o Movimento Popular de Arte de São Miguel Paulista. Traça também a sua trajetória como músico, relatando o seu compromisso com a arte feita com paixão, determinação e sem concessões ao mercado. No sábado, Edvaldo Santana volta ao Galpão da Lua para apresentar seu esperado show musical, onde vai cantar muitas das músicas cujas histórias estão registradas no seu livro.
A MOLIGAL é uma iniciativa do Galpão da Lua, com a colaboração do Grupo Histórias da Nana, sendo realizada com recursos dos editais: Edital PNAB nº 08/2024 de Presidente Prudente e Edital LPG nº 24/2023 e LPG nº 17/2023, ambos do Estado de São Paulo. A mostra conta ainda com o apoio do SESC Thermas Presidente Prudente.
Serviço:
MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua
Quando? 04/04 (sexta-feira)
Programação:
• 19h30 – Contação de histórias “Histórias que o povo conta” com Cida Santos (Galpão da Lua)
• 20h00 – Contação de histórias “Pirombeta conta histórias de Esperteza” com Nanda Soto (Galpão da Lua)
• 20h30 – Contação de histórias “Umas e outras de Pedro Malazarte!” com o grupo Fio da Meada (Galpão da Lua)
• 21h00 – Lançamento de livro e bate-papo com o autor: “Sou da Quebrada, Mas Eu Sou das Antigas – São Miguel de Ururaí” com Edvaldo Santana (Galpão da Lua)