sexta-feira, 4 de abril de 2025

SEXTOU COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LANÇAMENTO DE LIVRO COM EDVALDO SANTANA NA MOSTRA LITERÁRIA DO GALPÃO DA LUA

Nanda Solto, Fio da Meada e Cida Santos vão encantar o público com suas histórias antes do lançamento do livro “”Sou da quebrada, mas eu sou das antigas - São Miguel de Ururaí”, em mais um dia incrível de programação.


A Mostra Literária do Galpão da Lua – MOLIGAL é um ambiente de troca de experiências e valorização da produção literária e dos leitores. O evento que teve início na quarta feira segue hoje para o seu terceiro dia de programação reunindo vozes e histórias de diversas partes do Brasil. 

Cida Santos
A noite começa com “Histórias que o povo conta”, com Cida Santos. Cida, moradora de Presidente Prudente, é professora e contadora de histórias. Sua paixão pelo universo mágico dos contos populares nasceu ainda quando criança escutando os causos do seu avô contados nos encontros familiares e festas comunitárias no sertão do estado de Alagoas. Essas histórias marcaram para sempre a sua vida. Cida conta que logo quando descobriu esse universo dos contos nos livros encontrou uma das histórias contadas por seu avô, “O papagaio real”, momento em que se emocionou e se descobriu leitora. Vinda para São Paulo tornou-se professora e passou a se dedicar especialmente a outras mulheres que encontrou lá com histórias de vida semelhantes a sua, ensinando utilizando a mediação da leitura dentro da contação de histórias. 

Foto e Sté Fratesh
Depois é a vez de “Pirombeta conta histórias de Esperteza”, com Nanda Soto. Em meio a risadas e trapalhadas, a Palhaça Pirombeta entra em cena trazendo consigo uma mala cheia de histórias fantásticas e uma energia contagiante. Munida de seu nariz vermelho, ela convida o público a mergulhar no universo de contos populares, com personagens astutos  e divertidos. Fernanda Soto é atriz, produtora cultural e pesquisadora, com uma trajetória consolidada nas artes cênicas. Graduada em Artes Cênicas pela Barão de Mauá (Ribeirão Preto, 2004), atuou no Grupo Teatral Engasga Gato e foi fundadora da Cia Zero de Circo e Teatro, onde se dedica à pesquisa da palhaçaria, da tradição oral e da dança performática.


A última história da noite, “Umas e outras de Pedro Malazarte!”, será contada pelo grupo Fio da Meada, com Poliana Savegnago e Alan Silva, que remexem no baú de suas memórias para compor um encontro em homenagem ao famigerado Pedro Malazarte, figura tradicional da cultura brasileira, presente nos contos de norte a sul do país. O Fio da Meada é projeto de ações que tem como premissa a vivência, transmissão e criação dos elementos da Cultura Brasileira, da Tradição Oral e da Cultura das Infâncias. Suas ações contemplam: Espetáculos, Contação de Histórias, Mediação de Leitura, Ocupação de Brincadeiras e Brinquedos, Intervenções Artísticas; Criação Literária e Encadernação Cartonera, Biblioteca Itinerante e Oficinas Diversas para todos os públicos.

Grupo Fio da Meada  foto Vinicius Barros


A noite se encerra com o Edvaldo Santana,lançando o seu livro
“Sou da Quebrada, Mas Eu Sou das Antigas – São Miguel de Ururaí”. O compositor e cantor Edvaldo Santana, no livro, percorre as ruas de São Miguel Paulista, bairro da periferia de São Paulo, onde ele nasceu, numa viagem feita de memória e história. Ele fala das  famílias que vieram do norte, nordeste e sul de Minas Gerais, na esperança de trabalho na Nitro Química e de uma vida melhor na cidade de São Paulo. Relembra de seus pais, resgata histórias dos times de várzea e traça um panorama cultural e político do bairro, dando destaque aos movimentos sociais e artísticos, entre os quais o Movimento Popular de Arte de São Miguel Paulista. Traça também a sua trajetória como músico, relatando o seu compromisso com a arte feita com paixão, determinação e sem concessões ao mercado. No sábado, Edvaldo Santana volta ao Galpão da Lua para apresentar seu esperado show musical, onde vai cantar muitas das músicas cujas histórias estão registradas no seu livro.


A MOLIGAL é uma iniciativa do Galpão da Lua, com a colaboração do Grupo Histórias da Nana, sendo realizada com recursos dos editais: Edital PNAB nº 08/2024 de Presidente Prudente e Edital LPG nº 24/2023 e LPG nº 17/2023, ambos do Estado de São Paulo. A mostra conta ainda com o apoio do SESC Thermas Presidente Prudente.


Serviço:


MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando? 04/04 (sexta-feira)

Programação:

• 19h30 – Contação de histórias “Histórias que o povo conta” com Cida Santos (Galpão da Lua)
• 20h00 – Contação de histórias “Pirombeta conta histórias de Esperteza” com Nanda Soto (Galpão da Lua)
• 20h30 – Contação de histórias “Umas e outras de Pedro Malazarte!” com o grupo Fio da Meada (Galpão da Lua)
• 21h00 – Lançamento de livro e bate-papo com o autor: “Sou da Quebrada, Mas Eu Sou das Antigas – São Miguel de Ururaí” com Edvaldo Santana (Galpão da Lua)

 

quinta-feira, 3 de abril de 2025

PALESTRA ABORDA A TEMÁTICA DO LIVRO PARA A INFÂNCIA NO SESC THERMAS DE PRESIDENTE PRUDENTE

 

Atividade integra a Mostra Literária do Galpão da Lua – MOLIGAL, com apoio institucional do Sesc São Paulo 


O livro para a infância é campo de estudo e de afetividade. É objeto na estante, de arte, de artista e, concomitantemente, sujeito. Está no campo da educação, está no campo da arte e o maior desafio é sua coexistência, pois para ser sujeito é preciso se relacionar com o outro: nós, adultos e crianças. Neste encontro, as pesquisadoras Ananda Lua e Cristiane Rogério, convidam todas as pessoas presentes para construir percepções juntos sobre esse objeto presente em nossas vidas e que tanto nos encanta e desafia. Que livro é esse?

 

 

  Ananda Luz é mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais na UFSB, pedagoga, doutoranda em Difusão do Conhecimento e membra do Diversifica. Fez a curadoria de artes na exposição Karingana - presenças negras no livro para as infâncias no SESC-Bom Retiro/SP e na exposição Padê - artistas negros da Caixote na Galeria Página. É criadora e curadora do projeto Odú: arte e ancestralidade e curadora do Coreto Sonoro. Também fez curadoria de acervo literário para vários espaços, como a Ong Vagalume e o Bamberê - entre livros e infâncias. Foi escriba, com Isabel Malzoni, no livro Eu devia estar na escola (ed. Caixote).

Cristiane Rogerio é mestre em arte-educação pelo Instituto de Artes-Unesp. Jornalista de formação, está desde 2005 trabalhando na revista Crescer como curadora de livros para a infância, sendo hoje responsável pela lista Os 30 Melhores Livros Infantis do Ano e pela coluna mensal Livros que Amamos. Desde 2014 faz trabalhos com o Sesc em diversas unidades, em cursos e palestras na área dos livros para as infâncias. É autora do livro Carmela Caramelo (com André Neves, ed Cortez) e outros como colaboradora nos temas educação, reportagem e pesquisa.

Cristiane Rogerio e Ananda Luz, juntas, têm coordenado a pós-graduação O Livro Para a Infância n’A Casa Tombada, criaram o podcast Livros e Infâncias que está disponível na plataforma do Spotify, e estão construindo um território comum de pesquisa sobre as relações entre os livros e as infâncias, realizando palestras, cursos, curadorias e consultorias neste campo de estudo.


Serviço:


MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando? 03/04 (quinta-feira)

Programação:

19h30Bate-papo:O Livro para a Infância: que território é este na contemporaneidade?” com Ananda Luz e Cris Rogério (Sesc Thermas)

terça-feira, 1 de abril de 2025

1º DIA DA MOSTRA LITERÁRIA DO GALPÃO DA LUA – MOLIGAL

   Oficina musical para bebês, espetáculo de variedades e palestra abrem a programação.


A MOLIGAL é um evento cultural do Pontão de Cultura Galpão da Lua dedicado à promoção da literatura e ao incentivo ao hábito da leitura na comunidade. Com uma programação rica e diversificada, voltada para a formação de leitores de todas as idades, a Mostra tem início na manhã desta quarta feira, dia 2 de abril, com a vivência “Brincando Música com Bebês” com o grupo Taquitá,  na Escola Municipal Aziz Felippe, e depois, a noite, a partir das 19h30, no Galpão da Lua, a programação segue com duas atividades, o espetáculo Cabaré Cultural e a palestra de abertura com o escritor best-seller Pedro Salomão.


        Pedro Salomão, que também palestrante e músico, possui 5 livros publicados pela Editora Planeta, sendo eles “Eu tenho sérios poemas mentais”, “Se você me entende por favor me explica”, “Eu mesmo sofro, eu mesmo me dou colo”, “Querido coração” e “Felicidade em copo d’água”, que somam mais de 150 mil unidades físicas vendidas, e suas músicas já foram ouvidas mais de 55 milhões de vezes nas plataformas de streaming. Realizou
feats com artistas como Tiê na faixa "Padaria", O Teatro Mágico em "Camalear" e Roberta Campos na regravação da música "Leoa". Já se apresentou no Centro Cultural São Paulo, Blue Note São Paulo, Sesc Belenzinho, abertura do show do artista Rubel no Cine Joia e com aparições nos programas Encontro com Fátima Bernardes, Sofar

Sounds e Showlivre.

A palestra que dará no Galpão da Lua, "Crise Cria Cura", é uma experiência que combina profundidade emocional e leveza, convidando os participantes a refletirem sobre o verdadeiro significado da vida, das relações e do autoconhecimento. Com um estilo autêntico e envolvente, Pedro transforma o palco em um espaço de conexão e reflexão profunda, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência divertida e leve. "Crise Cria Cura" não é apenas uma palestra, é uma oportunidade de transformação pessoal, oferecendo aos participantes uma nova perspectiva sobre a vida, o amor ao próximo e a cura. A palestra aborda temas essenciais como o valor da vida, a importância das boas relações e a capacidade de encontrar beleza mesmo nos momentos de sofrimento. Pedro também revela como a poesia e a resiliência surgiram em sua vida após vivenciar o luto, levando os participantes a refletirem sobre os desafios naturais da existência e a necessidade de reinvenção diante das adversidades. Com uma abordagem inspiradora e cativante, Pedro Salomão compartilha suas vivências como palhaço de hospital e educador na Assistência Social e APAE, utilizando seu repertório de histórias reais e repletas de humor.

A vivência do Grupo Taquitá de Presidente Prudente, “Brincando Música com Bebês”, que ocorre pela manhã, é destinada a bebês de 6 meses a 3 anos, onde cada bebê deve estar acompanhado de um adulto cuidador. Tudo acontece através de uma aula-espetáculo de 40 minutos, com clima intimista, em que o grupo conduz as atividades com pequenas histórias e músicas que sugerem movimentos e interações e os adultos participam ativamente auxiliando os bebês. O Grupo se apresenta em formato de duo, onde Zé Junqueira toca violão e Cajon com o pé simultaneamente e a Jéssica Ini canta e interage com os bebês e manipula os elementos usados durante as músicas, grande parte autorais, quando não, de domínio público. Sem dúvida a singeleza e sintonia entre o casal é o grande diferencial do grupo, criando momentos de muita ternura e simplicidade. O Grupo Taquitá é formado por Jéssica Ini, Psicóloga e Arte-Educadora e Zé Junqueira, Músico e Educador Musical, sob o preceito da construção de um mundo mais justo e fraterno através do compartilhamento e vivência do saber e do fazer artístico.

À noite, antes da palestra com Pedro Salomão, o público poderá ainda se divertir e se emocionar com o espetáculo de variedades do Galpão da Lua que reúne atrações lúdicas e divertidas de várias vertentes culturais. Fazem parte do Cabaré Cultura esquetes de teatro, música, literatura, poesias, números de circo e gags de palhaços.

A MOLIGAL é uma iniciativa do Galpão da Lua, com a colaboração do Grupo Histórias da Nana, sendo realizada com recursos dos editais: Edital PNAB nº 08/2024 de Presidente Prudente e Edital LPG nº 24/2023 e LPG nº 17/2023, ambos do Estado de São Paulo. A mostra conta ainda com o apoio do SESC Thermas Presidente Prudente.

Todas as atividades são gratuitas. Para obter mais informações e realizar inscrições nas oficinas e vivências, acesse o link na bio do Galpão da Lua no Instagram @galpaodalua.


Serviço:


MOLEGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando: dia 02/04 - quarta feira

Programação: 

9hVivência: “Brincando Música com Bebês” com o grupo Taquitá (Escola Municipal Aziz Felippe). • 19h30Abertura:Cabaré Cultural” com artistas do Galpão da Lua (Galpão da Lua). 

20h30Palestra e bate papo:Crise Cria Cura” com Pedro Salomão (Galpão da Lua)