quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Prudente em Cena no Criança Fest

Neste próximo sábado, dia 16 de outubro, o Ponto de Cultura Prudente em Cena estará participando ativamente do 2° Criança Fest no bairro Morada do Sol (um dos bairros atendidos pelo projeto da Federação) realizando duas apresentações. Uma com o grupo de circo e teatro de rua Os Mamatchas e outra com o grupo de teatro Brincantes do Pisa Chão. O evento é realizado pelo Programa de Desenvolvimento Local do bairro, fomentado pelo Senac. A Federação e o Ponto já participou do envento anterior realizado no bairro Humberto Salvador, no dia 18 de setembro, com uma apresentação do grupo Os Ermanos, adolescentes que fizeram e fazem parte do Projeto Aquarela e recebem o apoio do grupo Rosa dos Ventos e da Federação Prudentina de Teatro.

O evento será realizado na Casa da Sopa, terá início às 9h com o grupo de Coral, posteriormente, às 09h30 com Os Mamatchas e às 10h com os Brincantes do Pisa Chão, com o espetáculo 'Somos nós Brincantes do Pisa Chão'. Seguindo a programação terá Hip Hop, Axé e outras apresentações culturais.

Os Mamatchas apresentarão nas alturas da perna de pau, músicas e muita prosa. Com duas palhaças atrapalhadas e um músico palhaço (ou um palhaço músico!?), tentando de toda maneira se entender para realizar alguma atração. Com Camila Peral (10%), Luana Barbosa (Lua Quebrada) e Vinicius Morais (Bactéria Adiposa).





Brincantes do Pisa Chão, grupo formado em 2007, com anseio de mesclar dança, poesia popular, teatro, a figura do palhaço somado a brincadeiras de roda e manifestações folclóricas. Surge os Brincantes do Pisa Chão e seus personagens: Eureka (Alana Vitorino) a bailarina desajeitada; Pietra (Andressa Inácio) a palhaça sem graça; Katrina (Pamela Carrara) a atriz desinteressada e Kachuho (Ribas Dantas) o profeta frustrado. A apresentação se inicia com um ar de mistério, velado em mascarás, música, poesias populares, ladainha e apresentação dos personagens. Em seu desenrolar perde aos poucos o ar misterioso e passa a ter uma perspectiva cômica, com as figuras da boneca e do palhaço que estabelecem uma integração com o público. E antes do fim o espetáculo é atopetado de danças populares, malabares, pirofagia, literatura de cordel e se finda com a roda de todos, tendo como eixo a brincadeira do boi. E todo público é convidado a ser um brincante.