sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Teatro nos Bairros, programação deste fim de semana!


No último domingo, dia 25 de setembro, foi realizado o Encontro Teatro e Comunidade na sede do Ponto de Cultura Prudente em Cena, na Vila Brasil/Lider. No encontro foram exibidos dois vídeos produzidos pela Federação Prudentina de Teatro, sendo o primeiro uma mostra das atividades realizadas no primeiro semestre deste ano, pelo Ponto de Cultura, FPT e seus grupos, e o segundo um vídeo de entrevistas e depoimentos dos moradores mais antigos do bairro.

Na exibição dos vídeos, estiveram presentes por volta de 40 moradores da comunidade e algumas pessoas de fora que vieram prestigiar. Também estavam expostos material dos grupos da FPT, para que todos conhecessem a personalidade de cada grupo e o interior do nosso galpão.



Dando continuidade às atividades do projeto Periferia em Cena – Teatro nos Bairros, além dos bairros Humberto Salvador, Watal Ishibashi e Vila Lider/Brasil, o projeto neste fim de semana vai para o bairro Morada do Sol. No domingo, dia 02 de outubro, o grupo Teatro do Alfinete apresenta o espetáculo Descanse em Paz, na Casa da Sopa, às 16h30.

No sábado, se encerra a oficina O Circo no Teatro de Rua, ministrada pelo grupo Os Mamatchas no bairro Watal Ishibashi, e tem início a Oficina de Brincantes com o grupo Brincantes do Pisa Chão. Esta segunda, acontecerá no bairro Humberto Salvador, das 14h às 17h, na Escola Municipal Juraci Meneses Peralta, e os participantes poderão aprender um pouco mais sobre a cultura popular brasileira, através jogos, brincadeiras e cantigas tradicionais.


Toda a programação é gratuita! Divulgue e apareça!


Um dos vídeos exibidos no Encontro Teatro e Comunidade está disponível no endereço http://vimeo.com/27783144 “Ponto de Cultura Prudente em Cena – Federação Prudentina de Teatro (Vimeo)”. O vídeo com depoimentos dos moradores, em breve também estará disponível online.


Abaixo, o resumo das atividades deste fim de semana.

DESCANSE EM PAZ

Teatro do Alfinete

O Sr. e a Sra. Ruibarbo, após um fatal acidente de carro, continuam lúcidos e com a capacidade de conversarem entre si. Usando desse artifício, o casal, durante seu próprio velório, tem a oportunidade de observar e comentar sobre os amigos, funcionários e outras personalidades, presentes no evento. Com o passar das horas questionam e avaliam seus valores morais, os negócios, os amigos, filhos, os empregados, assim como sua vida conjugal e sexual. Mortos que não conseguem libertar-se imediatamente das suas posições hierárquicas e relações terrenas, conflitos cômicos que surgem nessa base, blasfêmias e escândalos.

02/10 – domingo – às 16h30

Casa da Sopa

Rua Wilian Edy Tedros, 171 – Jardim Morada do Sol

OFICINA DE BRINCANTES

Brincantes do Pisa Chão

Não haveria melhor lugar para mesclar teatro, música, poesia popular, dança e arte circense, representada na figura do palhaço, que numa oficina de Brincantes; assim denominados os artistas populares do nordeste do país. Um grande caldeirão de ideias e uma fábrica de pequenos espetáculos, estimulados a partir das vivências cotidianas. O processo de descoberta das facilidades artísticas de cada um é estimulado através de dinâmicas, exercícios técnicos, textos, fatos e estórias que resgatam a cultura popular, com o intuito de proporcionar ao público uma socialização que tenha como ponto principal a arte popular, que emerge dos talentos da própria comunidade.

01, 08, 22 e 29/10 – aos sábados – das 14h às 17h

Escola Municipal Profª. Juraci Menezes Peralta

Rua Geraldo Gomes Correa, 475 – Humberto Salvador

OFICINA O CIRCO NO TEATRO DE RUA

Circo e Teatro de Rua Os Mamatchas

A perna-de-pau, os instrumentos de malabarismos, as acrobacias de solo e a figura do palhaço farão parte de um conteúdo envolvente, como um artifício para incorporar tais técnicas ao teatro de rua de uma maneira dinâmica e descontraída. A atividade proposta se insere em uma tendência de proporcionar para as pessoas exercícios mesclados com arte para oferecer incentivo às atividades físicas de maneira agradável envolvendo o riso, o fortalecimento corporal e o conhecimento das artes cênicas.

01/10 - das 15h às 18h

Casa da Criança e Centro Social São José

Rua Antônio Hildebrand, 145 – Parque Watal Ishibashi