quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Esaio Aberto - Maracanóis


Ensaio aberto: Bloco de Maracatu "Maracanóis"
Domingo, 28 de outubro, às 18h
Parque do Povo - em frente ao Sr Boteco.



No próximo domingo, dia 28 de outubro, o Bloco de Maracatu de Baque Virado "Maracanóis" fará um ensaio aberto no Parque do Povo.

O Bloco surgiu da Oficina de Ritmos Brasileiros, que iniciou-se em 2010, coordenada por Bruno Palácio (Juba), na sede da Federação Prudentina de Teatro. 

Após práticas de outros ritmos, o Maracatu despertou maior interesse nos participantes, dessa forma trouxeram uma oficina com três batuqueiros de São Paulo, em 2011, Lelo Moraes, Marcelo Queiroz e Aurélio Prates, agregando mais interessados e ampliando o conhecimento. Nessa oficina, o bloco fez seu primeiro cortejo pelas ruas da Vila Brasil, bairro onde se localiza a sede da Federação Prudentina de Teatro, onde acontecem os ensaios. 

Juba participou da oficina de confecção de alfaias, que é um instrumento de percussão utilizado no Maracatu, com Luthiêr Beto Madureira, na Fabrica de Tambores Zé Benedito (São Paulo). Através da participação nesta oficina, propôs desenvolver o método de confecção de alfaias na Federação, onde foram confeccionadas 10 alfaias para a prática do Maracatu.

Neste ano, no III Cabaré Cultural da Federação, em agosto, o bloco fez sua estréia, também em cortejo pelas ruas do bairro. 

O Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira afrodescendente, originalmente de cunho religioso. Surgiu durante o período escravocrata, provavelmente entre os séculos XVII e XVIII, onde hoje é o Estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu (que, antigamente, abrangia também o que são hoje os municípios de Itapissuma, Abreu e Lima e Itamaracá). Como a maioria das manifestações populares do país é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias.

A proposta do ensaio aberto de domingo, é sair da sala de ensaio para divulgar a formação do Bloco, que é o primeiro e até então único, Bloco de Maracatu de Presidente Prudente, para quem sabe assim despertar o interesse e conhecimento da prática de Maracatu de Baque Virado. Fazem parte do repertório do bloco, músicas do Maracatu Estrela Brilhante e Leão Coroado, ambos de Recife-PE

Ainda neste ano, no mês de novembro, o batuqueiro Maycon Batista, integrante do Estrela Brilhante, estará em Prudente para ministrar uma oficina de 3 dias, aberta ao público em geral.

Informações de Serviço:
Ensaio aberto: Bloco de Maracatu "Maracanóis"
Domingo, 28 de outubro, às 18h
Parque do Povo - em frente ao Sr Boteco.

Ensaios do Bloco: Segunda-feira, 17h30, na Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas