quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Galpão da Lua e Território das Artes levam espetáculos para o Bairro Morada Do Sol !


A Obra Inacabada de Frida Kahlo e a banda Mocanbo Groove são as atrações neste sábado. A partir das 19h no Morada do Sol. 

Através do projeto Território das Artes a Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas – Galpão da Lua irá realizar duas apresentações artísticas no bairro Morada do Sol neste sábado dia 7 á partir das 19h na Praça do WI-FI.

O projeto que teve início em julho deste ano tem como intuito a manutenção de espaços para apoio cultural e oferecer gratuitamente para o publico uma programação com atividades formativas e espetáculos de circo, música, teatro e cultura popular.

Os bairros que estão sendo contemplados pelo projeto são: Morada do Sol, Augusto de Paula e Vila Lider/Brasil, onde é a sede do Galpão da Lua.




A Obra inacabada de Frida Kahlo – Teatro Vermelho

A Obra Inacabada de Frida Kahlo da Cia de Teatro Vermelho será apresentada nesse sábado, dia 8 de agosto, às 19hs no Bairro Morada do Sol. A apresentação faz parte do Território das Artes que tem como objetivo divulgar as atividades e peças desenvolvidas pelos federados no Galpão da Lua. Todas as atividades são gratuitas, incluindo cursos, oficinas, workshops e peças dos atores federados e de outras regiões do Brasil.

A peça que conta a história da pintora mexicana Frida Kahlo, tem como objetivo a interação com a plateia que durante o espetáculo usa pincel e tinta para pincelar a atriz que representa a artista. 

O espetáculo por ter um caráter interativo já foi encenado em vários lugares inusitados como na feira livre da Av. Manoel Goulart, no calçadão, na Rodoviária e na UNESP de Presidente Prudente através do FENTEPP, também já foi apresentada no vão livre do MASP na Av. Paulista em São Paulo.
“A obra inacabada de Frida Kahlo” é um diálogo entre a época em que Frida era viva e pintava suas obras e sua imagem imaginária de como ela seria agora, em um futuro que não é vivido por ela. Como seriam sua obras?, suas atitudes, seus amores, sua luta e suas dores?. A peça com caráter de intervenção urbana interage com os passantes, os convidando a terminar as obras. Nada mais justo que deixar o popular, tradição que ela levava em sua linguagem, obras, roupas e formas de pensar, completar e guiar a pintora Frida do futuro, que pintava sua obras como se estivesse tomando goladas de vida.

Reconhecimento

Robertt Moretto diretor da peça diz “É um espetáculo intimista onde a atriz representa a figura de Frida, insinuando qualquer tipo de leitura para a plateia. O objetivo não é decretar uma forma de interpretar a vida dela, mas sim sentir seus pesos proporcionados pelas imagens que a atriz provoca. ”

Teatro na rua

Para a atriz Mariana Ferrari é sempre uma experiência positiva trabalhar na rua “...é o lugar onde se tem mais contato com o inesperado, essa é a ideia do espetáculo, lidar com a desinformação, com a autenticidade, com a espontaneidade de cada passante pensante.

O espetáculo

O corpo como suporte da pintura em vez da tela. O espetáculo vai ao espaço público compartilhar o pensamento e a obra da mexicana Frida Kahlo (1907-1954). Convida os passantes a pincelar cores viscerais na pele da atriz figurada como a pintora que viveu apenas 47 anos e cultivava a identidade do país, como santos populares e mercados de rua. O roteiro conta sua biografia por meio de signos. Aspectos trágicos contrastam sua força inventiva. Aos 18 anos, um ônibus em que viajava chocou-se com um trem. Sofreu múltiplas fraturas com sequelas perpétuas. Perseverou o talento genuíno para se expressar quando a mãe pendurou um espelho em cima de sua cama. Adorava autorretratos: “Sou o assunto que conheço melhor”. Constituído em 2013, o coletivo é inclinado à pesquisa corporal do ator e, aqui, procura introduzir o não popular no espaço público.

A Companhia de Teatro Vermelho.

Fundada no ano de 2013, a Cia de Teatro Vermelho baseia seus trabalhos no exercício criativo do ator que gera e manipula a cena, colocando em questão as relações humanas e o homem contemporâneo. Deste modo, os atores estabelecem um jogo com a plateia que ora se torna espectadora, ora se torna cúmplice. 
A companhia também mantém oficinas gratuitas de Teatro em Presidente Bernardes e Regente Feijó. Mais sobre a companhia pode ser encontrada em https://www.facebook.com/ciateatrovermelho

Um pouco sobre o show.

Show “Maracutaia Sound System” - Mocambo Groove
A banda Mocambo Groove em seu Show “Maracutaia Sound System” interpreta músicas dos álbuns Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996),de Chico Science & Nação Zumbi. Com influências de músicas brasileiras como maracatus, ciranda, baião, coco, samba, samba-reggae, ijexá e a sua mistura com rock, funky, reggae, dub e hip-hop, Da Lama ao Caos e Afrociberdelia são umas das referências musicais da banda, sob essa influência a Mocambo Groove busca manter viva a sonoridade que marcou a efervescência do Movimento Manguebeat. Duração: 80 min. Elenco: Bruno Palácio: bateria e vocal; Gabriel Ávila: sintetizador e samplers; Lucas Pereira: baixo e vocal; Jonatham Gomes: percussão e vocal; Rafael Batalini: guitarra e vocal.


A Banda Mocambo Groove

Mocambo Groove Formada em 2009, busca em suas composições experimentar diferentes estilos musicais, fazem parte do repertório da banda músicas brasileiras como samba, baião, ijexá, frevo,
maracatu e músicas latinas, blues, rock, funky, reggae, jazz e salsa, possibilitando ao público vivenciar diferentes texturas sonoras. Em 2011, junto com a Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas/Galpão Cultural Lua Barbosa, a banda fez a gravação de seu primeiro demo “Aterritorial”, com cinco músicas autorais. Em 2013 a banda participou da segunda fase do XX Brasil Instrumental em Presidente Prudente - SP. No final de 2013, a banda passou a pesquisar o disco Da Lama ao Caos (1994) de Chico Science & Nação Zumbi, que completaria vinte anos em 2014, umas das influências da Mocambo Groove, desta experiência a banda produziu o show “Maracutaia Sound System",
fazendo um resgate da musicalidade que marcou a efervescência do Movimento Manguebeat. No mesmo ano, com apoio da FPTAI/Galpão Cultural Lua Barbosa, a Mocambo Groove desenvolveu o projeto Som nas Praças, realizando seis apresentações do show “Maracutaia Sound System”, em praças e teatros de arenas da cidade de Presidente Prudente - SP. 

Mais sobre a Banda em mocambogroove.blogspot.com.br 


Serviços: 

O que? Espetáculo “A Obra Inacabada de Frida Kahlo”, Cia. de Teatro Vermelho. 
Onde? Bairro Morada do Sol na praça do Wi-fi 
Quando? Sábado (08/08), às 19h 
Quanto? Grátis 

O que? Show “Maracutaia Sound System” banda Mocambo Groove. 
Onde? Bairro Morada do Sol na praça do Wi-fi 
Quando? Sábado (08/08), às 20h 
Quanto? Grátis 

Contatos: 
Companhia de Teatro vermelho 
Robertt Moretto 
Ator/Produtor Teatro Vermelho 
(18) 99600-9786 
robertt@teatrovermelho.com.br 

Mocambo Groove 
blog:mocambogroove.blogspot.com.br 
e-mail:mocambogroove@gmail.com 
https://www.facebook.com/mocambo.groove
(18) 99689-1100 - 98197-1383