quinta-feira, 19 de maio de 2016

Evento no Galpão da Lua aborda a Luta Antimanicomial

Eles passarão... ...Nós Passarinhos! - Luta Antimanicomial, Arte e o Direito a Cidade

É uma ação do coletivo do Galpão da Lua com o Conselho Regional de Psicologia/PP para marcar a Semana do DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL (19 de maio) e debater questões relacionadas à Saúde mental.

A programação terá início às 14h e seguirá até às 19h com debate, atividades práticas e apresentação artística.

Haverá, inicialmente, uma roda de conversa sobre como é a vida de um interno nos manicômios e o direito dessas pessoas viverem em liberdade, na cidade. Em seguida os participantes construírão um painel artístico coletivo e assistirão a uma apresentação de integrantes do coletivo artístico Galpão da Lua.

A luta antimanicomial é o combate à idéia e prática de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, baseadas nos preconceitos que cercam a doença mental. Como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, na cidade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O evento também lançará uma NOTA DE REPÚDIO a um episódio muito triste para a luta antimanicomial, que é a perseguição política e recente exoneração do médico psiquiatra Vitor Pordeus do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde (NCCS) e do Hotel da Loucura, do Instituto Municipal Nise da Silveira, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, onde era coordenador e fundador. Vitor Pordeus foi exonerado no último dia 11 de maio e é o principal sucessor do trabalho da Dr Nise da Silveira, um dos principais nomes do campo da Arte e Saúde Mental do Brasil e do mundo.

Programação
14h – Roda de Conversa: Luta Antimanicomial, da vida no manicômio à vida na cidade.
15h – Painel Coletivo
16 – Apresentação artística com o grupo Rosa dos Ventos e repúdio a exoneração do Doutor Vitor Pordeus do NCCS.

Participação
O evento é gratuito e é aberto a toda a comunidade. Terá a participação de ex-internos do Hospital São João, usuários do CAPs e pacientes do ambulatório de saúde mental.

Serviço 
Local: Galpão da Lua
Endereço: Rua: João Caseiro, 65 Vila Brasil.
Horário: 14h
Gratuito!

Organização
Conselho Regional de Psicologia/PP e Galpão da Lua

"Por Uma Sociedade Sem Manicômios!


www.facebook.com/federacaopteatro
www.federacaoprudentinadeteatro.blogspot.com