terça-feira, 23 de agosto de 2022

Grupo de teatro de Assis apresenta peça sobre violência contra as mulheres em Presidente Prudente

 As apresentações acontecem no Mirante do Paranapanema e em Presidente Prudente

O grupo de teatro assisense Bornal de Bugigangas apresenta a peça “Sou Mulher e não serei outra coisa” acompanhada da Oficina de Teatro do Oprimido na região de Presidente Prudente. Em Mirante do Paranapanema, em parceria com o MST, a apresentação acontece na sexta-feira (26), às 19h, na Escola Santa Clara e a Oficina do Teatro do Oprimido no sábado(27), às 10h, no mesmo local. Em Presidente Prudente, em parceria com o grupo de mulheres Filhas de Maria e o Galpão da Lua, a apresentação acontece no sábado (27), às 20h, no Salão da Capela São Martinho de Lima e a Oficina de Teatro do Oprimido, às 15h, no Galpão da Lua.

Durante a sua trajetória, que começou em 2018, a Bornal de Bugigangas apresentou a peça em diversos locais e cidades e, após as apresentações, promoveu um debate com o objetivo de aprofundar os temas abordados durante o espetáculo. Para o diretor da peça Ricardo Bagge, “buscamos conseguir sensibilizar as pessoas sobre o tema, pois muitas vezes pessoas próximas podem estar sofrendo violência de gênero, mas com a rotina agitada e outras preocupações não percebemos isso”, afirma.

A história do espetáculo “Sou mulher e não serei outra coisa” aparece na tese de doutorado de Érika Oliveira intitulada “Gênero, violência contra a mulher e teatro do (a) oprimido (a): construindo novas possibilidades de pesquisa e intervenção social”. Ela  conta como foi a criação do texto¨: ¨foi feito no período mesmo em que fiz o meu Doutorado e virou um anexo das minha tese. É um anexo que ficaria engavetado se não fosse o olhar sensível dessa Cia de teatro e o olhar também implicado, não só sensível¨, destaca.

Foto de divulgação: Vivi Martins @saturee.s

A peça “Sou mulher e não serei outra coisa” tem o objetivo de denunciar a violência de gênero, sensibilizar o público e promover o debate sobre o tema. É um projeto de Circulação de Espetáculos de Teatro contemplado pelo edital 02/2021 do ProAC, produzido pela CIRCUS, com a parceria do Ponto de Cultura Galpão Cultural de Assis e a realização do Governo do Estado de São Paulo. A dramaturgia é de Érika Oliveira, direção de Ricardo Bagge e atuação de Rafael Karnakis e Taynara Rafaela dos Santos.

Serviço:
Apresentação da peça “Sou Mulher e não serei outra coisa” no Mirante do Paranapanema
Data: 26/08 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local:  Escola Santa Clara
Endereço: Agrovila Che Guevara, s/n

Oficina de Teatro do Oprimido Mirante do Paranapanema
Data: 27/08 (sábado)
Horário: 10h
Local:  Escola Santa Clara
Endereço: Agrovila Che Guevara, s/n

Apresentação da peça “Sou Mulher e não serei outra coisa” em Presidente Prudente
Data: 27/08(sábado)
Horário: 20h
Local:  Salão da Capela São Martinho de Lima
Endereço: rua Massao Koga, 247, Vila das Parreiras

Oficina de Teatro do Oprimido Presidente Prudente
Data: 28/08( domingo)
Horário: 15h
Local: Galpão da Lua
Endereço: Rua Júlio Tiezzi, 130, Centro.
Inscrições: E
nvie Nome, idade e telefone para producaofederacao@gmail.com

A classificação indicativa é de 14 anos.
Entrada gratuita.

Mais informações: Instagram e Facebook: @cia.bornaldebugigangas