quarta-feira, 23 de novembro de 2022

GALPÃO DA LUA REALIZA PROJETO COM O ESPETÁCULO “RUAR”

Espetáculo criado durante a pandemia volta às ruas com mais liberdade para brincar e interagir com o público

  


Diversos bairros de Presidente Prudente receberão o Circo Sobre Rodas – Ruar do Galpão da Lua, nos próximos dias. Serão um total de seis saídas do espetáculo móvel e, em cada uma delas, acontecem diversas apresentações gratuitas, realizando um circuito em ruas e praças espalhadas pela cidade.

O objetivo é chegar ao público nas imediações de suas casas ou em pequenas centralidades nos bairros, fazendo a arte de rua do circo e do teatro percorrer lugares e atingir pessoas de forma inusitada e totalmente descentralizada. Mas a população não será pega de surpresa, horas antes ela será avisada, com propaganda volante, sobre a passagem da van palco utilizada no espetáculo. Portanto, o público poderá se preparar para assistir e convidar amigos, familiares e vizinhos.

Uma opção para quem não é desses lugares e quiser assistir, é ir até os locais das apresentações, que são pré-determinados, com a possibilidade de acompanhar todo o circuito.

O Ruar é um projeto especial de artistas do Galpão da Lua, surgido durante a pandemia como forma de retomar o contato presencial com o público, contudo, evitando a propagação do vírus. Assim, a proposta do espetáculo foi concebida, permitindo o encontro das pessoas com a arte sem formar aglomerações, voltado para pequenos públicos em espaços abertos, e, principalmente, buscando atingir as pessoas e famílias de dentro das suas casas, com toda a segurança.

    Agora o Ruar volta à circular através de um projeto que faz referência a atuação descentralizada do Galpão da Lua em mais de 10 anos, trabalho que já proporcionou centenas de atividades artísticas na cidade. E o Ruar volta a circular, agora, celebrando esse circuito cultural composto por diferentes lugares e espaços, depois de uma trajetória considerável, mantendo o seu formato criado durante a pandemia e que repercutiu e inspirou outros grupos e artistas e que também foi utilizado na 3º Mostra Galpão da Lua.
Esse projeto do Galpão da Lua foi contemplado no Edital do ProAC 33/2021 “AÇÕES LOCAIS / FAVELAS E PERIFERIAS"

Como funciona o RuAr?

Uma van transformada em carro palco-alegórico-circense e equipada com um potente som e set de banda instalados no teto, estaciona em local previamente determinado e os artistas começam a convocar e interagir com o público e na sequência apresentam cenas e números. As apresentações duram aproximadamente 20 minutos e acontecem, sequencialmente, em diferentes lugares ao longo de um trajeto. Ruar é um Circo Sobre Rodas, um carro que anda pelas ruas levando números e atrações de música e circo. O elenco de artistas é composto por integrantes do Galpão da Lua e convidados.

Confiram a programação:

Dia 26 de novembro, das 16 às 18h, na Vila Operária e adjacências

·       Dia 04 de dezembro, das 16 às 18h, no Conj. Hab. João Domingos Netto e adjacências

·       Dia 08 de dezembro, das 16 às e 18h, no Residencial Maré Mansa e adjacências

·       Dia 10 de dezembro, das das 16 às 18h, no Jardim Morada do Sol, Residencial Belo Galindo e adjacências

·       Dia 11 de dezembro, das das 16 às 18h, no Jd. Vale do Sol, Parque Shiraiwa e adjacências

·       Dia 18 de dezembro, das 16 às 18h, em diversos bairros da Zona Leste

 

FICHA TÉCNICA

Criação: Coletiva - Galpão da Lua
Elenco: Fernando Ávila, Igor Cardoso, Jéssica Kamarini, José Junqueira, Luis Valente, Mari Palhares e Tiago Munhoz
Linguagem: Arte de Rua
Duração: 20 minutos cada apresentação
Classificação: Livre