segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Vem aí a 4° Mostra Galpão da Lua

Serão três espetáculo de rua, apresentados em Presidente Prudente e no distrito de Floresta do Sul


A Mostra Galpão da Lua está de volta em sua 4ª edição com apresentações gratuitas em Presidente Prudente. Na sexta (16) e no sábado (17), às 20 horas, a programação acontece na rua em frente ao Galpão da Lua, centro da cidade, e no domingo (18), às 17 horas, na praça da igreja do distrito de Floresta do Sul.

A abertura da Mostra será com a peça “Gran Cirque Brado”, idealizado e dirigido por Thiago Sales (Circo Caramba) e produzido em parceria com a Damião e Cia. Conta com a atuação de Thiago Sales, Fernanda Jannuzzelli e Rodrigo Nasser. É um espetáculo que une as linguagens da palhaçaria, da representação teatral e traz ainda números de música, acrobacia, mágica e arremesso de facas, todos construídos a partir do olhar do palhaço. Ao mesmo tempo, conta a história dos Irmãos Fallid, uma trupe cujo circo, herdado de seu avô, está vazio há muito tempo e que, num belo dia, se vê surpreendida com a presença do público sob sua lona. Neste potente encontro entre duas companhias, ambas lançam mão do que têm de melhor para criar um trabalho diferenciado. O Circo Caramba é reconhecido pela forma criativa como une a palhaçaria a outras modalidades circenses e, em especial, à música, sendo considerado atualmente uma das referências brasileiras em palhaçaria musical. Já a Damião e Cia, finca sua atuação no teatro de rua, no circo-teatro e na palhaçaria tradicional dos circos de lona. A junção das pesquisas das duas companhias contribui para a criação de uma obra plural, emocionante e muito divertida.

Gran Cirque Brado

Depois, no sábado, a programação continua com "Gran Finalie", que busca através de técnicas circenses compartilhar um pouco da história de artistas de circo, como acontecia nos bastidores, ou seja, a peça traz à tona os percalços da vida cotidiana destes artistas e faz o alerta onde o envelhecer, que ocasiona conflitos gerados emocional, social e profissionalmente, era silenciado. O espetáculo estreou em 2021 mas já estava sendo pensado e colocado em pratica desde 2020 pelo grupo “Pisando Alto”, de Campo Grande/MS.


Para finalizar a Mostra, no domingo, tem
‘Xinfrim’, um espetáculo baseado nas experiências pessoais do grupo Pé de Cana em uma viagem/pesquisa pelo Brasil. O cenário desse espetáculo é composto por uma Kombi, que representa literalmente a casa do grupo sobre rodas e traz o contexto das suas itinerâncias. O picadeiro, é uma lona de caminhão, que também carrega consigo uma energia repleta de histórias de viagens, trazendo o público para dentro de uma atmosfera mambembe. Os números vão saindo de dentro de várias malas e representam as bagagens que foram se acumulando pelas andanças, repleta de boas experiências e emoções de momentos do espetáculo compartilhados com o público.

A 4ª Mostra Galpão da Lua tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do projeto "Ponto de Cultura Galpão da Lua", aprovado no edital estadual Nº 24/2023 de “Territórios culturais e pontos de cultura”.





Confira mais detalhes da programação:

  • Sexta, 16 de agosto, às 20h - Local: em rrente ao Galpão da Lua na Rua Júlio Tiezzi, Centro.

Gran Cirque Brado - Circo Caramba e Cia Damião
Sinopse: O Gran Cirque Brado, fundado por Stoy Fallid, é um circo quase bom que quase fez muito sucesso, mas atualmente encontra-se abandonado pelo público. Da antiga trupe, sobraram somente uma palhaça e dois palhaços, os netos do fundador, que ali permanecem sonhando em voltar a ver a plateia lotada. Num certo dia, para a total surpresa do atrapalhado trio, o público retorna. Os irmãos, então, farão tudo o que sabem (e o que não sabem) para realizar o melhor espetáculo de suas vidas e salvar o circo da falência. Ficha Técnica: Concepção e direção: Thiago Sales. Atuação: Fernanda Jannuzzelli, Rodrigo Nasser e Thiago Sales. Colaboração: Bruno Peruzzi, Júnior Taz e Rodrigo Robleño. Cenário: Juliana Fernandes. Figurinos: Juliana Fernandes e Graciete Mary. Orientação em Mágica: Rafael Medeiros e Márcio Parma. Fotografia: Nina Pires

  • Sábado, 17 de agosto, às 20h - Local: em frente ao Galpão da Lua na Júlio Tiezzi, Centro.
Gran Finale - Grupo Pisando Alto 
SinopseUm casal de velhinhos alegres, ativos, engraçados. Ela tem “memoria de elefante”. Ele esqueceu até que é esquecido. Ela tem o pé na realidade, ele vive no “mundo da lua”. São coloridos e cuidadosos, e estão aguardando os filhos, para apresentar um grande espetáculo de circo! É esse o início do enredo do espetáculo “Gran Finalle’ , que busca através de algumas técnicas circenses compartilhar um pouco da história de artistas de circo, como acontecia a vida nos bastidores, trazendo à tona os percalços da vida cotidiana de um espetáculo,  o envelhecer e todos os conflitos gerados emocionalmente, socialmente e profissionalmente. Sonhando com o passado brilhante ou com uma realidade que não existe, mas sempre sonhando, e esperando seus filhos e netos que ninguém sabe se realmente vêm, tudo abordado de maneira leve e divertida, trazendo o riso como forma de reflexão. Ficha técnica: Com direção e dramaturgia de Breno Moroni, na atuação Fran Corona e Moreno Mourão, figurino, adereço, e materiais de cena Ramona Rodrigues, Costuraria Fleur Confecções, preparação musical de Lucas Rosa e Marcelus Anderson, artista gráfica Maíra Espíndola, assessoria de imprensa Carol Alencar, produção áudio visual Uári De Arruda.

  • Domingo, dia 18 de agosto, às 17 horas - Local: praça da igreja do Distrito de Floresta do Sul.

Xinfrin - Cia. Pé de Cana   

Sinopse: Depois de viajar um ano e percorrer treze estados brasileiros, essa trupe mambembe vem através desse espetáculo contar histórias que viveu no decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, eles mostram um pouco da bagagem que acumularam pelos caminhos, compartilhando de forma poética e divertida essas experiências com o público. Ficha técnica: Elenco: Denis Menezes – Palhaço Capivara, Hugo Delariva – Palhaço Fiofó, Suelen Zacharias – Palhaça Ripa. Figurinos: Silmara Delariva. Direção do número de malabares: Painé Santamaria. Concepção e direção do espetáculo: Cia Pé de Cana. Classificação: Livre