Neste sábado, dia 07 de Junho, das 9h às 13h, acontece a tradicional Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular do Galpão da Lua e, durante a feira, terá início uma linda programação, com a exibição e lançamento do documentário "Viver da Terra" de Celso Alípio e o Show Musical Pontal Atak as atividades que acontecem na rua Júlio Tiezzi, em frente ao Galpão da Lua
Na feira acontece a venda de diferentes produtos agroecológicos e orgânicos de assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo. O seu diferencial é a possibilidade de comprar alimentos agroecológicos e orgânicos, diretamente do pequeno produtor, com preço acessível e popular, como também promover e fomentar a economia popular e criativa, já que há a comercialização de uma série de outros produtos vinculados ao projeto da reforma agrária e à produção artesanal desenvolvida por moradores do município.
Celso Alípio produz um documentário das famílias dos assentados da reforma agrária, com o objetivo de mostrar a rotina dos trabalhadores rurais na produção de alimentos em seus lotes. São pessoas que tentam sobreviver e sofrem muitos preconceitos da sociedade. Pensando nisso, um grupo de pessoas da sociedade se uniram e abriram um espaço para uma pequena feira de alimentos aqui em Presidente Prudente, são oferecidos diversos produtos sem fertilizantes químicos(agrotóxico) e veneno. São alimentos frescos, baratos e mais saudáveis. Tudo isso foi feito para ajudar na comercialização e amenizar o sofrimento das famílias, que são discriminadas e marginalizadas pelos centros urbanos.
PontAL AtaK
Em um show íntimo 3 artistas se reúnem pra somarem suas obras, celebrarem o encontro, e venderem seus mais recentes trabalhos.
ManoELtu Marreta, multiartista, compositor, trecheiro, brincante, documentarista das manifestações populares, rabequeiro e artivista de rua, lança seu 1º disco: "ALBooM!", que reúne mais de 50 artistas nacionais e internacionais.
Na trilha dos tambores e torés ancestrais ManoELtu mistura sonoridades rurais com elementos afro-latino-americanos contemporâneos, tudo isso acompanhado de letras recheadas de crítica social.
Daniel Vieira é poeta e escritor de demais gêneros literários. A partir de 2018, começou a participar de movimentos culturais inseridos no hip-hop, recitando poesias antes das chamadas batalhas de rima. Daniel segue inserido nesses movimentos, com livros publicados, projetos musicais lançados, textos registrados em suas redes e recitando em público nos eventos culturais. Atualmente divulga seu mais recente livro "Novas Estimas, Novos Amores".
Julia Kanashiro transita entre as estilos musicais, entre versões e músicas autorais, caminhar entre as vertentes da arte é sua grande paixão.
Ela fará exposição de artesanatos em fios de cobre, alumínio, alpaca. Também de couro e durepox e telas.
Confira mais detalhes da programação:
Feira da Reforma Agraria, Cultura e Economia Criativa
Com comidas e doces veganos, caseiros e artesanais, banca de livros, peças de crochê, biojoias, plantas e uma praça de alimentação variada, além da comercialização de diversos produtos agrícolas orgânicos e atividades culturais, a Feira acontece mensalmente no Galpão da Lua com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.
SERVIÇO:
Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular
Sábado, 9, das 9h às 13h