terça-feira, 26 de junho de 2012

Caravana por La Vida se apresenta neste sábado!

Iremos receber neste final de semana a Caravana Por La Vida da Bolívia com o espetáculo “Até Última Gota”.

Release Até a Última Gota

 

Criação Coletiva Teatro TRONO

 "Até a Última gota" (Hasta la última gota) relata a história universal de grupos opostos por suas condições, suas preocupações, seus direitos e no entanto um depende do outro. Deste modo, oligarcas e vizinhos disputarão por algo comum: a água. Entre estes mundos bastante distintos, cegos um do outro há um menino de bairro que irá por fim a este pesadelo moderno. A presença da infância da infância representa  a crueldade de poucos muito ricos contra a fragilidade  dos tantos muito pobres. Ao mesmo tempo apresenta a força que nasce dessa fragilidade e expoe a fragilidade dessa suposta força dos ricos.

É uma obra que satiriza uma questão de nosso tempo impregnada pela luta por água que transcorreu em Cochabamba na Bolívia em 2002 e por muitos outros fatos reais, buscando dialogar com o público e entender o que pensam? Como mudar essa situação? Quem tem e quem não tem direito sobre a água? Quanto vale a vida humana quando a água tem preço.

Estes artista partilham de um inquietação comum utilizando do humor e sarcasmo no sentido de semear as preocupações com o meio ambiente e de respeitos ao nosso mundo, à mãe Terra e aos nossos bens comuns.

Quando o Caminhão Teatro de 16 metros toma posição em um bairro ou cidade faz um esforço para que essa comunidade seja inundada de amor e respeito de forma conjunta através de um ritual de milenar de partilhar um mágico momento de ritual corporal Hasta La Ultima Gota com esta obra feita de paixão da arte comunitária.


Serviço:

30 de junho, sábado – Presidente Prudente SP
Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas
Espetáculo: Até a Última Gota
Grupo: Caravana por La Vida - Bolívia
Local: (Rua João Caseiro, 65 – Vila Brasil)
Horário: 18 horas


Detalhes da Caravana por La Vida

O grupo de 23 pessoas trará para Presidente Prudente o espetáculo “A Última Gota” do Teatro Trono que acontecerá na rua em frente à Federação na Vila Brasil as 18 horas. A peça chama a atenção para questões de cuidado com o meio ambiente.

O grupo está viajando faz mais de 20 dias e veio para o Brasil para participar da Rio + 20. Das 23 pessoas que já rodaram mais de 4 mil Km a maioria é boliviano, mas há pessoas da Bélgica, Canadá, Alemanha, Nicarágua e Suíça compondo este grupo.

O coletivo está viajando, bravamente, em um ônibus e em uma carreta que é o palco do espetáculo, em sua passagem pelo Brasil, além do Rio de Janeiro, passaram pro Cuiabá, Campo Grande, São Carlos e São Paulo. O grupo sempre é recebido por coletivos artísticos como a Federação e propõe uma troca artística, bate papo e palestras com o tema da sua viagem.

Na ida para o Rio + 20, dia 11 de junho, a Caravana passou por nossa cidade, dormiu uma noite na sede da Federação e realizou um bate papo com os Federados onde foi tratado da história desses dois coletivos e de políticas públicas para a cultura nos países do Brasil e Bolívia.

Segundo os integrantes “a Caravana pela Vida está viajando com o firme propósito de dizer ao mundo que precisamos de uma VISÂO DE FUTURO, em que sejamos TODOS defensores do futuro, em que a cultura e a natureza sejam concebidas harmonicamente e que a vida não seja mercantilizada, que prevaleça o direito à Água como a à Cultura como bens inegociáveis e básicos da dignidade, como bens universais dos povos da terra".

Maiores informações

http://rede.cupuladospovos.org.br/2012/06/blog-sobre-la-caravana-por-la-vida-a-rio-20/

http://mutgamb.org/blog/Celio-Turino-fala-sobre-Caravana-por-la-Vidahttp://caravanario.wordpress.com/teatro-trono/