sexta-feira, 17 de abril de 2015

Galpão da Lua recebe espetáculo premiado


Grupo de Suzano (SP) encena “Curra - Temperos Sobre Medéia”.
Duas oficinas também serão realizadas. Atividades são gratuitas.

O espetáculo premiado “Curra - Temperos Sobre Medéia”, será apresentado neste sábado (25), pelo Grupo Contadores de Mentira, de Suzano (SP), no Galpão da Lua (FPTAI), em Presidente Prudente. O encontro é gratuito e está marcado para as 20h.
Além do espetáculo o grupo de Suzano ministrará duas oficinas: “Toques de Tambores”, a partir das 14h do sábado (25) e “Culinária Africana”, com início às 10h30 do domingo (26). As vagas para as oficinas são limitadas e as inscrições podem ser solicitadas no local ou pelo e-mail: producaofederacao@gmail.com

A encenação bebe nas fontes do Teatro Oriental, dos Festejos populares, das danças rituais e dos rituais Orixás do Candomblé. O espetáculo é tratado como um terreiro, uma celebração que convida o público para experimentações sensoriais e gustativas. 



Os cheiros, o batuque alucinógeno, a comida servida cria um ambiente festivo para celebração do mito de Medéia. Assim como no candomblé, os atores estão à serviço de um Orixá e de um teatro de celebração. Estão lá como ofício da fé e da representação. O ponto de ligação entre a cultura grega e seus rituais, bem como o aspecto tratado no espetáculo está justamente na celebração ritual. 

Um banquete é preparado durante toda a encenação e servido à plateia, regado a vinho e cachaça. Este embebedar e a gula antropofágica ritualizam a encenação. 
Convidados da Cultura Afro Brasileira realizam demonstrações (dança, música, Interpretação, etc.) 

A celebração também ocorre com a presença de uma “Equede”, que no Candomblé exerce funções de hierarquia. Dentro do ritual ela ocupa Função feminina. Ela é escolhida pelo orixá para representá-lo. Sendo sua segunda pessoa, está envolvida em todas as liturgias fundamentais na comunidade, exercendo uma inquestionável autoridade. 
“Curra-Temperos Sobre Medéia” rendeu ao grupo a indicação de Grupo Revelação no Prêmio CPT 2011, da Cooperativa Paulista de Teatro, além do convite pelo programa Teatro e Circunstância da SESC TV, com o título de “Entre Dionísios e Oloruns”. Foi, ainda, representante brasileiro do Circuito de Teatro Português em 2012, com grupos de Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. O espetáculo também foi o representante brasileiro no Circuito de Teatro em Português 2012, com grupos de Angola.


Grupo
O Grupo Contadores de Mentira, que “empresta” seu nome a uma instituição, surgiu em 1995 em Suzano, região do Alto Tietê, onde desde 2013 mantém, ainda, a sede física do “Teatro Contadores de Mentira”
Mais informações no site: http://www.contadoresdementira.com.br/

SERVIÇO
Espetáculo
O que: Curra - Temperos Sobre Medéia.
Quando: 25 de abril, às 20h 
Onde: No Galpão da Lua (FPTAI) Rua joão caseiro 65 – Vila Brasil
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos

Oficinas:
O que: Toques de Tambores
Quando: 25 de abril às 14 horas
Onde:  Galpão da Lua
O que: Culinária Africana 
Quando: dia 26 de abril às 10h30
Onde: Galpão da Lua

Ficha Técnica:
Direção e Dramaturgia: Cleiton Pereira
Atuadores: Arnaldo dos Anjos, Cleiton Pereira, Daniele Santana, Jô Freitas, Narany Mireya
Cozinheira “Equede": Soraia Amorim
Direção e Criação Musical: Michael Meyson
Música ao vivo: Michael Meyson
Iluminação: Matheus Borges
Designer Gráfico: Daniele Santana
Produção: Cleiton Pereira, Daniele Santana e Cleiton Pereira
Assistência de Produção: Matheus Borges e Samuel Vital
Comunicação: Arnaldo dos Anjos e Daniele Santana 

Assistência de Produção: Matheus Borges e Samuel Vital