quarta-feira, 27 de maio de 2015

O Galpão Cultural Lua Barbosa será palco para o concerto de lançamento do primeiro álbum do grupo Percuss!onismo.


A orquestra de tambores Percuss!onismo completa cinco anos, e a comemoração será com o lançamento do primeiro álbum do grupo, no Galpão Cultural Lua Barbosa, sede Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas, no próximo domingo (31) às 20h com entrada gratuita. 

O evento abre uma série de apresentações do grupo pela região dentro de sua temporada de concertos. O Percuss!onismo chega aos cinco anos de atividades e vê no lançamento do CD um marco na história da música instrumental da região.

Segundo Sérgio Alan regente do grupo, não é comum esse tipo de formação musical, executando um repertório voltado especificamente para percussão erudita. “Estamos fazendo história, registramos algo inédito”, ressalta.

O CD traz oito faixas, divididas em peças escritas para tambores e outras para teclados percussivos, como xilofone, glockenspiel e vibrafone.

A orquestra Percuss!onismo trabalha com composições contemporâneas, trazendo a percussão da orquestra sinfônica para a parte frontal do palco. “Trata-se de obras vigorosas e imponentes, mescladas a outros temas mais melancólicos e intimistas”, aponta Alan.

Foram convidados para a gravação do álbum, o baterista Maurício Garcia e o percussionista Rafael Pires, improvisam na última faixa do álbum, que leva o nome de Drum Solo.

Um pouco mais sobre a orquestra de tambores Percuss!onimo

Percuss!onismo é uma orquestra de tambores criada em 2010, com o objetivo de estimular a prática da música instrumental aos jovens, visando apresentar concertos de alta qualidade artística, sejam eruditos ou populares, com fácil acesso ao publico em geral, além de participar de convenções, feiras, espetáculos culturais e festivais.

O Percuss!onismo realiza seus espetáculos em locais destinados ao grande público, tais como teatros, auditórios, casas de shows, centros de eventos, universidades, escolas, praças, igrejas, parques, entre outros.

A cada apresentação, o público é convidado a ouvir novos sons, numa proposta sólida e original.

A ideia do Percuss!onismo é realizar apresentações formais, informais e didáticas, ou seja, concertos onde músicos e regente estarão interagindo com o público, levando não apenas bons espetáculos, mas também conhecimento e cultura musical. Com isso, o público terá a possibilidade de ouvir música instrumental não somente por prazer, mas também com conhecimento.