segunda-feira, 27 de julho de 2015

Venha dançar afro!

O Galpão da Lua tem o prazer de convidar a tod@s para dançar afro, todas as sextas-feiras, a partir de agosto.



A dança afrobrasileira surge da necessidade de manter viva a cultura de um povo que, durante muito tempo, foi subjugado e escravizado pelo sistema colonialista, considerado um povo sem alma, incapaz de viver entre os outros, tendo excluída sua identidade.
Uma das formas de resistirem à escravidão e manter sua identidade era dançando, saudando seus deuses africanos. Nos Quilombos e nas Senzalas, se reconstituíam dos castigos e torturas dançando. A batida do tambor era seu refúgio, e os cantos clamavam coragem e liberdade, o corpo dançante representava e representa a resistência.
Com a misturas dos povos, surgem diversas manifestações corporais, Dança Afro, Samba de Roda, Maculelê, Capoeira, Maracatu, Jongo, dentre outros, que hoje representam luta e (re)existência dos negros que se foram e aqui deixaram os seus com energia para continuar a luta.
Reproduzindo movimentos do trabalho na aldeia, a caça, corte e colheita, a dança afrobrasileira traz expressões que podem ajudar a manter viva essa cultura de que fazemos parte e muito pouco conhecemos de suas riquezas e positividades.

Assim convidamos a tod@s para fazer parte de toda essa energia positiva da Dança Afrobrasileira, com Analu Maciel.

É só chegar!
A partir de 7 de agosto.
Toda sexta, das 17h30 às 19h00.

Facebook: Corpo Qdança e Resiste