segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Sexta-feira, 21, é dia de ÊtaNóis, o bloco de carnaval de rua do Galpão da Lua!


O animadíssimo e já tradicional bloco promete arrastar muita gente de todas as idades na sua 14º edição

ÊtaNóis - arrasto no Calçadão - Foto Marcel Sachetti
Há anos o ÊtaNóis sai às sextas-feiras de carnaval e, em 2020, não será diferente. O bloco vai pra rua no próximo dia 21 de fevereiro, com concentração a partir das 19 horas. A programação inclui concurso de fantasias para adultos e crianças e o tradicional cortejo pelo centro da cidade, embalado por frevos, cirandas, marchinhas criadas pelo bloco, e outras já tradicionais do carnaval brasileiro.
É uma festa para todas as idades e o bloco conta, sempre, com a presença das crianças. O ÊtaNóis é, sem dúvida, o bloco de carnaval mais animado e democrático de Presidente Prudente!

Nesta edição, diferente das anteriores, o Galpão da Lua conta com o apoio da Prefeitura Municipal que, após diálogo, através da sua Secretaria de Cultura, irá ceder banheiros químicos e carro de som, além de cuidar da liberação das vias públicas e o fornecimento de uma ajuda de custos simbólica, a qual artistas e produtores, envolvidos na realização do evento, reverterão para a manutenção do espaço do Galpão da Lua, que tem passado por dificuldades financeiras.

É reforçado que esse apoio é muito importante para a segurança do público que estará presente. Aliás, esse tipo de apoio não deveria depender da boa vontade de um agente do poder público, mas ser uma ação contínua da municipalidade e prevista como política pública.

Com o apoio da Prefeitura, o ÊtaNóis foi incluído na programação de carnaval da Secretaria de Cultura, todavia, continua sendo uma ação autônoma da sociedade civil, uma reunião livre de pessoas amigas que querem festejar o carnaval.

Crianças se divertem durante o ÊtaNóis 2018 - Foto Marcel Sachetti

ÊtaNóis vai pra rua.


Como sempre, o bloco vai para a rua reivindicando o direito expresso no Artigo 5º da Constituição Federal que garante a livre reunião de pessoas em espaço público, independentemente de autorização.

O bloco sempre foi pequeno, mas este ano, contará com um carro de som, potencializando ainda mais a sua festa, e uma bateria muito animada. Venha se divertir!

O bloco sairá em cortejo com os foliões cantando e tocando marchinhas tradicionais de carnaval e composições próprias do bloco como "ÊtaNóis", "Ma Ma Ma Mazinho" e, ainda, a “Marchinha dos 100 anus”, que faz uma referência crítica e cômica aos festejos oficiais do centenário de Presidente Prudente.

O Carro alegórico do Bloco - Foto Marcel Sachetti

A programação contará com concurso de fantasias e premiação para crianças e adultos, e com o cortejo que seguirá do Galpão da Lua até a Praça 9 de julho com retorno ao Galpão. No caminho, haverá ciranda no chafariz e muitas surpresas.

Não haverá venda de bebidas no local. Recomendamos às pessoas que levem o que forem consumir.




A história

O ÊtaNóis surgiu em 2007, em uma república do Jardim das Rosas, frequentada por estudantes e artistas da cidade que procuravam uma forma alternativa de curtir o carnaval. Nas primeiras edições, dezenas de pessoas pegaram latas e panelas como instrumentos musicais e foram para as ruas do bairro cantar e se divertir. As composições "ÊtaNóis”, que dá nome ao bloco, e “Ma, Ma, Ma, Mazinho” surgiram nesse período e animam o bloco até hoje.

Em 2011, o ÊtaNóis foi para as ruas do bairro Vila Brasil, junto ao Galpão da Lua. Depois, em 2016, o Galpão da Lua mudou-se para um prédio público abandonado no centro da cidade e o bloco foi junto. O ÊtaNóis percorre, desde então, ruas do centro entre o Galpão da Lua e a Praça Nove de Julho.


Serviço:
Oque? Bloco de Carnaval ÊtaNóis
Quando? Dia 21 de fevereiro, Sexta-Feira
- 19h Concentração em frente ao Galpão da Lua
- 21h Concurso de fantasias
- 22h Saída do bloco (Atenção: O bloco sairá, impreterivelmente, às 22h)
Local de concentração e saída:
Em frente ao Galpão da Lua, na rua Júlio Tiezzi 130, Centro (Ao lado da antiga Estação Ferroviária)

A bateria e o Estandarte do ÊtaNóis - Foto Marcel Sachetti