sexta-feira, 28 de março de 2025

Inscrições para a Oficina: Contar e Visualizar, com Simone Grande

Estão abertas as inscrições para a Oficina Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra, com Simone Grande - As Meninas do Conto

Contar uma história pressupõe a partilha do imaginário único de cada contador e contadora de histórias com seus ouvintes. Antes de narrar é preciso ordenar as imagens e visualizá-las afetando o corpo e a maneira como as palavras são ditas. Tudo está implicado no ato de narrar, cada pessoa se apoia na percepção das imagens e na transposição para seu corpo, seu olhar, sua voz, na relação com o público. Realizaremos leituras e alguns exercícios práticos a partir de um conto selecionado. 

A oficina faz parte da programação da MOLIGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando? Dia - 05/04/2025 - sábado 
Onde: Rua Júlio Tiezzi, 130 - centro - Pontão de Cultura Galpão da Lua
Horário: 09h às 11h
Público: Pessoas interessadas na linguagem da Narração de Histórias 

As inscrições são gratuitas, basta preencher o formulário no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCqJahA_lyF5svmyWDwKgIxFltLzdLAGNwCArnhxB1sT1UkQ/viewform?usp=header

Sobre Simone Grande:

Simone Grande
Diretora teatral, dramaturga, educadora, contadora de histórias e gestora do Ponto de Cultura Casa da História. Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Pós Graduada em A Arte de Contar Histórias abordagens poética, literária e performática; e em O livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação.

Desde 1995 pesquisa a narração de histórias e suas relações com o fazer teatral. Fundadora dos Grupos As Meninas do Conto e A Fabulosa Companhia. Já recebeu diversos prêmios pelos espetáculos dos grupos como Prêmio APCA / Coca-cola Femsa/ Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovens, entre outros. Em 2022 a partir do projeto " A escuta praticada, palavra partilhada - 25 anos de teatro do grupo As Meninas do Conto" criou a Rádio As Meninas do Conto.

Em 2001 fundou a Casa da História que é Ponto de Cultura  e em 2017 recebeu o Selo de Valor Cultural do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo.

Realiza trabalhos de narração e formação sobre a arte de contar histórias há mais de 20 anos. É coautora do livro “A Arte de Contar Histórias, abordagens poética, literária e performática, Editora Ícone, São Paulo, 2010. E também co-autora de “As Velhas Fiandeiras“ dramaturgia publicada pela coleção Fora de Cena da Companhia das Letrinhas em 2017. Em 2024 estreou seu mais recente espetáculo no qual também é co-dramaturga - "Joana e o Príncipe Silencioso", recebeu indicação ao Prêmio APCA e foi reconhecido como um dos melhores do ano. 



terça-feira, 25 de março de 2025

VEM AÍ A MOSTRA LITERÁRIA DO GALPÃO DA LUA

A MOLIGAL – Mostra Literária do Galpão da Lua acontece de 2 a 6 de abril com grande programação no Galpão da Lua e no Sesc Thermas de Presidente Prudente

O Galpão da Lua irá realizar a sua primeira mostra literária, a MOLIGAL, um evento cultural dedicado à promoção da literatura e ao incentivo ao hábito da leitura na comunidade. Será oferecida uma programação rica e diversificada, voltada para a formação de leitores de todas as idades! Contação de histórias, shows, lançamento de livros, bate papo com autores, palestras, oficinas, espetáculos e vivências para bebês fazem parte dessa programação incrível.

Segundo Ana Paula Carneiro, uma das idealizadoras da Mostra, com essa iniciativa o Galpão da Lua espera contribuir para o fortalecimento do cenário literário local, e também irá marcar a certificação do Galpão da Lua como “Pontão de Cultura”. “O Galpão da Lua, que já era Ponto de Cultura, agora também é Pontão, ou seja, é uma entidade reconhecida dentro dentro da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) pelo seu papel de articular um conjunto de outros pontos ou iniciativas culturais, desenvolvendo ações de mobilização, formação, mediação e articulação de uma determinada rede”, completa Ana Paula.


A MOLIGAL é um ambiente de troca de experiências e valorização da produção literária. O evento terá a participação de autores e leitores, reunindo vozes e histórias de diversas partes do Brasil. A programação acontece entre os dias 2 e 6 de abril, na cidade de Presidente Prudente, com uma atividade em uma escola pública e as demais na sede do Galpão da Lua e no SESC Thermas Presidente Prudente.

Durante o evento, artistas locais e de diversas regiões do Brasil – como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Catanduva, Santo Antônio do Pinhal e Santos – estarão presentes. A programação é inteiramente gratuita, destinada para o público de todas as idades e parte das atividades contarão com acessibilidade em libras e áudio descrição.

A MOLIGAL é uma iniciativa do Galpão da Lua, com a colaboração do Grupo Histórias da Nana, sendo realizada com recursos dos editais: Edital PNAB nº 08/2024 de Presidente Prudente e Edital LPG nº 24/2023 e LPG nº 17/2023, ambos do Estado de São Paulo. A mostra conta ainda com o apoio do SESC Thermas Presidente Prudente.

                Confiram a programação completa:


02/04 (quarta-feira)

9hVivência: “Brincando Música com Bebês” com o grupo Taquitá (Escola Municipal Aziz Felippe)
19h30Abertura:Cabaré Cultural” com artistas do Galpão da Lua (Galpão da Lua)
20h30Palestra e bate papo:Crise Cria Cura” com Pedro Salomão (Galpão da Lua)


03/04 (quinta-feira)

19h30Bate-papo:O Livro para a Infância: que território é este na contemporaneidade?” com Ananda Luz e Cris Rogério (Sesc Thermas)


04/04 (sexta-feira)
19h30Contação de históriasHistórias que o povo conta” com Cida Santos (Galpão da Lua)
20h00Contação de históriasPirombeta conta histórias de Esperteza” com Nanda Soto (Galpão da Lua)
20h30Contação de históriasUmas e outras de Pedro Malazarte!” com o grupo Fio da Meada (Galpão da Lua)
21h00Lançamento de livro e bate-papo com o autor: “Sou da Quebrada, Mas Eu Sou das Antigas – São Miguel de Ururaí” com Edvaldo Santana (Galpão da Lua)


05/04 (sábado)
9h00 às 12hOficina: “Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra” com Simone Grande (Galpão da Lua)
15h00Espetáculo de contação de histórias:E Se Fosse uma Garota?” com Ana Luísa Lacombe (Sesc Thermas)
19h30Contação de históriasRecontar Africano” com Sula (Galpão da Lua)
20h00Contação de históriasCartola Mágica - Contações & Cantorias” com Raquel Rollo (Galpão da Lua)
20h30Narração de Histórias “Histórias daqui e de lá” com o grupo As Meninas do Conto - Simone Grande e Helena Castro (Galpão da Lua)
21h00Show musical:Menino do Bongô” com Edvaldo Santana (Galpão da Lua)


06/04 (domingo)
10h00 às 11hOficina:Brincando Música para Bebês” com o Grupo Taquitá (Galpão da Lua)

11h00Contação de histórias “Confusões da bicharada” com Simone Ferreira (Galpão da Lua)
15h00Espetáculo infantil: “Sol, Chuva e Tapete” com o grupo Tapetes Contadores de Histórias (SESC Thermas)
16h00Oficina: “Livros Esquisitos” com Mínimo Diário (SESC Thermas)
18h00Contação de históriasA fruta amarela” com Tia Tina do Canal Historinhas para acordar do YouTube (Galpão da Lua)
18h30Contação de históriasAté as princesas soltam pum” com Beatriz Moura (Galpão da Lua)

• 19h00 – Contação de Histórias: “Não sei, só sei que foi assim” com o grupo Histórias da Nana (Galpão da Lua)

• 19h30 Bate-papo com a autora e distribuição de livro: “Lendas brasileiras” com Ana Paula Carneiro (Galpão da Lua)


Serviço:

O Galpão da Lua fica no endereço: rua Júlio Tiezzi, 34, no Centro.

O SESC Thermas fica no endereço: rua Alberto Peters, 111, no bairro Jardim das Rosas.


Acesse nossas redes sociais do Galpão da Lua, Curta e Compartilhe!





  –  


quinta-feira, 6 de março de 2025

Dia 08 de Março tem Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular


    Neste sábado, dia 8 de Março, das 9h às 13h, acontece a tradicional Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular do Galpão da Lua e, durante a feira, terá início uma linda programação, celebrando o dia internacional de Luta Pela Vida das Mulheres, recebemos uma roda de conversa promovida pelas PLP's Promotoras, legais popular , apresentação musical e apresentação de dança com a Cia Mudança de Presidente Prudente, as atividades que acontecem na rua Júlio Tiezzi, em frente ao Galpão da Lua



    Na feira acontece a venda de diferentes produtos agroecológicos e orgânicos de assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo. O seu diferencial é a possibilidade de comprar alimentos agroecológicos e orgânicos, diretamente do pequeno produtor, com preço acessível e popular, como também promover e fomentar a economia popular e criativa, já que há a comercialização de uma série de outros produtos vinculados ao projeto da reforma agrária e à produção artesanal desenvolvida por moradores do município.






    A roda em celebração ao dia internacional de luta das mulheres, acontece a partir de 10h30m Sabendo da importância de lutar pelos direitos e contra todo tipo de violência, as PLP, juntamente com Consulta Popular, Sintapp, Frente Pela Vida das Mulheres convidam a todas, todos e todes para no dia 8 de março, a partir das 9hrs,participarem da mobilização que estará acontecendo em Presidente Prudente. "O dia das mulheres não é apenas uma data comemorativa, é o dia que lembrarmos de todas as companheiras que tiveram suas vidas interrompidas, vítimas das violências, fruto de um sistema machista e patriarcal que nos desrespeita e nos mata, por isso devemos nos organizar e lutar por nossos direitos e por nossas vidas, ninguém solta a mão de ninguém."     vamos juntas.     Somos mulheres, somos guerreiras, não naufragaremos, seremos um mar de bandeiras.





    A apresentação artística fica por conta da Cia Mudança de Presidente Prudente, com a Intervenção urbana: corpo na feira.     O trabalho se relacionará com feirantes e público, intervindo e dialogando com questões de memórias e movimento.


    Confira mais detalhes da programação:


Feira da Reforma Agraria, Cultura e Economia Criativa


    Com comidas e doces veganos, caseiros e artesanais, banca de livros, peças de crochê, biojoias, plantas e uma praça de alimentação variada, além da comercialização de diversos produtos agrícolas orgânicos e atividades culturais, a Feira acontece mensalmente no Galpão da Lua com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.


A atividade conta com acessibilidade em libras das 10h às 11h


SERVIÇO:


  • Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular

          Sábado, 9, das 9h às 13h