sexta-feira, 28 de março de 2025

Inscrições para a Oficina: Contar e Visualizar, com Simone Grande

Estão abertas as inscrições para a Oficina Contar e Visualizar: Transpondo as Imagens para o Corpo e a Palavra, com Simone Grande - As Meninas do Conto

Contar uma história pressupõe a partilha do imaginário único de cada contador e contadora de histórias com seus ouvintes. Antes de narrar é preciso ordenar as imagens e visualizá-las afetando o corpo e a maneira como as palavras são ditas. Tudo está implicado no ato de narrar, cada pessoa se apoia na percepção das imagens e na transposição para seu corpo, seu olhar, sua voz, na relação com o público. Realizaremos leituras e alguns exercícios práticos a partir de um conto selecionado. 

A oficina faz parte da programação da MOLIGAL - Mostra Literária do Galpão da Lua

Quando? Dia - 05/04/2025 - sábado 
Onde: Rua Júlio Tiezzi, 130 - centro - Pontão de Cultura Galpão da Lua
Horário: 09h às 11h
Público: Pessoas interessadas na linguagem da Narração de Histórias 

As inscrições são gratuitas, basta preencher o formulário no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCqJahA_lyF5svmyWDwKgIxFltLzdLAGNwCArnhxB1sT1UkQ/viewform?usp=header

Sobre Simone Grande:

Simone Grande
Diretora teatral, dramaturga, educadora, contadora de histórias e gestora do Ponto de Cultura Casa da História. Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Pós Graduada em A Arte de Contar Histórias abordagens poética, literária e performática; e em O livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação.

Desde 1995 pesquisa a narração de histórias e suas relações com o fazer teatral. Fundadora dos Grupos As Meninas do Conto e A Fabulosa Companhia. Já recebeu diversos prêmios pelos espetáculos dos grupos como Prêmio APCA / Coca-cola Femsa/ Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovens, entre outros. Em 2022 a partir do projeto " A escuta praticada, palavra partilhada - 25 anos de teatro do grupo As Meninas do Conto" criou a Rádio As Meninas do Conto.

Em 2001 fundou a Casa da História que é Ponto de Cultura  e em 2017 recebeu o Selo de Valor Cultural do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo.

Realiza trabalhos de narração e formação sobre a arte de contar histórias há mais de 20 anos. É coautora do livro “A Arte de Contar Histórias, abordagens poética, literária e performática, Editora Ícone, São Paulo, 2010. E também co-autora de “As Velhas Fiandeiras“ dramaturgia publicada pela coleção Fora de Cena da Companhia das Letrinhas em 2017. Em 2024 estreou seu mais recente espetáculo no qual também é co-dramaturga - "Joana e o Príncipe Silencioso", recebeu indicação ao Prêmio APCA e foi reconhecido como um dos melhores do ano.