quinta-feira, 22 de junho de 2017

Galpão da Lua sediará o Encontro da RBTR - Rede Brasileira de Teatro de Rua de 24 de junho à 2 de julho.

Teatro Caretas - CE - Foto Sol Coelho
Mais de cem artistas vindo de diversas regiões do Brasil estarão em Presidente Prudente para o Encontro e Mostra Artística, são dezenas de atividades espalhadas pelas ruas e praças da cidade.
A programação geral contará com espetáculos, vivências artísticas, atos e cortejos, debates sobre arte de rua, conjuntura atual, cultura e políticas públicas, além de lançamento de livros relacionados ao tema.

A Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR foi criada em março de 2007, em Salvador/BA, como um espaço de articulação e organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Participam dela grupos, artistas-trabalhadores, pesquisadores e pensadores envolvidos com o fazer artístico da rua. Seu papel é ampliar e capilarizar, cada vez mais, reflexões e pensamentos para o teatro de rua, com encontros, movimentos e ações artísticas e políticas por todo o Brasil.

Para este 20º Encontro da RBTR, que completa 10 anos de (RE)Existência a provocação é refletir sobre a sua atuação ao decorrer de sua existência e pensar as perspectivas e os desafios atuais para o teatro de rua num contexto de grande retrocesso democrático no país. O crescimento da violência estatal contra populações pobres periféricas e minorias sociais, bem como o desmantelamento de políticas sociais e de garantia de direitos, vão nortear essa reflexão que visa, ainda, articular formas de resistência e colaboração com outros grupos e movimento sociais do campo e da cidade.

Os encontros são espaços de discussão de políticas públicas e de trocas estéticas e intercâmbios entre grupos e artistas. Discutir políticas públicas de cultura e, dentro delas, o teatro de rua e a cidade. Para este encontro, a provocação será refletir sobre a importância da articulação em rede de grupos e artistas de teatro de rua de todo o país e os desafios para o futuro, numa conjuntura não favorável.

Os mais de 100 artistas inscritos que participação do Encontro em Presidente Prudente vem de 33 municípios de 10 estados brasileiros, SP, MS, RS, CE, SC, PR, RJ, AL, DF e AC.

A RBTR é formada por articuladores de todo o Brasil e que buscam horizontalidade nas relações. Fazem parte grupos mais antigos com mais de 30 anos de história, grupos mais novos, acadêmicos, professores pesquisadores, artistas independentes e demais interessados que se organizam por meio de um fórum virtual e de encontros presenciais semestrais. Os últimos encontros foram realizados no Rio de Janeiro, Fortaleza, Londrina e Campo Grande.

Imaginário Maracangalha - MS - Foto de Diogo Golçalves
O tema desse encontro é:

XX ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA: “Que cidade queremos?”
A Mostra, por sua vez, contara com a participação de grupos dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Sul, com espetáculos que refletem a qualidade e a diversidade do teatro de rua, dialogando com o público em diferentes locais da cidade.


Abertura
A abertura oficial será no próximo sábado, 24, às 11h na Praça 9 de Julho com o Espetáculo “Página 469” do Grupo Engasga gato de Ribeirão Preto.

Sinopse: Uma ambulância rompe o espaço público. De dentro dela, saem três integrantes cegos da “Liga Pública do Bem”, que tem a missão de encontrar e readequar funcionários municipais dissidentes. Guiados por uma denúncia anônima, os três enfrentam o caos do centro urbano em busca de Getúlio, um funcionário que abandonou seu posto de trabalho há alguns anos, fugindo do frio do ar condicionado e da opressão de sua pequena salinha. A peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam diariamente o espaço da cidade.
Grupo Engasga Gato - Ribeirão Preto SP

Ficha técnica: Atores Fausto Ribeiro, Gabriel Galhardo, Monalisa Machado, Poliana Savegnago e pelo músico Márcio Bá.
Duração: 60 minutos. Classificação livre.

Toda a programação é gratuita!

REALIZAÇÃO: Galpão da Lua PARCERIA: RBTR  - MTR/SP APOIO: Prefeitura Municipal de PP/Secretaria de Cultura

Os interessados em participar do encontro as informações estão no Blog:
http://federacaoprudentinadeteatro.blogspot.com.br/

Informações:
federacaoprudentinadeteatro@hotmail.com
producaofederacao@gmail.com

CIA Canica São Paulo SP - Foto de Daisy Serena



























PROGRAMAÇÃO


Sábado, 24 de junho
11h – Espetáculo “Página 469” com o grupo Engasga Gato (Ribeirão Preto-SP). Local: Praça 9 de Julho, Centro.

Terça, 27 de junho
20h – Espetáculo “BLITZ - O Império que nunca dorme” com a Trupe Olho da Rua (Santos-SP). Local: Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil (em frente à antiga sede do Galpão da Lua).

Quarta, 28 de junho
20h – Espetáculo “Conto da Cantuária” com o grupo Teatro Imaginário Maracangalha (Campo Grande-MS). Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua).

Quinta, 29 de junho
9h – Roda de Abertura do XX Encontro da RBTR.
14h30 – Plenária da RBTR e debate “Controvérsias contemporâneas” com Terezinha Ferrari (Centro Universitário Fundação Santo André).
20h – Espetáculo “Era uma vez um Rei” com o grupo Pombas Urbanas (São Paulo-SP). Local: Praça da Bandeira, Centro (ao lado do camelódromo).
21h30 – Espetáculo “So.corro, Se Eu fosse Você eu me Movia” com o Grupo Xingó (São Paulo-SP). Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua).

Sexta, 30 de junho
9h – Plenária da RBTR e GTs.
14h – Plenária da RBTR e roda de conversa com coletivos e movimentos sociais (MST, Coletivo Mãos Negras, Levante Popular da Juventude, Somos LGBT).
17h – Espetáculo “Final da tarde” com o grupo Teatro de Caretas (Fortaleza-CE). Local: Praça 9 de Julho, Centro.
20h – Espetáculo “O vendedor de verdades” com a Cia. Canina (São Paulo-SP). Local: Praça do Vale (no Parque do Povo ao lado do Prudenshopping).

Grupo Tia - RS
Sábado, 1 de julho
9h – Ato/cortejo artístico “3 anos sem Lua Barbosa – Desmilitarização Já!”. Itinerário: Galpão da Lua - Local: Praça 9 de Julho.
11h30 – Espetáculo “BLITZ - O Império que nunca dorme” com a Trupe Olho da Rua (Santos-SP). Local: Praça 9 de Julho, Centro.
14h – Plenária da RBTR e GTs.
17h – Lançamento dos livros: “Teatro de Rua – Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede” (Organizadores: Vanéssia Gomes, Licko Turle e Jussara Trindade) e “Longa Jornada de Teatro de Rua Brasil Afora” (Autor: Márcio Silveira dos Santos).
20h – Espetáculo “Lorys para maiores” com Lorys Verônica (Pres. Prudente-SP) e Banda Doutor Júpiter (Mairiporã-SP). Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua).

Domingo, 2 de julho
9h – Roda de encerramento do XX Encontro da RBTR.
15h – Espetáculo “História de circo sem lona” com o Grupo TIA (Canoas-RS). Local: SESC Thermas, Rua Alberto Peters, 111 - Jardim das Rosas.
18h – Sarau de Abertura da 2ª Semana da Diversidade (Somos LGBT / Pres. Prudente-SP). Local: Quadra coberta do Parque do Povo.
Espetáculo Blitzz - Santos SP - Foto de Marcel Sachetti