terça-feira, 13 de junho de 2017

Um pouco mais sobre as apresentações que vão rolar na Mostra e no XX Encontro da RBTR !

Com muita alegria o coletivo  Galpão da Lua recebe os grupos amigos e companheiros de luta para a Mostra Artistica e o XX Encontro da RBTR. A programação conta com diversos espetáculos, vivências artísticas, atos e cortejos, debates sobre cultura e políticas públicas e lançamento de livros, entre outras atividades.
Conheçam um pouco mais sobre cada espetáculo e show que vai rolar !  

Adicionar legenda
Sábado, 24 de junho
Grupo Engasga Gato de Ribeirão Preto com o espetáculo Página 469”
Local: Praça 9 de julho às 11h.

Sinopse: Uma ambulância rompe o espaço público. De dentro dela, saem três  integrantes cegos da “Liga Pública do Bem”, que tem a missão de encontrar  e readequar funcionários municipais dissidentes. Guiados por uma denúncia  anônima, os três enfrentam o caos do centro urbano em busca de Getúlio,  um funcionário que abandonou seu posto de trabalho há alguns anos, 
fugindo do frio do ar condicionado e da opressão de sua pequena salinha. A  peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste  encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam  diariamente o espaço da cidade.
Ficha técnica: Atores Fausto Ribeiro, Gabriel Galhardo, Monalisa Machado, Poliana Savegnago e pelo músico Márcio Bá.
Duração: 60 minutos. Classificação livre.

Foto:Marcel Sachetti
Terça,27 de junho e 1 de julho
Trupe Olho da Rua de Santos com espetáculo “BLITZ - O Império que nunca dorme”
Local: Rua João Caseiro, 65, Vila Brasil (em frente à antiga sede do Galpão da Lua) às 20h e Praça 9 de julho às 11h30.

Sinopse: O espetáculo simboliza pela ótica da sátira com elementos e signos que representam o poder opressor do Estado e da mídia corporativa, resignificando o que está posto escamoteado pelo senso comum na intenção de ressaltar a potencialidade estética e dramatúrgica do que nos é apresentado como comum no dia a dia.
Ficha técnica: Criação coletiva.Direção: Caio Martinez Pacheco.Atores Bruna Telly, Caio Martinez Pacheco,Fabio Piovam,João Paulo T. Pires, João Luiz Pereira Junio, Raquel Rollo, Sander Newton, Victor Fortes e Wendell Medeiros. Equipe técnica: Fernanda Venturini. Direção musical,figurino e cenário: Trupe Olho da Rua. Produção Raquel Rollo e Caio Martinez Pacheco. Iluminação Deus ou Sistema Solar.
Duração:60 minutos. Classificação livre



Quarta,28 de junho
Grupo Teatro Imaginário Maracangalha de Campo Grande-MS com o espetáculo “Conto da
Foto:Diogo Gonçalves
Cantuária”.
Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua), ás 20h.
Sinopse: A peça teatral “Conto da Cantuária” é uma adaptação de um conto da obra Contos de Canterbury escrita pelo autor inglês Geoffrey Chaucer no período de 1384 - 1400, em plena idade média.
O texto crítico e humorado é constituído de 29 contos e o grupo optou pela montagem do “Conto do vendedor de indulgências” que retrata de forma farsesca e ácida o comércio das religiões e as corrupções em nome de deus, do dinheiro e da ambição, traçando um paralelo com os dias atuais.
Ficha técnica: Direção: Fernando Cruz. Atuadores: Fran Corona, Moreno Mourão, Renderson Valentim, Fernando Cruz. Fotografia : Diogo Gonçalves – Ateliê Passarinho 
Duração: 60 minutos. Classificação livre


Quinta,29 de junho
Grupo Pombas Urbanas de São Paulo com o espetáculo “Era uma vez um Rei”
 Local: Praça da Bandeira, Centro (ao lado do camelódromo), às 20h

Sinopse: Um grupo de mendigos se encontra num final de tarde da cidade. Com latas, plásticos e papelões criam o espaço onde vivem, descansam e fazem festa. De suas relações nasce uma brincadeira na qual, a cada semana, um deles será rei, depois presidente e em seguida ditador. O jogo humano e imaginativo torna-se intenso e esses mendigos saem da realidade em que vivem para representar as relações de poder da mesma sociedade que os marginaliza.
Ficha técnica: Texto – Oscar Castro.Direção – Juliana Flory
Cenografia – Alexandre Souza.Figurino – Carlos Alberto Gardin. Assistente de figurino – Fernanda Versolato. Direção Musical – Grupo Pombas Urbanas e Giovanni Di Ganzá. Música de Abertura – “Molambos Molhados” de Ray Lima.
Elenco:Adriano Mauriz – Papelão,Marcelo Palmares – Barulheira, Paulo Carvalho – Sucata, Coro de mendigos:Cinthia Arruda – Chiley, Juliana Flory –Germana, Marcos Kaju – Minhoca, Natali Santos – Pelezinha e Ricardo Big – Buda.
                               

Quinta, 29 de junho.
Grupo Xingó de São Paulo com o espetáculo “So.corro, Se Eu fosse Você eu me Movia”
Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua),às 21h30.

Sinopse: Dançar é pensar o mundo em que vivemos. Movimentar-se é manter-se atenta, ávida, presente, recusando o sedentarismo e a paralisia. E quando a palavra está desgastada já não comunica mais. E quando a lama enche os poros todos, os nossos rios-artérias secam e toda vida se esvai. E quando o dinheiro permeia as relações, o amor começa a ser medido e pesado e não há mais tempo para o que não for lucrativo. O ambiente afeta os corpos e nós trabalhamos com o movimento. Dançamos. O capital controla o tempo e o tempo é espaço do desenvolvimento humano. A pesquisa travestiu-se de nomes cada vez mais sofisticados e de cada vez menos movimento. Não acreditamos no que não se move. E o que nos move é a experiência. A busca pela elaboração do gesto, pela composição no espaço, pelo fazer junto pra compartilhar. E saber-ver-sentir o corpo requer estudo e pesquisa. Entender o esqueleto, a musculatura, a direção de cada fibra, a espessura das fáscias, a quantidade dos líquidos, o peso, o tamanho, a dimensão, criar a imagem interna para mobilizar externamente, mobilizar a si pra mobilizar o outro. Um desabafo. Não individual, mas coletivo. So.corro corre contra o tempo para pensar o tempo, buscando no imaginário dos filmes de ação, referências pra entender nossa ação hoje, pra dançar a cidade, a mulher, o relógio, o incômodo, o desumano, o injusto, o desigual. A super-mulher dos filmes de Hollywood ou das capas das revistas se transfigura em gente e ganha rosto, corpo e história. Um corpo feminino e no plural. Mulheres. So.corro é nordestina, são muitas, veias todas abertas na contramão. So.corro é dança, é convite, é provocação.

Ficha técnica: Concepção Grupo Xingó. Produção Executiva Natália Siufi. Espetáculo SO.CORRO Atuação/Criação/Dança Erika Moura. Dramaturgia Natália Siufi. Direção de Movimento Diogo Granato. Criação de Luz Marisa Bentivegna. Trilha Sonora Ramiro Murillo. Arte Gráfica do Espetáculo Anna Turra. Arte Gráfica do Grupo Bruno. Cordeiro Produção Geral Grupo Xingó.


Sexta, dia 30 de junho.
Grupo Teatro de Caretas de Fortaleza-CE com o espetáculo “Final da tarde”
Foto:Sol Coelho
Local: Praça 9 de Julho, Centro, às 17h.
Sinopse: A peça se baseia numa experiência diferente de teatro de rua, tanto na relação entre ator e público como na relação com a cidade. O espetáculo propõe uma experiência de atuação cênica baseada no detalhe da interpretação, onde proximidade e intimidade entre transeuntes e atores são os elementos centrais. Um aspecto importante é que os transeuntes não são previamente informados da peça. Não há palco nem formalidades de início e fim. A história de uma mãe, seu filho e seu marido que invade o dia a dia da cidade no instante cotidiano.
Ficha Técnica:Direção e dramaturgia: André Carreira Assistente de direção: Lara Matos Oficina de voz : Ernani Maletta (ufmg) Oficina de atuação: Miguel Rubio (yuyachkani peru) Elenco: Vanéssia Gomes-(whildislane) Non Sobrinho- (manuel e ofélia ) Vera Araújo-( dalila e policial). Rafael Lopes (fotógrafo) Coordenação produção : vanéssia gomes Produção de cena: rebeka lucio, willian axel Figurino: jacqueline brito Projeto cenográfico: diego brito cenografia (cadeira) : cleomir alencar Para viagem à Argentina: André Carreira - diretor Vanéssia Gomes-(whildislane) Non Sobrinho- (manuel e ofélia ) Vera Araújo-( dalila e policial). Rafael Lopes (fotógrafo) Produção de cena: Rebeka Lúcio, Willian Axel.

Grupo Cia. Canina de São Paulo com o espetáculo “O vendedor de verdades”
 Local: Praça do Vale (no Parque do Povo ao lado do Prudenshopping), às 20h.
Sinopse: É uma fábula da atualidade: a história da palhaça que realiza uma saga pelo mundo para
trocar uma verdade de mentira e receber seu dinheiro de volta. Teatro de rua, com música ao vivo e improvisos. A peça, baseada em um conto original, aborda assuntos contundentes, como feminismo e o papel da mulher na sociedade, o consumismo e ideologia mercantil através do riso. Uma saga épica e non-sense feita para a rua que questiona o que são as verdades e as maneiras com que elas são criadas e vendidas.
Ficha técnica: . A Canina é composta por 4 cães: Cachorrão (Igor Giangrossi), Cachorrera (João Victor) e Cachorrinha (Laura Alves) e nossa diretora: Cachorrita (Tamy Dias).


   Sábado, 1 de julho.

  Lorys Verônica de Presidente Prudente – SP, com o espetáculo 
“Lorys para maiores”

Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua),às 20h.

Sinopse: Depois dos 5 minutos e Quem é essa garota? Vem aí "Lorys para maiores" a Travesti vai falar tudo que pensa...




Sábado, 1 de julho.
Banda Doutor Júpiter  de Mairiporã-SP, completa 10 anos de carreira. A banda se  autodenomina "caipira", tem sonoridade folk com elementos rock, country e da música brasileira. O quarteto é considerado um autêntico representante da música folk brasileira. O dia a dia de uma vida simples em uma área de proteção ambiental explica a origem do estilo Doutor Jupter: canções cultivadas no mato! O trabalho é envolto de uma atmosfera bucólica, vivenciada por Ricardo Massonetto, vocalista e compositor das canções do grupo, que vive em meio à natureza num sítio localizado no Parque Estadual da Cantareira.

Local: Rua Júlio Tiezzi, Centro (em frente ao Galpão da Lua), às 21h30

Domingo, 2 de julho
Grupo TIA de Canoas-RS, com o espetáculo “História de circo sem lona”
Local: SESC Thermas, Rua Alberto Peters, 111 - Jardim das Rosas,às 15h.
Sinopse: A peça busca inspiração nos palhaços dos circos tradicionais com números de enganação,
inversos ao da virtuose e com o fracasso como base. Mas que viram uma grande comunhão com o público, devido ao alto grau de simplicidade, ludicidade e, sobretudo, de cumplicidade que se estabelece.
FICHA TÉCNICA:Realização: Grupo TIA. Dramaturgia: Grupo TIA.Direção: Marcelo Militão. Figurino e Maquiagem: Mariana Abreu. Adereços: Grupo TIA, Denise Ayres e Renan Leandro. Trilha sonora: Grupo TIA e Felipe Nunes.Elenco: Marcelo Militão – Mariana Abreu – Mário Ferrolho. Produção: Grupo TIA.


Domingo, 2 de julho
Sarau de abertura da 2º Semana da Diversidade - Somos LGBT - Pres.Prudente.
Local: Quadra do Parque do Povo, às 18h.

A Semana da Diversidade, que acontece dos dias 02 a 09 de Julho em Presidente Prudente, é um momento de fortalecimento da luta de lésbicas,gays, bissexuais, travestis e transexuais. Serão oito dias de programação organizados entre conversas sobre serviços e políticas públicas para a população LGBT, apresentações artísticas, cine debate, momentos de formação e festas artísticas LGBT. Toda a programação vem de encontro as demandas que esse grupo observa no município e também como forma de aproximar e fortalecer a comunidade para trilhar caminhos de transformação na nossa região.

 Viva a arte ! Viva o teatro ! Viva luta ! Viva Lua !