quinta-feira, 1 de junho de 2017

Vem aí! O XX Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua e sua Mostra Artística


O teatro de rua estará no foco de debates e apresentações artísticas em Presidente Prudente-SP, de 23 de junho a 2 de julho.





É com enorme alegria que o coletivo do Galpão da Lua recebe o mais importante evento do teatro de rua no Brasil, qual seja, o Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua - RBTR; e realiza, paralelamente, sua Mostra Artística.

A programação geral conta com espetáculos, vivências artísticas, atos e cortejos, debates sobre conjuntura, cultura e políticas públicas e lançamento de livros, entre outras atividades.

A Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR foi criada em março de 2007, em Salvador/BA, como um espaço de articulação e organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Participam dela grupos, artistas-trabalhadores, pesquisadores e pensadores envolvidos com o fazer artístico da rua. Seu papel é ampliar e capilarizar, cada vez mais, reflexões e pensamentos para o teatro de rua, com encontros, movimentos e ações artísticas e políticas por todo o Brasil.

Para este 20º Encontro da RBTR (que completa 10 anos) a provocação é refletir sobre a sua atuação ao decorrer de sua existência e pensar as perspectivas e os desafios atuais para o teatro de rua num contexto de grande retrocesso democrático no país. O crescimento da violência estatal contra populações pobres periféricas e minorias sociais, bem como o desmantelamento de políticas sociais e de garantia de direitos, vão nortear essa reflexão que visa, ainda, articular formas de resistência e colaboração com outros grupos e movimento sociais do campo e da cidade.

A Mostra, por sua vez, conta com a participação de grupos dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Sul, com espetáculos que refletem a qualidade e a diversidade do teatro de rua, dialogando com o público em diferentes locais da cidade.

Viva o Teatro de Rua!


Em breve mais informações e a programação completa




18° Encontro em Campo Grande