sábado, 24 de junho de 2017

Programação diária 24 de junho - Espetáculo Página 469

Começa hoje a mostra Artística do encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua!






























O ponta pé inicial vai ser às 10h30 com um Arrasto promovido pelo Bloco Maracanóis, pelos artistas do Galpão da Lua e demais interessados. O Bloco promete alegria e muita música com pernas de pau, malabares, personagens e oque mais a imaginação mandar! A concentração será às 10h no Galpão da Lua e a saída do Bloco às 10h30.

Já às 11h na Praça 9 de Julho, centro, o grupo Engasga Gato de Ribeirão Preto apresenta o espetáculo “Página 469”

O Espetáculo vem à Presidente Prudente para participar da Mostra graças ao  Projeto “Circulação Página 469: Atravessamentos Urbanos”, que compreende uma apresentação do espetáculo teatral "Página 469" na Praça 9 de julho e um intercâmbio artístico com os grupos do Galpão da Lua, na sede do mesmo.  O grupo teatral Engasga Gato, que é quem realiza este projeto junto com a Cooperativa Paulista de Teatro, foi contemplado pelo Edital Programa de Incentivo a Cultura 2016, e circulará por 10 municípios de 08 regiões diferentes do Estado de São Paulo. Além de Presidente Prudente, o projeto está sendo realizado em Suzano, Sorocaba, Jacareí, Caraguatatuba, Campinas, Piracicaba, Santos, São José do Rio Preto e São Paulo.

O espetáculo, dirigido por André Carreira, fala sobre as vivências e a solidão que atravessa os centros urbanos, e sua linguagem parte da articulação das noções de Teatro de Invasão, e da noção de Cidade como Dramaturgia.

Nele, uma ambulância rompe o espaço público. De dentro dela, saem três integrantes cegos da “Liga Pública do Bem”, que tem a missão de encontrar e readequar funcionários municipais dissidentes. Guiados por uma denúncia anônima, os três enfrentam o caos do centro urbano em busca de Getúlio, um funcionário que abandonou seu posto de trabalho há alguns anos, fugindo do frio do ar condicionado e da opressão de sua pequena salinha.  A peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam diariamente o espaço da cidade.

Já o intercâmbio “Atravessamentos Urbanos” será realizado com um grupo teatral de cada município contemplado a fim de trocar experiências e questionamentos acerca do teatro de rua, culminando em intervenções nas ruas de cada município contemplado e, num âmbito mais profundo, no estímulo à frequente discussão, experimentação, pesquisa e aperfeiçoamento da produção artística do Estado de São Paulo.


Os grupos parceiros são: Grupo Buraco d'Oráculo (São Paulo), Grupo Contadores de Mentira (Suzano), Grupo Trupé de Teatro, Trupe Olho da Rua (Santos), Cia do Escândalo (Mogi das Curzes),  Cia Popatapataio de Teatro (Caraguatatuba), Grupo Matula Teatro (Campinas), Grupo Andaime Teatro (Piracicaba), Grupo Rosa dos Ventos (Presidente Prudente) e  Cia Cênica (São José dos Campos).

Sinopse: Uma ambulância rompe o espaço público. De dentro dela, saem três  integrantes cegos da “Liga Pública do Bem”, que tem a missão de encontrar  e readequar funcionários municipais dissidentes. Guiados por uma denúncia  anônima, os três enfrentam o caos do centro urbano em busca de Getúlio,  um funcionário que abandonou seu posto de trabalho há alguns anos,
fugindo do frio do ar condicionado e da opressão de sua pequena salinha. A  peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste  encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam  diariamente o espaço da cidade.

Serviços:

O que? Arrasto do Bloco Maracanóis
Quando? Sábado, dia 24 de junho
Onde?
- Concentração às 10h no Galpão da Lua
- 10h30 Saída do Arrasto - Percurso: do Camelódromo até a Praça 9 de Julho

O que mais? Espetáculo “Pagina 469”
Quando? Sábado, dia 24 de junho às 11h.
Onde? Praça 9 de julho (Centro)

Acesse o link e veja a programação completa:
http://federacaoprudentinadeteatro.blogspot.com.br/2017/06/programacao-completa-da-mostra.html

Foto de Tamara Mármore