segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Galpão da Lua leva Espetáculo para a Escola Municipal Carmem Pereira Delfim na Vila Líder

Foto João Paulo Pimenta
Amanhã dia 13 de setembro às 11 horas da manhã a peça de Circo e Teatro “Hoje Tem Espetáculo!!!” do Grupo Rosa dos Ventos será apresentada na Escola Carmem Pereira Delfim na Zona Leste de Presidente Prudente para toda comunidade escolar.

A apresentação é gratuita faz parte da programação do Programa Mais Cultura na Escola. Trata-se de um projeto aprovado em 2014, junto ao ministério da Cultura que firmou a parceria entre o Coletivo Cultural Galpão da Lua e a Escola Municipal Carmem Pereira Delfim. Durante o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2016 os Grupos do coletivo desenvolveram espetáculos e oficinas de música, circo e cultura popular com as crianças da Escola. Nos próximos meses outras atividades como a vivência de Cultural Popular com o Grupo Brincantes do Pisa Chão e a apresentação do Cabaré Cultural deverão acontecer pelo mesmo projeto.

Foto de João Paulo Pimenta
Toda a comunidade escolar está convidada comunidade para apreciar esse espetáculo:
Quando? Dia 13 de setembro Horário: 11H.
Onde? Escola Municipal Profª. Carmem Pereira Delfim
Oque? “Hoje Tem Espetáculo!!!”
GRÁTIS!!!!

Evento na Escola:
A apresentação acontecerá durante o, X Festival Cultural “Minha escola minha comunidade”, promovido pela escola e que conta com uma programação ainda maior com mostra pedagógica e atendimento à comunidade. Segundo a direção da escola o Festival tem por objetivo fortalecer a parceria escola, família e comunidade, apresentando os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos.

As apresentações e atendimentos acontecerão das 10h às 14h do dia 13. A entrada é gratuita e aberta para quem tiver interesse. Quem comparecer poderá prestigiar trabalhos da mostra pedagógica desenvolvidos pelos alunos com temas como abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, projetos Índios do Brasil e oficinas do Projeto Cidade Escola. Haverá ainda atendimento de saúde no local com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e acuidade visual, orientação DTS, cadastro de doadores de medula e doação de mudas de árvores.

Foto de João Paulo Pimenta
Dentro da programação, além do espetáculo do Rosa dos Ventos, a mostra terá apresentação de dança com o Grupo Dançando no Escuro da Associação de Cegos, diversas encenações e apresentações musicais criados com as crianças da escola.

Mais informações no facebook da Escola:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009648485881&ref=ts&fref=ts

Sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas:

As escolas recebem o recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para realizar
projetos, que devem ter duração mínima de seis meses e máxima de um ano letivo.

No Edital lançado em 2014 foram selecionados cinco mil projetos de escolas públicas inscritas no Sistema de Monitoramento e Educação (SIMEC). Cada projeto recebeu R$ 10 mil divididos em duas parcelas para a execução dos projetos.

Foto de João Paulo Pimenta
As propostas se baseiam em um ou mais temas estabelecidos pelo programa: criação, circulação e difusão da produção artística; cultura afro-brasileira; promoção cultural e pedagógicas em espaços culturais; educação patrimonial; tradição oral; cultura digital e comunicação; educação museal; culturas indígenas; e residências artísticas para pesquisa e experimentação nas escolas.

O recurso foram destinados para custear, por exemplo, a contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas; a compra de materiais de consumo; a locação de transportes, serviços e equipamentos e aquisição de materiais permanentes e equipamentos.

Em linhas gerais, o Mais Cultura nas Escolas tem como objetivo promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira; contribuir com a formação de público para as artes e desenvolver atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico de escolas públicas.