quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Circo e teatro no bairro João Domingos Netto - Projeto Território das Artes!


Foto de Talita Galindo
No próximo sábado, dia 10 de setembro,às 20h, no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, acontecerá mais uma apresentação do projeto Galpão Cultural Lua Barbosa. Aprovado no Edital Território das Artes do Proac - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

E desta vez a apresentação será com o Grupo Rosa dos Ventos com a peça "Hoje Tem Espetáculo".

Será a primeira apresentação do Coletivo no Bairro João Domingos, um Conjunto Habitacional inaugurado em 2015 que abriga mais de 5 mil pessoas. O Galão da Lua tem atuado ao longo dos anos com frequência em três bairros de Presidente Prudente, Vila Brasil (sede do coletivo) no Bairro Morada do Sol e, recentemente, no Augusto de Paula. A proposta de ampliar para mais um bairro surge com o deslocamento de 3 mil famílias para esta localidade e por muitos dos moradores serem das redondezas da Vila Brasil.

É desejo do Coletivo que essa seja a primeira de muitas ações artísticas que acontecerão no local.

A peça do Grupo Rosa dos Ventos que será encenada neste sábado tem uma história linda de circulação por importantes festivais do país, desde 1999 o grupo já apresentou "Hoje Tem Espetáculo!!!" mais de 600 vezes! Esse ano a peça completou 15 anos em cartaz com um projeto que durante 3 meses foi a presentada em 15 cidades do interior do estado com o Apoio do ProAC para Circulação de Artes de Rua. Em 2015 e até o momento em 2016 o espetáculo passou por festivais de renome em 5 Estados do Brasil, MS, SP, AC, ES e RS, como o "Porto Alegre Em Cena" em Porto Alegre RS, "FESTIA" em Canoas RS, "Temporada do Chapéu" em Campo Grande MS, "Festival de Teatro de Pindamonhangaba" SP, Mostra Lino Rojas de Teatro de Rua" São Paulo SP, "Encontro de Palhaços" de Assis SP, "Litoral Em Cena", Caraguatatuba SP "Janeiro Brasileiro da Comédia", "Feira de Teatro de Rua" Sorocaba SP "Festival nacional do Vale do Paraíba", S. J. dos Campos SP, S. J. do Rio Preto SP, "Janeiro para Criança é o Maior Barato" São José do Rio Preto SP, Encontro "Eu Riso" em Fernandópolis SP, "Festival Nacional de Teatro de Jales SP", "Festival Nacional de Teatro de Guaçuí ES", "Festival de Inverno de Jaú SP", "Festival Matias de Teatro de Rua" em Rio Branco AC e"Festival Nacional de Teatro de Limeira SP",


"Hoje Tem Espetáculo!!!" é a peça mais antiga do grupo Rosa dos Ventos, um espetáculo participativo onde o público intervém e participa da deliciosa bagunça dos palhaço.


Arte Ricardo Bagge
“Hoje Tem  Espetáculo!!!” é o primeiro trabalho do Rosa dos Ventos, um trabalho criado a partir dos clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. 

As cenas e números de circo recriadas em Hoje Tem Espetáculo!!! são adaptações livres do Rosa dos Ventos e trazem a marca de seus palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e provocadores da participação popular, num jogo que envolve o público antes mesmo do espetáculo começar, já na montagem de cenário, troca de roupas, aquecimento, passagem de som, maquiagem, terminando com um músico nada normal e quatro palhaços que se revezam nas funções de artistas de circo. O público é convidado a entrar no picadeiro e em diferentes momentos são os personagem principais da roda. Malabaristas, atiradores de faca, entradas de palhaço, cenas de pura comédia dão forma a um espetáculo de rua que mantém as contradições entre o sublime e o grotesco presentes no imaginário coletivo do circo como universo fantasioso e mágico.

FICHA TÉCNICA
                                                                       
“Hoje Tem Espetáculo!!!” - Circo Teatro Rosa dos Ventos 
Adaptação: Rosa dos Ventos
Linguagem: Circo e Teatro de Rua
Estréia: Abril de 2001
Música original e sonoplastia: Robson Toma
Elenco: Luis Valente, Fernando Ávila e Tiago Munhoz.
Músico: Robson Toma.
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 50 minutos

Mais informações 

A peça "Hoje Tem Espetáculo!!!" tem 15 anos de trajetória quase 600 apresentações.
Recentemente o Grupo Rosa dos Ventos realizou um projeto circulando por 15 cidades apresentando para comemorar o aniversário desse trabalho, confiram: 


Foto de Samira lemes