terça-feira, 1 de novembro de 2016

Oficina de Cultura Popular no Galpão da Lua


Com o projeto aprovado no edital Território das Artes PROAC o coletivo Galpão Cultural Lua Barbosa irá realizar a oficina Cultura Popular – Ciranda de Ideias do grupo Brincantes do Pisa Chão.

A atividade acontecerá no sábado dia 5 de novembro ás 15h, na nova sede do Galpão da Lua localizado na rua Julio Tiezzi,130- FEPASA.

A oficina tem o intuito de envolver os participantes com contos da Cultura Popular através de exercícios, jogos teatrais e danças. Tendo os participantes como personagens principais.
 

Além do Galpão da Lua, sede da FPTAI as atividades artísticas do projeto estão sendo realizadas nos bairros Morada do Sol, Conj. Habitacional João Domingos Neto, Augusto de Paula e na Praça do Vale. 

 Os Territórios das Artes são, conforme o Edital (38/2015) do ProAC (Programa de Ação Cultural), espaços com iniciativas de gestão autônoma da sociedade civil, para a prática experimental das diferentes linguagens
artísticas, notadamente quanto ao papel de produção, formação e difusão pública. Um Território das Artes pode desenvolver ações internamente ou pode servir de base estruturante para ações desenvolvidas externamente.

A programação artística do projeto tem uma grade variada de oficinas e espetáculos de circo, teatro, música, além de eventos de cultura popular, que se somará a outras atividades realizadas pelo coletivo até o final do ano.






Um pouco mais do grupo.

O grupo Brincantes do Pisa Chão criado no ano de 2007 é composto por dois integrantes Alana Vitorino e Ribas Dantas. Foi criado a partir das experiências de oficinas de artes vivenciadas em encontros de formação para jovens ligados à Pastoral da Juventude. Das quais os membros colaboraram como participantes e monitores.

Com anseio de mesclar dança, poesia popular, teatro, a figura do palhaço somado a brincadeiras de roda e manifestações folclóricas. Surgi os Brincantes do Pisa Chão e seus personagens: Eureka (Alana) a bailarina desajeitada e Kachuho (Ribas) o profeta frustrado. Ao mesclar curiosidade e experiências, em um caldeirão de criatividade surgiu a apresentação ou brincadeira denominada “Somos nós Brincantes do Pisa Chão”.



Serviços:

Quando? Dia 5 de novembro próximo sábado.


Que horas? das 15h às 18h.

Quem pode participar? Pessoas acima de 15 anos.

Como faço a inscrição? Pelo emeio alana.vitorino@hotmail.com

Qual quantidade de participantes? 20.