quarta-feira, 11 de julho de 2018

Na sua terceira edição o projeto Som na Linha e o Galpão da Lua apresentam: André Luiz Gonçalves de Oliveira

No próximo domingo,15, às 20h tem a terceira edição do Projeto Som na Linha com André Luiz Gonçalves de Oliveira apresentando Música Eletroacústica e escuta de espaços imaginários com instalação de 4 monitores em espaço para escuta.

Peças: 

Sinta-me (1998) – Peça para tape solo feita no Laboratório da Universidade Estadual de Londrina – UEL, utilizando editor destrutivo de duas pistas. Voz: Tatiane Mota (aluna do curso de Música). Texto do compositor. Estreada em Londrina, 1999.

A prosa do mundo (2001-02) – Paisagem sonora em um movimento feita para espetáculo Charivari da Troupe Aero-Circus. Peça em dois movimentos (Janela à dentro e Janela à fora)para tape solo, feita no estúdio particular do compositor com mixer multipista não destrutivo. Estreada em Ibiporã, 2003.

as estações (2001 – 02) – Paisagem sonora em um movimento feita para espetáculo Charivari da Troupe Aero-Circus.

La nuit de l’identité du monde (2008) – Paisagem Sonora para tape solo.

José (2012) - Música eletroacústica a partir de minha leitura do poema “José” de Carlos Drummond de Andrade.

Stepes in trouble (2015) - Peça eletroacústica de paisagem sonora. Paisagem construida com diversos ambientes distintos. Quatro discursos pontuam os tais problemas nas estépes: G. Vargas, J. Kubitschek, Jango e Cid Gomes. 

Buraco de minhoca (2016) - Paisagem sonora com gravações do sítio da Warta - PR, do parque estadual do Morro do Diabo - SP, e do calçadão de Presidente Prudente - SP.

Escuta Mayara (2017) - Paisagem sonora em homenagem à violonista e amiga, Mayara Amaral. Vítima de feminicídio em Campo Grande - MS. Mayara se preparava para vir trabalhar em minha universidade como professora após ter concluido o Mestrado em Música defendido uma tese sobre mulheres compositoras para violão nos anos 1970. 


André Luiz Gonçalves de Oliveira

Professor de música e compositor. Desde 1998 compõe música eletracústica, paisagens sonoras e
colabora na criação de instalações e intervenções de experimentações em arte sonora. Busca interseções entre a pesquisa em escuta estética e criação artística e musical. Tem apresentado suas peças em diversas oportunidades como concertos em auditórios e teatros, mas também com instalações como as realizadas na 29a. Bienal de SP, e na 11a. Bienal de Havana em Cuba, como integrante do coletivo LART - UnB.


Projeto Som na Linha - Colocando a música autoral nos trilhos
Esta é uma iniciativa que pretende movimentar a música autoral por lugares nunca antes escutados.
Em todo o país são raras as oportunidades de ouvir música nova, com artistas locais podendo apresentar suas composições. Não é diferente no faroeste paulista, onde é grande a escassez de música nunca antes ouvida.
A linha ferroviária, em dueto com as estações de trem, foram o acorde inicial para o som das primeiras cidades. Agora, através do Galpão da Lua, a linha torna-se palco para as novidades, os novos sons da música autoral.
Nossa proposta é que pelo menos uma vez por mês o público possa embarcar nos vagões do trem da música autoral de nossa cidade, com nossos compositores nos conduzindo por uma viagem através de suas criações.

De monocultura já basta a soja, o gado e a cana!
Qual será o sabor do som que ainda não tocou por aqui?
Mono na cultura não nos serve. Nosso som é estéreo.
Aqui a música é levada a sério. 

S O M N A L I N H A...

O que é? Música autoral

Onde é? Ao lado do Galpão da Lua

Quando é? 15 de julho, às 20 hs

Quem se apresenta? André Luiz Gonçalves de Oliveira

Música eletroacústica e escuta de espaços imaginários, instalação Sonora.

CONTRIBUA NO CHAPÉU. VALORIZE O ARTISTA INDEPENDENTE!