terça-feira, 23 de julho de 2024

Comemorando 15 anos de trajetória, Cia Arte das Águas apresenta em Presidente Prudente espetáculo musical sertanejo ‘O menino coruja’

 Cidade de Presidente Prudente integra circulação da companhia teatral sediada em Ibirá por 15 municípios do estado e recebe também bate-papo e oficina. Toda a programação é gratuita e acontece dia 26 de julho

    Comemorando 15 anos de trajetória dedicada à pesquisa continuada com foco no teatro popular musical e nas raízes do interior paulista, a Cia Arte das Águas, sediada em Ibirá (SP), apresenta em Presidente Prudente, dia 26 de julho, 14h, no CRAS Morada do Sol, o espetáculo “O menino coruja”. A apresentação é gratuita e com tradução em libras. A programação tem apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e as parcerias do CRAS Morada do Sol e do Grupo Galpão da Lua.



    “O menino coruja” é um espetáculo infanto-juvenil com direção geral de Ivan Parente (ator, cantor e dublador, integrante do grupo Teatro Mágico e intérprete de Lindomar Gomes na novela do SBT “As Aventuras de Poliana”) inspirado em relatos de aprendizes do projeto social mantido pela Arte das Águas há cerca de 10 anos. 

    Em cena, os dramas de um menino em busca de reconstituir a família após a morte da mãe e a solidão do pai. Nessa jornada, o personagem conecta-se com o canto dos pássaros. O elenco conta com Antonio Bucca, Duda Silva, Laisa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni. 


 Bate-papo e oficina

    Após a sessão, acontece o bate-papo “O Canto da Coruja”, entre artistas e público e uma psicóloga convidada, abordando o processo de montagem e as temáticas abordadas, como depressão na infância e violência e o quanto a arte se faz necessária nesses contextos. 

    Na mesma data, a companhia ainda oferece em Presidente Prudente a oficina gratuita “O jogo estabelecido para a interpretação”, 10h, também no CRAS Morada do Sol. Não há necessidade de inscrição prévia e podem participar todas as pessoas interessadas a partir dos 12 anos. Por meio de jogos e dinâmicas, técnicas vocais e princípios da improvisação verbal e não verbal, será proposta a ativação de estados como disponibilidade para o jogo, imaginação e prontidão cênica.

Projeto

    As atividades integram a circulação de três espetáculos musicais sertanejos do repertório da Cia Arte das Águas por 15 cidades do estado, entre 17 de julho e 17 de agosto. Intitulado Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso, o projeto leva, além de “O menino coruja”, as peças “Sou Caipira, Ibirá, Póra” e “MAZZAROPI, um certo sonhador” a territórios que dialogam com as temáticas dos trabalhos, além de bate-papos e oficinas gratuitas. Cada montagem passa por cinco cidades. 

    “Este projeto foi pensado a partir da importância de fomentar a cultura e o artista local. Os espetáculos escolhidos compõem a grade de trabalhos que estão atualmente em circulação e todos têm, em sua linha de construção, uma ligação muito forte com momentos dos atores envolvidos, suas histórias, dramas, sonhos, frustrações e vivências que, ao longo destes 15 anos mantiveram a companhia em pé”, afirma Antonio Bucca, fundador e diretor da companhia. 

Cidades

    Ao todo, a circulação passa por Águas de Lindóia, Itapira, Piracicaba, Águas de São Pedro, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Tupã, Itajobi, Bauru, Paraguaçu Paulista, Sorocaba, Santa Bárbara D’Oeste, Sertãozinho e Catanduva, respectivamente. 

    No período das apresentações, a Arte das Águas disponibiliza a gravação dos espetáculos com audiodescrição, libras e legenda descritiva em seu canal no YouTube (@ciaartedasaguas).

    O projeto Comitiva Esperança – Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso é viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Lei Paulo Gustavo. 

SERVIÇO:

OFICINA “O JOGO ESTABELECIDO PARA A INTERPRETAÇÃO”

Através de jogos e dinâmicas, técnicas vocais e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal, com enfoque na interpretação, a Cia. Arte das Águas propõe a ativação de estados como disponibilidade para o jogo, imaginação e prontidão cênica.

26/7, sexta-feira, às 10h, CRAS Morada do Sol (R. Amélia Álvares Gomes, 10 - Jardim Morada do Sol)

Carga horária: 1h30

Público alvo: artistas, grupos de teatro e adolescentes interessados a partir de 12 anos.

Não é necessário fazer inscrição

Gratuita

 

ESPETÁCULO “O MENINO CORUJA”

26/7, sexta-feira, às 14h, CRAS Morada do Sol (R. Amélia Álvares Gomes, 10 - Jardim Morada do Sol)

55 min | Livre para todos os públicos | Interpretação em libras

Gratuito

Mais acessibilidade: O vídeo do espetáculo estará disponível com audiodescrição, libras e legenda descritiva no canal @ciaartedasaguas do YouTube.

 

RODA DE BATE-BAPO "O CANTO DA CORUJA”

Uma conversa entre artistas, público e uma psicóloga convidada sobre o processo de montagem do espetáculo e seus temas, como depressão infantil, suicídio, violência, e o quanto a arte se faz necessária nesses contextos.

Logo após a apresentação do espetáculo 


Espetáculo "QUEM NÃO TEM LONA PEDE CARONA" No Centro de Referência do Idoso - FelizIdade

A Cia dos Tortos é um grupo de artes cênicas situado no ABC Paulista, formado por Paloma Natácia e Pedro Fontana, ambos graduados em Interpretação Teatral, na Universidade Estadual de Londrina onde se conheceram. O grupo tem como principal foco pesquisar, realizar e difundir ações artística populares de qualidade nas linguagens de teatro e palhaçaria. Dentro do repertório dos Tortos já são realizadas montagens teatrais, intervenções artísticas, cursos, oficinas e workshops nas linguagens de teatro e palhaçaria, além de parcerias com instituições sociais e ongs.

Inspirado em depoimentos de grandes artistas da história do circo surge um espetáculo que desafia o tempo e revive as memórias da dupla de anciõesPalhita e Sizu. 

A Família Tortonni montou seu circo cheio de atrações fantásticas, mas devido um triste

acontecimento todo mundo foi embora deixando apenas duas pessoas para fazer toda a apresentação!


Uma palhaça e um palhaço já de idade avançada contam de suas lembranças e também do espetáculo que faziam juntos. A magia da representação faz essa dupla voltar no tempo e mostrar como era se desdobrar para proporcionar muita alegria e diversão para todas as pessoas.



"Quem Não Tem Lona Pede Carona” é uma peça inspirada em depoimentos de

experientes artistas que viveram se apresentando nas lonas e picadeiros. Durante

apresentações e encontros de estudos realizados no Circo Paratodos e no Centro de

Memória do Circo em 2013 e 2014, os Tortos tiveram contato com pessoas inspiradoras que contavam sobre suas vidas circenses e as aventuras que viveram. Circenses como Gachola, Bagunça, Reco-Reco e Marília de Dirceu sempre tinham uma história para um bom papo acompanhado de um café. E nesse mesmo tempo Paloma e Pedro assistiram um documentário chamado “Circo Paraki”, de 2011, com direção de Mariana Gabriel, Priscila Jácomo e Eduardo Rascov, que tocou seus corações.


“O documentário procura dar voz a artistas circenses esquecidos da história recente do circo e da cidade. Por meio dos depoimentos dos artistas circenses, ex-moradores do estacionamento de trailer, acabamos esbarrando na própria história das transformações que o circo viveu e vive no Brasil”.

Após estrear em 2014 a montagem continuou em aprimoramento, e em 2016 os Tortos conhecem o brincante nordestino Junio Santos.

Junio ensina a música de sua autoria "Circo com Asas" onde fala de um "circo antigo, novinho e sedutor" cheio de atrações passava pelas casas e praças levando a magia do picadeiro. A música encaixa como uma luva para a montagem e passa a fazer parte da apresentação tornando a identidade do espetáculo bem definida.

Diante de tantos prejuízos emocionais e culturais a Cia dos Tortos se coloca num lugar de resistência e propõe um espaço de valor da memória. O esquecimento histórico já perpassa por nossa sociedade desde muito antes do momento atual, e olhar para um grupo de pessoas que são seres repletos de experiências é um ato de amor e cuidado. São pessoas que tem contribuições sociais e artísticas para todas as gerações. Colocar as pessoas idosas e suas histórias em evidência demonstra para o público geral o seu valor e

proporciona um momento de interação e participação na comunidade.

A Cia dos Tortos quer contribuir na construção de uma coletividade que entenda que rir junta é um ato de união e resistência. E nessa jornada de lembranças e afeto essa história já foi contada para um público estimado de cinco mil pessoas.


FICHA TÉCNICA -
QUEM FAZ ACONTECER

Direção : Pedro Fontana

Roteiro: Cia dos Tortos

Produção: Tortos Produções

Atuação: Paloma Natácia e Pedro Fontana Composição

sonora: Anthony Brito

Inspiração musical: "Circo de Asas" - Letra e composição de Junio Santos

Figurino: Laura Rodrigues (Clã das Cores) 

Cenografia:Clã das Cores e Cia dos Tortos 

Fotografia: RicardoAvellar

Operação de som: Fernanda Meneghett


O espetáculo é dia 25/07 às 9:30

Onde: Centro de Referencia do idoso - FelizIdade

Rua Ribeiro de Barros, 1347


quarta-feira, 17 de julho de 2024

1ª Edição do Galpão do Roque acontece nesta sexta-feira, em Presidente Prudente

O Festival gratuito celebra diversos estilos musicais ligados ao rock e tem o apoio do Galpão da Lua, ponto de cultura da cidade


Dia 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock, mas para muitos o mês inteiro é dedicado a esse estilo musical que atravessa gerações, agita multidões e inspira incontáveis festivais ao redor do mundo. E por que não ter um festival local que celebra nossos artistas da cidade? Foi pensando nisso que um grupo de músicos e entusiastas de Presidente Prudente organizou a 1ª Edição do Galpão do Roque, um festival com bandas locais em parceria com o ponto de cultura Galpão da Lua. O evento será no dia 19 de julho, a partir das 19h e será aberto ao público.


Unindo três bandas (Stereonatos, Elephant Blue e Kinoglass) com repertório autoral, além de covers de clássicos nacionais e internacionais, a proposta é que esse seja um evento gratuito, acessível e com boa dose daquilo que é a essência do rock: a atitude e contestação. Durante o Festival haverá praça de alimentação com comidas e bebidas, além de uma feira com livros, CDs e Discos de Vinil. Para complementar a noite, quem for até lá poderá ganhar uma tatuagem de até R$ 800 com a tatuadora Amanda Lorente – o sorteio da rifa que está circulando nas redes sociais acontece ao vivo, durante o Festival.







 “Pensamos em criar um festival para mostrar que na nossa região temos muitos músicos e bandas que devem ser valorizados. A cena do rock e de outros gêneros musicais alternativos de Presidente Prudente tem que ser fortalecida, isso é importante. E, também, é claro, o ponto de cultura do Galpão da Lua tem reunido ações culturais dos mais variados estilos musicais e artísticos, então ações como essa do festival procuram contribuir neste sentido”, revela Fernando Heck, professor, músico e um dos idealizadores do projeto.








Fique por dentro: O Galpão do Roque acontece nesta sexta-feira, dia 19 de julho, a partir das 19h, em frente ao Ponto de Cultura Galpão da Lua, na Rua Julio Tiezzi, 130, no Centro. O evento é gratuito e terá diversas atrações para quem curte o bom e velho Rock and Roll. Acompanhe as atualizações pelo Instagram do Festival: @galpaodoroque.





terça-feira, 9 de julho de 2024

PEÇA DE VARIEDADES DO GALPÃO DA LUA CONTINUA SUA CIRCULAÇÃO E CHEGA A ASSIS

Acontece na Praça Esportiva da Vila Progresso, em Assis (SP), com o apoio do Ponto de Cultura Galpão Cultural de Assis



Visitando diferentes lugares através de um projeto de circulação da nossa peça coletiva, já estivemos esse ano em Regente Feijó, Presidente Prudente, Teodoro Sampaio e Ribeirão dos Índios, e agora chegou a vez de Assis, com a apresentação de "Cabaré Cultural" num espaço coletivo do bairro Vila Progresso. 


O Ponto de Cultura Galpão Cultural de Assis, que é um importante parceiro nosso, também está apoiando essa realização.


O Cabaré é um espetáculo de variedades apresentado por uma trupe de atuadores, formada por nós integrantes do Galpão da Lua, que mistura números de música, circo, teatro e cultura popular, tudo feito de uma forma cômica e divertida, para a fruição de pessoas de todas as idades.



Essa circulação, que acontece pelo "Interior profundo" de São Paulo, tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Indústria e Economia Criativa de São Paulo, a partir de uma Emenda Impositiva, da Deputada Estadual Márcia Lia, no Orçamento Estadual. A deputada conhece o trabalho do Galpão da Lua como ponto de cultura e com esse projeto o apoio visa difundir sua peça de artes cênicas para mais público da região, fazendo chegar a diferentes lugares e espaços alternativos, buscando sempre a mais ampla acessibilidade para as pessoas, fortalecendo um modelo de ação cultural democratizante do bem cultural que é o que o Ponto de Cultura Galpão da Lua já desenvolve.




Serviço:


O que? "Cabaré Cultural" do Galpão da Lua

Quando? Sábado, 13 de julho, às 19h

Onde? Quadra Esportiva Vila Progresso, na rua Pompéia 205 - Assis/SP

Gratuito



Sinopse da peça
: Com cenas e números de teatro de rua, circo, música e contação de histórias, o Cabaré Cultural reúne diferentes linguagens e vertentes culturais num único espetáculo onde o público se diverte e participa do começo ao fim.





Ficha técnica:

Criação: Galpão da Lua.

Direção: Coletiva.

Figurino e Cenário: Criação Coletiva.

Elenco: Luís Valente, Tiago Munhoz, Fenando Ávila, Jessica Camarim, José Junqueira, Igor Cardoso, Mariane Palhares, Ana Paula Carneiro, Giulia Carneiro Munhoz

Linguagem: Artes cênicas de rua,

Duração: 60 minutos.

Classificação: Livre.

Fotos: Gasalucinação



quinta-feira, 4 de julho de 2024

RAP, VIOLA E CULTURA DO PIÃO SE ENCONTRAM NESTE FIM DE SEMANA NO GALPÃO DA LUA

Uma programação imperdível. Na sexta acontece a Noite do Hip Hop com diversos shows. No sábado, pela manhã, o violeiro e compositor Bruno Sanches se apresenta na Feira da Reforma Agrária e, à tarde, em Mirante do Paranapanema, acontece o Projeto Nutar, com oficina e espetáculo circense de piões. E no domingo tem o Projeto Nutar em Presidente Prudente, em frente ao Galpão da Lua




O Ponto de Cultura Galpão da Lua está com uma PROGRAMAÇÃO incrível neste ano de 2024. Todos os meses são muitas novidades, com espetáculos, oficinas, shows, entre muitas outras atividades culturais

Acompanhe nas nossas redes @galpaodalua



Confira detalhes da programação deste fim de semana:


📅 Agenda Especial do Galpão da Lua | Final de Semana


📍 Sexta-feira, 05/07 | Galpão da Lua

🕖 *19h: NOITE DO HIP HOP

Presenças de @opedrinhomc, @blackaidoficial, @negreen_the_creator, e @lyryca.cunha.  

Endereço: Rua Júlio Tiezzi, 130 - Centro, Presidente Prudente.  


📍 Sábado, 06/07 | Galpão da Lua - Feira da Reforma Agrária Cultura e Economia Popular

🕘 09h: SHOW COM BRUNO SANCHES

Vamos assistir e ouvir um lindo repertório de composições suas, releituras de obras consagradas do cancioneiro brasileiro e a defesa da preservação do sotaque do interior paulista em sua maneira de cantar.

Endereço: Rua Júlio Tiezzi, 130 - Centro, Presidente Prudente.


📍 Sábado, 06/07 | Associação Estrela D'Alva

🕒 15h: OFICINA: Vivência de Pião

🕖 19h: ESPETÁCULO CIRCENSE: Nutar / Girando pelo fio do tempo

Classificação: Livre / Acessível em LIBRAS / Abafadores disponíveis.  

Endereço: Área Comunitária, SN - Ass. Estrela Dalva - Engenheiro Veras, Mirante do Paranapanema/SP.



📍 Domingo, 07/07 | Galpão da Lua

🕒 15h: OFICINA: Vivência de Pião

🕖 19h: ESPETÁCULO CIRCENSE: Nutar / Girando pelo fio do tempo

A cultura dos piões chega numa oficina e num divertido espetáculo circense.

Classificação: Livre / Acessível em LIBRAS /  / Abafadores disponíveis

Endereço: Rua Júlio Tiezzi, 130 - Centro, Presidente Prudente.


---

Venha participar e prestigiar nossos eventos! Esperamos vocês para um final de semana cheio de arte, cultura e muita diversão! 🎪✨





quarta-feira, 3 de julho de 2024

Com apoio do Galpão da Lua, Mirante do Paranapanema e Presidente Prudente recebem projeto que propõe um mergulho na cultura do pião

 

Programação artística do Projeto Nutar, realizada no sábado (6/7), a partir das 16h, no espaço da Associação Estrela D'Alva (Mirante do Paranapanema), e no domingo (7/7), a partir das 15h, no Ponto de Cultura Galpão da Lua (Presidente Prudente), conta com vivência de pião e espetáculo circense.

A entrada é franca.



Você já jogou pião? Teve uma infância brincando na rua com os amigos do bairro? Então, sabe como é divertido, não é mesmo?! Que tal convidar a sua criança interior para brincar e levar toda a família para uma tarde de diversão e criação de novas memórias? É justamente isso que promete a circulação Nutar: Um Giro entre territórios, culturas e memórias, do grupo paulista Projeto Nutar. A tradição milenar desse importante objeto será relembrada no próximo sábado e domingo, em Mirante do Paranapanema e Presidente Prudente.

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia e Indústrias Criativas, com ambas as atividades (vivência e espetáculo) acessíveis em Libras.

Em Presidente Prudente, a jornada começa às 15h com a Vivência de Pião, momento em que crianças e adultos aprendem e praticam diversos truques com piões, resultando na dobradinha: interação familiar e diversão. Quem guia os participantes é o trio de artistas do Projeto Nutar: Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini. Apresentado ao Minimuseu do Pião, com piões de diferentes países, o público descobre formas distintas de brincar e jogar, além de conhecer um pouco da história deste objeto, que data de 4 mil anos a.C., e suas diferentes relações culturais.

Essa vivência traz a oportunidade do público se aprofundar nas possibilidades do pião e experimentar na prática as movimentações. Não é preciso ter o objeto! Cada participante recebe um pião para testar suas habilidades e ganha dicas de truques, técnicas e possibilidades de jogos. Os participantes são também apresentados a piões com rolamentos e outras tecnologias que favorecem o desempenho e a realização de truques específicos. “Eu sou malabarista há 17 anos e o pião voltou à minha vida quando comecei a fazer circo, mas dei a sorte de crescer num bairro onde as crianças brincavam bastante, tive esse contato com o pião e as brincadeiras de rua desde pequeno”, lembra Emerson.

E a diversão não para por aí: às 19h, o local se transforma em um espaço vibrante com o espetáculo circense Nutar: Girando pelo fio do tempo, que conduz o público a uma viagem por meio da história e das possibilidades do pião, combinando elementos de circo, cultura popular e música em uma narrativa envolvente que desafia a gravidade e captura a imaginação. Matias comenta sobre os desejos do grupo: “o que a gente quer levar para o espetáculo é a beleza, a poesia, o ritmo e o movimento do pião!”.

Em Mirante do Paranapanema, essa programação acontece no sábado, a partir das 16h, conforme programação detalhada abaixo.


E qual a trama do espetáculo? Equilibrando-se pelo fio do tempo, três amigos se enrolam, dançam e brincam enquanto viajam pela história do pião. Lançados numa espiral de ritmos e culturas que atravessam gerações, se redescobrem na simplicidade do objeto. Quando a dança acaba e o equilíbrio cessa, basta enrolar, lançar e acreditar que tudo volta a girar. “Queremos trazer um tempo mais presente, menos digitalizado, mais manual e mais simples, como as brincadeiras de antes
, destaca Valentín.

Ficha Técnica

Intérpretes criadores: Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini
Provocação em Palhaçaria/Arte de rua: Fran Marinho
Provocação em Cultura Popular: Cibele Mateus
Provocação em Circo Contemporâneo: Otávio Fantinato e Tássio Folli
Provocação em técnicas de pião: Gerardo Montero
Coreografia: Josefina Maria Silva Escobar
Consultoria em Acessibilidade: Ariadne Antico
Trilha Sonora: Danielle Siqueira e Danilo Rodrigues
Figurino: Alicia Arteaga
Cenografia: Junior Eliseo e Valentin Flamini
Design e Audiovisual: Tato Sanches | CircoLab
Fotografia: Tato Sanches
Produção Executiva: Janaína Amaral e Tato Sanches | CircoLab


O grupo

Formado em 2019 por um trio de experientes artistas circenses latino-americanos: Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini, que tem como fio condutor e ponto de partida o pião como objeto artístico e poético, o grupo Projeto Nutar atua pelo viés da relação íntima do palhaço com o público e por meio da mescla entre a arte circense contemporânea, a manipulação de objetos e a cultura popular, aliadas à magia e a poesia do pião, propondo-se a resgatar as possibilidades e potências da memória afetiva e das relações humanas.





Saiba Mais

O quê: Nutar: Um Giro entre Territórios, Culturas e Memórias, do Grupo Projeto Nutar


Sábado, 06/07 – Mirante do Paranapanema

16h – Oficina
19h – Espetáculo Nutar
Local: Associação Estrela D'Alva. Area Comunitária, SN - Ass. Estrela Dalva - Engenheiro Veras - Mirante do Paranapanema/SP
Inscrições para a Oficina no local

Domingo, 07/07 – Presidente Prudente

15h – Oficina
19h – Espetáculo Nutar
Local: Galpão da Lua. Rua Júlio Tiezzi, 130, Centro, Presidente Prudente


Importante: ambas as atividades do Projeto Nutar são acessíveis em Libras. A ação dispõe de acessibilidade para pessoas em cadeiras de rodas e/ou mobilidade reduzida.


Com Assessoria de Imprensa / Tiago Gonçalves / tjgoncalvess@gmail.com / (19) 9 8158-0236

NOITE DO HIP-HOP NO GALPÃO DA LUA


Evento gratuito reúne nomes do Hip Hop e do Rap da nossa região   


Iniciando a programação de julho, a nossa primeira atividade será nesta sexta feira, com um encontro de peso da poesia, música e a cultura hip hop dessa imensa região do estado, que grupos e movimentos culturais em rede chamam de “Interior profundo".
O palco do Galpão da Lua será ocupado por shows de artistas que aqui são referência, são eles:
Pedrinho MC,
Blackaid
Negreen
e Lyryca.
Haverá ainda uma performance de dança de rua, com a artista Tati, una mujer viviendo.

A cultura do hip hop (reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado) tem na nossa região um espaço muito rico, que agrega diversos artistas, a maioria jovens, e coletivos, ocupando praças, criando redes, constituindo um importante movimento sociocultural.

A Noite do Hip Hop do Galpão da Lua chega com a proposta de fazer uma mostra, com quatro shows e uma performance de dança, feitos por artistas que foram especialmente convidados, desse interior profundo.



Confira mais detalhes da programação:

O primeiro show da noite é com Pedrinho MC, nome artístico de Pedro Lucas dos Santos, da cidade de Tarabai. Pedrinho está na cena do hip hop regional desde 2017 e já teve participações em importantes trabalhos, como no show “ConsCiência”, realizado no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Suas músicas narram sua realidade cruzando suas vivências, estudos em psicologia e lutas cotidianas.

Em seguida tem a performance “Retomada”, com Tati, una mujer viviendo, de Presidente Prudente. Dançarina e artesã, Tati foi criada com tradições em curas dos mais velhos através da oralidade e medicinas, neste trabalho ela busca o desfronteirar da sobrevivência, mostrar a vivência da liberdade na arte do viver.

O próximo show é com Blackaid, nome artístico de Adriano Alves Domingos, natural de Santo Anastácio, morando atualmente em Presidente Prudente. Ele vai apresentar seu trabalho "A palo seco”, num show intenso e provocador, com linguagem inteligente através dos beats como lâminas alfabéticas na direção dos ouvidos. O artista entrega nesta apresentação uma resposta às dificuldades vividas por um homem negro em meio às desigualdades sociais e a realidade do interior do estado. Com papel, caneta, muito ritmo e entrelaçando sua poesia com a elegância do boombap de raízes brasileiras, o Blackaid busca alimentar sonhos e iluminar caminhos pelas veias abertas do Rap nacional.


O terceiro show da noite é com o rapper Negreen The Creator, que vem apresentar seu disco "Raízes e Sementes", que tem
oito faixas totalmente inéditas e produzidas por @abdallabeatz. Negreen é Dener Diego, natural de Álvares Machado, um grande poeta, compositor, rapper e MC, que já foi campeão de várias batalhas espalhadas pelo Brasil, como Batalha do Vale, Álvares Machado (Skate Rap), Batalha do Velho Oeste (Assis), Batalha da Concha (Londrina, PR),  entre outras. Também já abriu shows para ícones do RAP nacional, como Marechal, Sombra SNJ, NDEE Naldinho, Djonga, entre outros.

Para encerrar a noite, vinda da cidade de Marília, sobe ao palco Lyryca, acompanhada de Joseph Rodriguez DJ. LYRYCA & JOSEPH RODRIGUEZ DJ no show "COLHEYTA" apresentam sua arte de um jeito único, com abundância, felicidade, ancestralidade, espiritualidade e compromisso. Dispara variações linguísticas e sonoras, cedendo lugar à uma viagem sem volta nas suas paredes da memória. Seu trabalho mais recente é um feat com Anabya, no álbum Andarilha do Tempo, chamado YY, que saúda as forças das águas, pelo movimento dos encontros e pela força que move nossa retomada ancestral.


Ação cultural apoiada pela Lei Paulo Gustavo, através de Projeto aprovado em edital estadual de apoio a pontos de cultura e outros territórios culturais (EDITAL LPG No 24/2023).



Serviço:
Noite do Hip Hop
Local: Rua Júlio Tiezzi, em frente ao Galpão da Lua.
Data: Sexta feira, 05 de julho

Programação de shows: 
20h: @blackaidoficial - A palo seco
21h: @negreen_the_creator - Disco Raízes e Sementes
Dança:
Após o show de PedrinhoMC: @tatiunamujerviviendo